Há tradições que nunca passam de moda! Entre elas, a de cortar o bolo de casamento no grande dia, algo que nem os noivos mais modernos dispensam. Junto ao branco do vestido de noiva, ou à troca das alianças de casamento no altar, esta é uma das tradições com mais força e que nunca se alterou com o passar dos anos. No entanto, sim que o bolo surge reinventado ano após ano, respondendo às novas tendências. Deixou de ser o tradicional bolo em fondant, para passar ao naked cake ou a outros bolos menos convencionais. Para a nova temporada, a naturalidade continua em voga, aliada ao estilo saudável. Por isso mesmo, que tal incluírem frutas no vosso bolo de casamento? Os frutos vermelhos, além de deliciosos, também são perfeitos para compor os mais diversos bolos. Com uma cor viva e um  Inspirem-se com estas sugestões!

Frutos vermelhos: versáteis e deliciosos

Os frutos vermelhos - também conhecidos como frutos silvestres ou frutos do bosque - são imensamente versáteis e ricos em antioxidantes. Combinam com os mais diversos sabores - como chocolate, iogurte, limão, cream cheese e até menta - e são, por isso mesmo, ideais para compor o vosso bolo de casamento. Que queiram um design mais minimalista e tradicional - onde o fondant branco tenho todo o protagonismo - ou um bolo de casamento original, os frutos do bosque adaptam-se na perfeição, dando um ar ainda mais apetitoso e fresco a qualquer composição. 

Um must nos naked cakes... e não só! 

Os naked cakes continuam a ser os prediletos dos casais portugueses, adaptando-se a qualquer estação e tipo de enlace. Apaixonam as noivas mais descontraídas, que optaram por vestidos de noiva simples e uma decoração rústica, mas também são eleitos pelas mais clássicas e românticas, que adoram adorná-los com rosas e paniculata. Na sua versão mais popular, os naked cakes costumam vir recheados e/ou decorados com frutos vermelhos, o que lhes confere um aspecto imensamente delicioso. No entanto, estes frutos também podem ser utilizados noutras composições. Para dar um apontamento de cor a um bolo de fondant branco, para intensificar o vermelho numa tela com efeito watercolor ou simplesmente como topo de bolo de casamento... estes frutos nunca falham! Por isso, seja qual for o estilo que mais vos agrade, não se esqueçam: um punhado de mirtilos, morangos e amoras fica sempre bem! 

Combinações de sabores infalíveis

Além do tradicional chocolate, há outros sabores e combinações que resultam na perfeição com os frutos vermelhos. Baunilha e chocolate branco são duas combos que nunca falham e, para os que se casam no verão, um recheio de amoras e iogurte é ideal para trazer frescor e cor a um bolo de casamento simples. Os morangos e os mirtilos juntos, além de criarem um degradé de cores perfeito, também combinam com todo o tipo de sabores, do biscoite de limão ao recheio de cream cheese. E, se quiserem usar framboesas, podem combiná-las com quase todos os sabores já que, por serem relativamente ácidas, equilibram qualquer ingrediente mais doce

Dicas para dar personalidade à decoração

Flores, cake toppers metalizados, ramas de oliveira, raspas de chocolate... todos estes elementos dão imensa personalidade a um bolo de casamento com frutos do bosque! Para criar uma certa harmonia, incluam as mesmas flores do bouquet e/ou da decoração no bolo, salpicando-o também com alguns morangos, framboesas, mirtilos e groselhas. Para um efeito mais rústico, a combinação com suculentas pode ser uma excelente opção. Finalmente, no caso de querem um bolo branco, que tal apostarem por uma calda de frutos vermelhos para um toque de drip original? Como podem ver, ideias não faltam para darem um toque personalizado ao vosso bolo!

É um facto: os frutos vermelhos podem trazer frescura ao vosso bolo, além de que darão esse toque saudável que muitos procuram. A sua originalidade e naturalidade, tão apreciada por todos, pode ainda alargar-se à restante decoração. Podem incluir elementos naturais nos vossos convites de casamento e até oferecer umas compotas de frutos vermelhos como lembrancinhas de casamento. Com um tom ideal para os casamentos de outono/inverno, os frutos vermelhos só acrescentarão ainda mais charme ao vosso dia C!