Ângelo Bártolo Fotografia

Escolher o penteado de noiva certo já é demasiado trabalhoso por si só. Se pensares que ainda tens de lidar com todas as limitações de um cabelo afro, a tua moral pode facilmente começar a baixar. Mas já refletiste em todos os benefícios que esta textura de cabelo pode proporcionar? Estamos tão habituados a ver penteados lisos e reluzentes a combinar com o vestido de noiva que qualquer estilo que fuja à norma pode parecer demasiado irreverente, porém, fazer com que isso jogue a teu favor é garantir um look harmonioso e cheio de personalidade! Se enviaram os convites de casamento e ostentas um belo cabelo afro, mereces saber todas as formas de o tornar o teu maior aliado!

Tery Kostadinova Make Up

1. Não lavar em demasia

Lavar o cabelo em demasia liberta-o de todos os óleos naturais e pode irritar o couro cabeludo e danificar os fios. Com isto não queremos dizer que deixes de lavar o cabelo até à próxima prova de penteado apanhado, mas que apenas o faças quando for realmente necessário. Do mesmo modo, na hora de lavar o cabelo, evitar usar água quente, já que esta pode ressecar os fios e deixá-los opacos.

2. Usar shampoo e amaciador apropriado

Afasta-te de shampoos e condicionadores com sulfato e petrolatos, como óleos minerais, vaselina e parafina, pois são essas substâncias que deixam os fios mais danificados, não permitindo que o cabelo absorva nutrientes. Aconselha-te com o teu cabeleireiro acerca dos melhores produtos a utilizar e mantém uma rotina de cabelo constante… vais ver como notas a diferença!

Matheus Koelho Fotografia

3. Adeus modelador e alisador!

É tentador passar a paca alisadora ou fazer ondas soltas com a ajuda de todos os aparelhos quentes, pois não só diminuem o frizz como aumentam o brilho, o que proporciona um aspeto saudável! No entanto, eles são os maiores inimigos do teu cabelo. Tudo bem se quiseres mudar um pouco o visual e experimentar um penteado semi preso para uma ocasião especial, mas evita usá-los com frequência... 

4. Olá protetor térmico

Os fios de cabelo afro sofrem muito com a ação do sol, com a poluição, com o cloro e o vento. por isso, a utilização de um protetor de calor torna-se indispensável para proteger as madeixas contra todas estas ações externas! Não te esqueças de o utilizar também antes da secagem, que deve ser feita com um difusor, para que o calor seja distribuído de forma uniforme pelos fios.

5. Hidratar, hidratar, hidratar!

Naturalmente, o cabelo afro tende a ter menos brilho e a ser mais seco. Afinal, é mais difícil que a oleosidade natural do couro cabeludo seja distribuída de forma uniforme, dada a sua textura. Assim, hidratar é a chave para conseguir um cabelo saudável e de aspeto nutrido! A hidratação repõe a água e as proteínas dos fios e deve ser feita, no mínimo, uma vez por semana. Investe numa hidratação mais profunda quando faltar pouco tempo para trocar alianças de casamento no altar!

Eddy K

6. Penteia o cabelo molhado

Nunca deixes secar o cabelo por completo para o pentear, pois destrói os caracóis e faz com que fique mais frisado. Em vez disso, opta por penteá-lo quando ainda está muito molhado ou húmido, com pentes de madeira de dentes largos, que dão menos eletricidade aos fios.

7. Seca ao natural

Idealmente, o teu cabelo deve ser seco ao natural. Este procedimento não só é mais saudável para os fios como deixa os caracóis mais definidos. No entanto, pode ser difícil utilizar este método nos meses mais frios ou quando tens de te apressar para sair, mas como o calor pode ser tão prejudicial para o cabelo, opta por secá-lo só na fase final, quando estiver apenas 50 por cento molhado, nunca aproximando muito o secador da raíz.

Lidesvideo - Photography & Films

8. Uma dieta equilibrada

Porque não temos dúvidas de que a beleza vem de dentro, manter uma dieta variada e equilibrada, repleta de proteína, vegetais frescos e água, vai ajudar-te a manter a vitalidade do cabelo e a escolher um magnífico penteado com caracóis! Ingere frutas da época, bebe muita água e introduz também o abacate na tua dieta!

9. Corta com frequência

Cada cabeleireiro tem a sua técnica, mas encontrar um profissional que saiba lidar com cabelos afro vai ser a tua melhor aposta! Um bom corte vai fazer com que te livres do volume indesejado, remove as pontas mais secas e mantém a forma do teu penteado. O corte reto é um dos estilos a evitar no caso de teres esta textura de cabelo, pois vai criar muito volume nas pontas e pesar na raiz, por isso encontra o que melhor se adequa ao teu estilo!

10. Beleza ao natural!

Aprender a amar o teu cabelo, tal e qual como ele é, pode ser um processo longo e trabalhoso, mas vale a pena renderes-te para que possas admirar toda a sua beleza natural. Solta os teus caracóis, trata os fios com carinho e dedica-te a nutri-lo com muito amor e vais ver como ele refletirá o melhor da tua personalidade!

Tens a sorte de ter um cabelo afro e de lidar com toda a sua vida própria diariamente? Estes cabelos são muito especiais e, não sabendo tratar deles da forma mais adequada, é fácil sentir frustrações ao escolher um vestido de cerimónia que se adeque ao visual. Se já escolheste o teu penteado e as lembrancinhas de casamento para oferecer aos convidados, conta-nos quais as tuas melhores dicas!