Hair & Make up by Estefânia Genovese
Hair & Make up by Estefânia Genovese

Depois de escolher o vestido de noiva, há que pensar em todos os acessórios para complementá-lo. Uma tiara, um toucado, uma joia ou um pequeno detalhe para realçar o penteado de noiva? No meio de tantas opções, a maioria das noivas nem contempla a possibilidade de usar um chapéu. Afinal, a tendência de usar chapéu no grande dia está associada à noiva moderna, ousada e que adora quebrar as regras! Achas que esse é o teu perfil? Então, se já enviaram os convites de casamento e estás à procura daquela peça chave que vai elevar o teu visual, talvez seja o destino a traçar o caminho por ti! Descobre tudo sobre este acessório e atreve-te a incluí-lo no teu look nupcial! 

Solo Merav
Solo Merav

Um chapéu para cada tipo de noiva... 

Clássico, boho ou vintage… já escolheste o derradeiro vencedor? Se adoras vestidos de cerimónia curtos e o street style parisiense é a principal influência do teu guarda roupa, sem dúvida que um modelo clássico em branco ou azul marinho te vai ajudar a alcançar aquele look moderno e urbano no dia do casamento! Se, por outro lado, queres que a cerimónia seja o mais informal possível e adorarias que todos os vossos amigos e familiares se sentissem em casa a celebrar o vosso dia, opta por um chapéu mais leve, em camel ou tons terra e combina-o com os sapatos e o penteado mais descontraídos. Finalmente, se a tua grande paixão são os vestidos midi, de inspiração vintage, não deixes de experimentar um chapéu voillette!

Hair & Make up by Estefânia Genovese
Hair & Make up by Estefânia Genovese

... e para cada estação!

À partida, o uso de chapéu é mais indicado para cerimónias diurnas, o que o torna o acessório perfeito para casamentos celebrados no verão ou na primavera, que começam num brunch tardio e terminam numa animada festa de cocktail. No entanto, ele é versátil o suficiente para encaixar em todas as estações… para isso basta que adaptem as suas cores e tecidos aos ambientes mais frios! Modelos em cores quentes, como o laranja e o amarelo, e tecidos como a camurça vão adaptar-se na perfeição a um casamento outonal. Por outro lado, se se casam na praia, nada como um icónico chapéu de palha ou um tecido mais leve em branco, creme ou azul, para contrastar com os raios de sol.

Lillian West
Lillian West

Como conjugá-los com o penteado? 

Para um autêntico look boho, o chapéu poderá ser conjugado com um penteado apanhado. Apanhados baixos como o coque, um rabo de cavalo bem desfeito ou mesmo uma trança vão complementar o look de forma muito subtil. Para conseguir uma vibe mais gipsy, opta por várias tranças conjugadas com um chapéu de cor camel. Finalmente, se o teu objetivo é conseguir um look mais clássico, ainda que arrojado, joga pelo seguro com um rabo de cavalo liso ou com um penteado de noiva de cabelo solto com ondas largas! Último conselho? Certifica-te de quem o chapéu e o penteado estão em harmonia e que nenhum deles te causa uma sensação incómoda. 

Matilde Cano
Matilde Cano

E com os acessórios? 

É inevitável não associarmos de imediato um chapéu a um casamento veranil, na praia ou no campo com um leve vestido de noiva com renda, música ambiente e um mojito na mão! E se é verdade que o chapéu pode ser o elemento statement do teu look, há pequenos detalhes que lhe podes adicionar para o tornar verdadeiramente único! Colares por camadas e brincos vintage para um perfeito visual boho, colares e pulseiras étnicas para um estilo mais campestre, ou uns icónicos óculos de sol, para a cerimónia mais descontraída. Por outro lado, se sentes que o teu chapéu já é bastante vistoso - porque está adornado com uma bird cage, plumas ou flores de tecido - complementa-o com uns brincos pequenos e deixa a zona do pescoço/busto sem acessórios. 

Rembo Styling
Rembo Styling

Estilo e personalidade andam de mãos dadas quando o assunto é usar chapéu no dia C! Podes ter recolhido a melhor inspiração mesmo antes de teres o anel de noivado, mas manteres-te fiel à tua personalidade e ao teu espírito solto e irreverente é o que vai fazer com que o teu look resulte como um todo! E se a ideia é uma festa informal, divertida e cheia de estilo, porque não incentivar também as madrinhas a apostar neste acessório para combinar com os vestidos de cerimónia?