Atelier 19 Fotografia

O bouquet é um dos acessórios mais importantes do teu look. Com flores, bagas e folhas (que podem estar também presentes no teu penteado de noiva) é o bouquet que vai complementar o teu visual desde que sobes ao altar até ao final do dia, quando chega o momento de atirá-lo às convidadas solteiras. E se é verdade que as tendências para vestidos de cerimónia estão constantemente a ser atualizadas, com o bouquet não é exceção! Alguma vez ouviste falar do bouquet de fitas? Hoje contamos-vos tudo sobre esta divertida tradição! Muito em breve saberás qual das tuas amigas será a próxima a usar um vestido de noiva...!

Afonso Costa Fotógrafos

Como funciona?

Pensado propositadamente para substituir o tradicional jogo em que a noiva atira o bouquet “às cegas” após todos provarem o bolo de casamento original, esta nova proposta exige que todas as mulheres solteiras formem um círculo em redor da noiva. Do seu bouquet saem fitas, que vão ser seguradas por cada uma dessas convidadas! A única semelhança com o tradicional atirar do bouquet é que a noiva permanece com os olhos vendados. Assim, ela vai cortando as fitas, uma a uma, sem identificar as convidadas pelos seus vestidos de cerimónia curtos, até sobrar a última! A convidada que segura a última fita a ser cortada ganha, por fim, o tão especial bouquet! Trata-se de um momento surpreendente, pois, até ao momento, ninguém é capaz de identificar quem será a vencedora.

As vantagens

Em primeiro lugar, o jogo é muito mais elegante, pois evita o constrangimento d a disputa. Acidentes como quedas, arranhões, gritos ou tropeções deixam de acontecer, pois cada convidada tem apenas de pegar numa das fitas. Depois, a própria cerimónia de cortar as fitas uma a uma proporciona um visual mais bonito à festa – sim, vão deliciar-se com as fotografias após voltarem de lua de mel já com as vossas alianças de casamento! E não podemos deixar de mencionar o fator diversão, não é verdade? A expectativa e a emoção durante o corte de cada fita é muito maior do que a própria ansiedade de atirar o ramo de flores, não acham? E se têm muitas crianças no vosso casamento, ponderem fazer uma réplica do bouquet e das fitas para os mais pequenos… de certeza que vão delirar!

Abraçar o DIY

A dinâmica da atividade é bastante simples, no entanto, é fundamental terem em mente alguns detalhes para que tudo corra na perfeição! Em vez de fitas mais finas e delicadas, deem lugar a fitas grossas de cetim. O tamanho indicado é de dois metros e meio - uma medida que vai proporcionar maior conforto para a noiva e estabilidade para quem segurar a fita. A primeira referência que temos de um bouquet de fitas é a de múltiplos tecidos coloridos, contudo, vocês podem fazer pela diferença! Se a vossa decoração se baseia em vários tons monocromáticos, esta é uma boa oportunidade de colorirem o vosso dia, mas se há uma tonalidade que adoram e que até vai estar presente no topo do bolo de casamento, a ideia de um bouquet de fitas monocromáticas é também muito original e elegante.

Kantagora Eventos

O que acharam desta ideia? Já enviaram os convites de casamento e estão a pensar adotar o bouquet de fitas para a vossa cerimónia? Normalmente, o ramo utilizado pela noiva não é o mesmo que vai servir para dar apoio às fitas. Por esse motivo, ela deve escolher um mais simples e minimalista para esta finalidade e deixá-lo pronto, já com os tecidos presos em seu redor. Depois, não se esqueçam de que, após receber as respostas, é preciso calcular o número de solteiras. Uma dica: levem algumas fitas como extra e guardem-nas num espaço dedicado aos novos. No fim, escolham uma música bem animada e não tenham medo de fazer os cortes! Ah, e lembrem-se também de oferecer uma lembrancinha de casamento especial às participantes!