Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Como escolher o tema do casamento?

Vão casar e estão ansiosos por começar a preparar a festa. Muitos noivos optam por ter um tema definido que se mantenha da cerimónia ao copo d’água. Se esse é o vosso caso mas ainda não sabem qual o caminho a seguir, hoje damos algumas ajudas para saber como escolher o tema.

Ainda sem flores para o seu casamento? 🌻
Peça informação e preços de Flores e decoração a empresas próximas de si

Sérgio Guimarães Photography

Uma boa maneira de dar um rumo à organização do vosso casamento é escolher um tema para o vosso enlace. Deste modo, tudo o que escolherem estará de acordo com ele: a decoração, o dress code e até o próprio vestido de noiva pode ser influenciado pelo tema do casamento. Mas perante tantas ideias, qual o que se adequa mais a vocês e ao vosso estilo de casamento? Podem já ter uma noção desde sempre, o que é uma sorte. No entanto, a maioria dos casais tem de refletir um pouco para conseguir encontrar o tema perfeito. Se fazem parte do segundo grupo, tenham em conta as seguintes dicas:

Para que serve o tema do casamento?

O tema do casamento reflecte a vossa personalidade enquanto casal, a vossa história e os vossos gostos. Assim, o tema será o pano de fundo do vosso enlace, o que vai unir todas as pontas, desde a decoração às actividades, ao bolo e trará uma sensação de todo.

Primeiros passos

Para escolherem o vosso tema, primeiro têm de responder a algumas perguntas:

- Quem são vocês enquanto casal? 

- O que gostam de fazer juntos? 

- O que vos une?

- Como se conheceram?

Depois de responderem a estas perguntas, poderão já ter uma ideia mais clara de temas que podem explorar. Talvez sejam um casal muito cosmopolita, por isso, fazer um casamento rústico não faria sentido. Talvez se tenham conhecido numa noite de santos populares, então porque não trazer esse ambiente?

The Storytellers

Orçamento

Outro factor importante a ter em conta é o vosso orçamento. Até podem ter uma ideia inacreditável e original para o vosso tema, mas se não conseguirem pô-la em prática como idealizaram, vão sentir sempre que ficou aquém. Portanto, o melhor é adequarem o vosso tema ao orçamento que têm disponível. De certeza que vai ficar incrível!

Verificar meios e simplificar

Da mesma forma que têm de ponderar o orçamento, também devem ponderar a vossa disponibilidade para dedicarem à organização do casamento. Podem encontrar um tema que acham que seria excelente mas que necessita de uma elaboração tão minuciosa que não têm tempo para o concretizar. Por vezes é melhor optar por algo mais simples mas exequível: coisas demasiado complicadas podem causar dores de cabeça evitáveis. 

Sublime Photography

Altura do ano

São muito fãs de séries de televisão e deliram a ver a “Guerra dos tronos”, portanto uma temática relacionada com o inverno está em cima da mesa. Problema: o vosso casamento vai ser em Agosto! Talvez esse não seja o tema ideal para essa altura do ano. Sem dúvida que é ideal ajustarem a vossa união à altura do ano em que estão a pensar realizar a cerimónia e copo d’água.

O lugar do casamento

Já têm um sítio definido? Então pensem que tipo de festa se adequa ao espaço. Existem tantos locais com temas mais versáteis do que outros. Encontrar a conjugação perfeita também requer algumas habilidades.  Se vão escolher o local em função do tema têm a vantagem de poder discutir todos os pormenores com os responsáveis e até ter algumas ideias extra.

Brainstorming

Às vezes das ideias mais disparatadas surgem as melhores soluções. Podem fazer uma lista de todos os temas que vos vierem à cabeça, sem filtros. E vão dizendo as coisas em voz alta (uma ideia puxa outra), o mais provável é que encontrem o tema no meio de uma conversa animada.

RicardoMarta  photography

Pedir opiniões

Às vezes os outros podem ter uma visão mais clara do que pode ser uma boa ideia para vocês. Falem com quem vos conhece bem, familiares e amigos, e talvez fiquem surpreendidos. No entanto, não é recomendável pedir opiniões a toda a gente: informação a mais, além de desnecessária, pode tornar a escolha confusa.

Onde integrar o tema?

Outra questão que pode ser fundamental é pensar se o tema realmente se adequa a um casamento. Será que podem incluir elementos alusivos à vossa escolha na decoração, nos convites, na ementa ou até nas lembranças dos convidados? Pode até estar incluído na melhor cor para o vosso casamento. Sem se tornarem exaustivos, conseguir a harmonia na totalidade da festa é algo que a tornará inesquecível.

Ponham-se em cena

Já têm algo mais ou menos definido? Então imaginem-se no grande dia e pensem se realmente é assim que o querem passar. Imaginem a decoração, os pormenores do local, até a música a tocar. Estão a adorar ter escolhido este tema? Então provavelmente pode ser o eleito.

Alberto Alves Photographer

Um tema pode ajudar a uniformizar as ideias que têm para o vosso grande dia e simplificar muito a sua organização. Se ainda estão indecisos entre algumas ideias, imaginem-se uns anos mais tarde a falar sobre o dia do vosso casamento. Acham que continua a ter o mesmo efeito de encantamento? Se sim, está escolhido!

Ainda sem flores para o seu casamento? 🌻
Peça informação e preços de Flores e decoração a empresas próximas de si