A maioria do casais não considera os fatores que podem afetar a fertilidade até que decide ter um bebé. Por isso, se ter filhos é uma prioridade na vossa vida, muito antes de pensarem em comprar um anel de noivado ou em enviar os convites de casamento, existem vários aspetos que devem ter em conta. Engravidar pode ser bastante fácil e acontecer com alguma rapidez para alguns, mas poderá ser incrivelmente difícil para outros casais, e existem tantos fatores que afetam a fertilidade dos indivíduos, que mesmo após anos e anos de pesquisa há questões que continuam sem resposta... Estão ansiosos por dar o próximo passo nas vossas vidas? Não deixem de ler este artigo e comecem por evitar alguns destes hábitos!

Node Studio
Node Studio

1. Stress

O stress pode ser o vosso maior inimigo na hora de planear a vinda de um novo membro para a família. Se ao stress da vossa vida pessoal e profissional juntarem a tentativa de ter um bebé, o ato pode tornar-se uma obrigação e não um momento íntimo para os dois. Tentem ao máximo relaxar e não colocar demasiada pressão em vocês próprios. Fazer os convites de casamento e organizar a vossa lista já é suficientemente cansativo... por isso tentem não adicionar mais preocupações à vossa rotina!

2. Alterações de peso

Enquanto a obesidade pode certamente ser um fator que afeta a fertilidade, também as pequenas perdas ou aumentos de peso podem comprometer as vossas tentativas de engravidar. O peso extra causa mudanças hormonais nas mulheres e altera todo o sistema, tornando a concepção um verdadeiro desafio. Por outro lado, um peso insuficiente pode resultar na irregularidade ou ausência dos ciclos menstruais, tornando esta tarefa ainda amais difícil. A melhor forma de acompanhar estas flutuações é seres seguida por um profissional e teres atenção ao teu Índice de Massa Corporal.

3. Uma dieta pobre

Para preparar convenientemente o teu corpo para a chegada de um bebé, deves manter uma dieta rica e variada em nutrientes, que te permitam manter no teu estado mais saudável. Fast food, alimentos processados, doces, açúcares refinados e gorduras saturadas não ajudam em nada o teu corpo e a tua saúde física e mental. Deixa de lado aquela fatia do bolo de casamento original e prepara refeições que incluam frutas, vegetais e cereais integrais.

4. Cafeína

Podes já nem passar sem a tua chávena de café a acompanhar aquela fatia do bolo de casamento simples, mas a verdade é que a cafeína em excesso é um dos principais fatores que afeta a fertilidade. Ela está presente no café, no chá, em bebidas energéticas, refrigerantes e até no chocolate. Não é necessário que cortes o café por completo da tua dieta, mas deves tentar diminuí-lo até uma quantidade razoável.

5. Poucas horas de sono

Quando o corpo está privado de sono, sentes-te exausta, sem forças e sem qualquer capacidade de concentração. Sabias que isso pode afetar diretamente os teus níveis de fertilidade? Pesquisas recentes demonstram que a hormona leptina tem um papel crítico na fertilidade feminina, e que é reduzida quando o corpo precisa de dormir. Estabelece como meta sete a oito horas de descanso por noite, e ouve o teu corpo para entender o que é melhor para ti!

6. Tabaco

Fumar tabaco ou quaisquer outras substâncias é um fator decisivo na fertilidade tanto masculina como feminina. Nos homens, fumar pode afetar a mobilidade dos espermatozoides e, nas mulheres, pode levar a uma drástica mudança na qualidade e quantidade de óvulos produzidos e está diretamente ligado à infertilidade e à menopausa precoce.

7. ISTs

Se foste diagnosticada/o com alguma infeção sexualmente transmissível no passado, que não foi tratada de imediato, podes estar suscetível a um elevado risco de infertilidade. No caso de suspeitares de alguma doença ou infeção que se manifesta atualmente ou que não tenha sido devidamente tratada, faz o teste e recorre a profissionais de saúde de imediato.

8. Alguma medicação

Antes de terem a intenção de passar ao próximo passo, tu e o teu parceiro devem reunir toda a medicação que tomam e deixar que seja avaliada por um médico, para saber de que forma pode afetar a vossa fertilidade. Tal como a comunicação do casal deve ser uma prioridade na relação, para conseguirem escolher os convites de casamento originais e todos os detalhes do vosso dia, também a comunicação entre o cérebro e os vossos órgãos reprodutivos deve ser uma prioridade, e a verdade é que existem alguns medicamentos que inibem a libertação de hormonas essenciais a esta dinâmica.

Uma coisa é certa: a maioria das pessoas não sabe o suficiente sobre as causas que levam à infertilidade. Se já escolheste o vestido de noiva e começam, aos poucos, a pensar no próximo passo, é importante que conheçam os fatores que podem, ou não, afetar os vossos planos futuros. O stress, os hábitos de sono ou a alimentação podem mudar quando estão na fase de escolher as lembrancinhas de casamento, e ser decisivos se planeiam um futuro com filhos. Já tinham em mente algum destes aspetos?