Darkbox - Video & Photography

Planear o casamento é uma tarefa tão difícil como recompensadora. Contactar os fornecedores, escolher o vestido de noiva, imaginar todo o cenário e, por fim, escolher as lembrancinhas e o sabor do bolo de casamento… são muitos os encargos a agendar na vossa lista e a calcular no orçamento. De todos eles, o buffet é, sem dúvida, um dos elementos mais dispendiosos do vosso dia, e é também aquele que querem que tenha mais sucesso entre os convidados. Se já enviaram os convites de casamento, não percam as dicas de como negociar o copo de água com os fornecedores:

1. Façam o trabalho de casa

Numa fase inicial, é essencial que pesquisem todos os serviços de buffet disponíveis no mercado próximos da vossa zona de residência – ou do local onde querem trocar as alianças de casamento. Pedir referências a amigos e familiares, bem como fazer muita pesquisa online, deve ser o vosso primeiro passo. Enviem um e-mail padrão a pelo menos três fornecedores a indicar data, hora, local e número aproximado de convidados, e comparem os orçamentos e serviços prestados por todos.

Helena Tomás Photography

2. Apontem as vossas exigências

Fazer um brainstorming pode ser muito útil nesta fase dos preparativos, sobretudo se têm pedidos ou exigências especiais que querem ver atendidas no vosso dia C. Alternativas vegan, sem glúten ou sem lactose, candy bar temático, pratos regionais, gastronomia do mundo ou alguma bebida em especial? Esta é a altura certa para apontar todas as ideias num caderno e apresentá-las aos vossos possíveis fornecedores. Só assim saberão se eles podem cumprir com as vossas exigências e quanto vos poderia custar esta refeição personalizada. 

3. Comparem serviços equivalentes

Depois de fazerem uma pré-seleção para decidir quem vai fazer o vosso bolo de casamento original – com base em valores e no cardápio – está na hora de comparar vários buffets! Tenham em mente que serviços com diferentes conceitos podem apresentar preços bastante distintos. Tudo depende do que querem e do vosso budget e, por isso, não estranhem se um catering com sushi for muito mais caro do que um tradicional rodízio.

Marit de la Vera Photography

4. Quando e como negociar

Sempre que o catering for exatamente o que pretendiam, tirando o preço, vale a pena negociar! De um modo geral, há pequenas cedências que podem ser feitas de ambos os lados, sem comprometer sucesso do copo de água, que vos podem ajudar a baixar o valor final! Uma delas é optar por um brunch ou almoço em vez de um jantar – a informalidade e as horas são determinantes para baixar o preço final! – limitar o número de entradas e o espaço de tempo em que são servidas, simplificar o menu, sem perder qualidade e sabor e optar por um bolo de casamento simples e mais minimalista!

Jhonathan Marques

5. Bebidas e sobremesas incluídas?

É comum que, em alguns casos, o custo do buffet aumente caso as bebidas alcoólicas e as sobremesas estejam incluídas. Nesse caso, vale muito a pena comparar valores que não incluam esses itens – sendo que, neste caso, terão de procurar outro fornecedor para as sobremesas e bebidas, em exclusivo. Tal como muitas noivas optam por fazer o penteado apanhado e a maquilhagem em sítios diferentes, também neste caso poderão optar por escolher vários fornecedores, caso os gastos finais sejam mais vantajosos.

Tuc Tuc Pavlova

6. Oficializem a vossa decisão

Por muito importante que seja reunirem-se com vários profissionais, fazerem um brainstorm de ideias e chegar a acordos, é ainda mais importante que deixem tudo por escrito! Quando chegarem a um acordo – seja saber o número de pratos ou o topo do bolo de casamento – assinem um compromisso de ambas as partes. No final, vai ser mais fácil não só em termos de organização, mas também de confiança para com as pessoas, uma vez que vão saber que corre tudo como planeado.

Ansiosos para que chegue o grande dia e possam trocar anéis de noivado junto de todos os convidados? O processo de encontrar os melhores fornecedores pode ser amor à primeira vista ou demorar várias semanas ou meses… trata-se de juntar as referências que vos deram aos objetivos para o dia C! Tens alguma dica que gostasses de partilhar no que toca ao buffet e à escolha da equipa certa? Partilha-a connosco e, se já escolheram as lembrancinhas de casamento, está na altura de tornar todos os vossos sonhos realidade!