The Foreigners
The Foreigners

Quando o anel de noivado selou o vosso amor, souberam instintivamente que seria para a vida toda. Mas manter uma relação não é fácil e, por vezes, os ciúmes e as inseguranças surgem no caminho. Não é o fim do mundo já que, com diálogo, calma e compreensão, todos os obstáculos se podem vencer. No entanto, se sentem que desde de que guardaram o vestido de noiva e todas as recordações do grande dia o vosso casamento têm vindo a passar por etapas conturbadas, este artigo é para vocês! Venham descobrir 4 dicas fundamentais para ultrapassar os ciúmes: 

The Foreigners
The Foreigners

1. Amor próprio

Para que os outros gostem de nós, é fundamental que comecemos por gostar de nós próprios. É natural que, de vez em quando, a insegurança surja nas vossas vidas, seja devido a experiências pessoais ou a comparações. O ideal é que não se deixarem abater. Existem várias razões para estarem de bem com a vida e é importante que as reconheçam para que continuem a gostar de vocês próprios, como pessoas individuais que são. Façam, cada um, uma lista com as vossas principais qualidades e coloquem-na num local bem visível – no espelho do quarto, na porta do frigorífico ou na porta da rua (assim será sempre a última coisa que vêm antes de saírem de casa). A intenção é que a vejam muitas vezes ao dia, de forma a recordarem o quão fabulosos e extraordinários são. Em suma, mimem-se e cuidem-se para contribuir para o vosso bem comum: a vossa felicidade!

2. Cultiva a liberdade individual

São vários os especialistas que defendem a teoria de que uma relação forte está baseada em dar um ao outro o espaço e liberdade individual de que precisam. Isso é essencial para que o ciúme e, sobretudo, a rotina, não se instalem nas vossas vidas. Claro que devem ter momentos a dois, como jantares românticos ou escapadinhas a dois, mas é também importante que saiam com outras pessoas e que partilhem outras experiências. A vossa liberdade individual é tão importante quanto a vossa liberdade como casal. É saudável que façam planos por separado, com amigos e familiares, e que não deixem de praticar os vossos passatempos preferidos. Nos vossos momentos a sós, aproveitem para recordar os melhores momentos do dia C - desde que começaram a fazer os convites de casamento até ao momento em que cortaram o bolo de casamento original. Estas histórias são vossas e serão sempre pontos de ligação do vosso amor!

White Valley Photo
White Valley Photo

3. Diálogos honestos 

Se sentem que ultimamente têm sido mais assolados por "ataques" de ciúmes, então chegou a hora de terem uma conversa franca sobre aquilo que estão a sentir e sobre os possíveis motivos por detrás do sentimento. Expressem as vossas emoções e evitem atacar e culpabilizar a outra parte. Se não se sentem bem na vossa relação, então é sobre as vossas inseguranças que devem falar numa conversa tranquila e honesta. Por vezes, os ânimos exaltam-se e isso retira a razão a ambas as partes. Se isso acontecer, relembrem-se dos vossos bons momentos, as razões que vos levaram a apaixonar-se um pelo outro e, sobretudo, partilhem essas lembranças. O cliché “é a conversar que nos entendemos” nunca fez tanto sentido como neste momento das vossas vida. Não deixem que uma ocasião insignificante corrompa uma história de amor que ainda tem tanto para viver!

4. Apoio em todos os momentos

Quando trocaram as vossas alianças de casamento fizeram juras de amor eterno. Entre elas, prometeram estar presentes na vida um do outro nos bons e nos maus momentos. Ora nesta fase, o apoio mútuo é essencial para fortalecer a vossa relação e o vosso amor. Depois de perceberem onde está o problema que vos leva a ter inseguranças e a sentir ciúmes, procurem encontrar a solução para o vosso caso. Afinal de contas, vocês são os melhores amigos um do outro e são quem se melhor conhece mutuamente logo saberão chegar a bom porto. Caso achem que é necessário recorram à ajuda de um especialista. A terapia de casal é uma realidade e existe para que os casais possam, de forma tranquila e com ajuda especializada, voltar a encontrar o seu caminho e continuar a viver uma vida plena e feliz.

The Foreigners
The Foreigners

Quando o amor nasce tudo parece fácil, mas manter uma relação não é fácil e é necessário haver compromissos de ambas as partes. Claro, que vocês sabem isso e foi isso que vos levou a casar e a celebrar a vossa relação com um bonito bolo de casamento, perante familiares e amigos, e a oferecer lembrancinhas de casamento personalizadas para que também eles guardassem o vosso dia para sempre nas suas vidas. Contudo, por várias razões as inseguranças associadas aos ciúmes podem surgir e é nessas alturas que o vosso amor deverá ser fortalecido. Diálogo e calma são as palavras de ordem. Tudo se resolverá e o vosso “felizes para sempre” vai manter-se!