Pedro Pinto Fotografia
Pedro Pinto Fotografia

Vocês já planearam o vosso dia C ao detalhe, já enviaram os convites de casamento, sonharam com destinos para a lua de mel e, do momento da entrada noiva à entrega das lembrancinhas de casamento, os vossos passos estão todos delineados! O momento em que sobem ao altar é um dos mais emocionantes do dia e, depois disso, avizinha-se uma tarde de diversão e emoções fortes. Mas será que já pensaram em tudo o que devem fazer depois de dar o nó? Embora não seja um assunto muito falado, é importante saber o que fazer com o vestido de noiva, os presentes e tantos outros detalhes que devem ser tratados com a máxima urgência após o vosso casamento. Aproveitem e desfrutem do clima de lua de mel, mas não deixem de colocar estas tarefas na agenda!

Mitt Photography
Mitt Photography

1. Mandar limpar o vestido

Se pretendes guardar o teu vestido por muitos e longos anos, a única forma de o manter intacto é fazer uma limpeza junto de um especialista. Quanto mais cedo o fizeres, mais fácil será retirar todas as manchas ou nódoas, por isso, podes mesmo pedir a alguém da família ou às tuas damas de honor para tratarem desta tarefa enquanto gozas a lua de mel! No futuro, vais adorar olhar para o teu vestido de noiva com renda e lembrar-te do quão bonita te sentiste nesse dia!

2. Organizar todos os presentes

Fazer uma lista com todos os prendas de casamento que receberam, indicando quem os ofereceu, vai salvar-vos a vida na hora de escrever e enviar cartões de agradecimento! Será muito mais fácil lembrarem-se de todos se tiverem feito isto antecipadamente.

André Fernandes - Fotografia
André Fernandes - Fotografia

3. Tratar dos cartões de agradecimento

Depois do segundo passo, é importante que agradeçam a presença dos vossos convidados com algumas palavras. Tentem ao máximo personalizar os cartões – ao incluir detalhes e agradecer pelo presente que vos ofereceram. Afinal, a vossa família e amigos pode ter feito um esforço extra para estar presente no vosso dia, por isso, umas palavras simpáticas que lhes toquem no coração vão ser muito bem recebidas!

4. Trocar ou devolver as prendas

Sim, é muito provável que tenham recebido prendas repetidas ou itens que não gostem particularmente. Para que os prazos de troca ou devolução sejam respeitados, tratem disto o quanto antes. Assim, vão poder começar logo a arranjar a vossa casa com os novos presentes.

Pedro Agostinho Cruz
Pedro Agostinho Cruz

5. Organizar o álbum de fotos

Após teres postado centenas de fotos do teu penteado com tranças nas redes sociais, podes ter-te esquecido de organizar um álbum de casamento. Por muito páticas e instantâneas que sejam as fotografias digitais, não há nada mais mágico e emocionante que abrir o vosso próprio álbum e tocar nas fotografias uma a uma! Agenda um dia com o teu noivo para escolher as favoritas e organizar estes pequenos detalhes.

6. O que fazer com toda a decoração e flores?

Todos os altares e assentos enfeitados, as molduras e os frascos cheios de purpurinas e as flores que adornavam o espaço… e agora? Nada como ser prática e despachada com estes detalhes! Se gostavas de ver alguma destas peças na vossa casa, não tenhas problemas em levá-las. Se não, distribui tudo o que tenhas pelos convidados! As flores alegram sempre o ambiente e, se forem verdadeiras, não vão durar muito tempo.

In Weddings Photography
In Weddings Photography

7. Questões legais: informem-se sobre tudo!

Assuntos legais e fiscais implícitos no matrimónio, como abrir uma conta bancária conjunta, saber quais os benefícios fiscais de estar casado, incluir o cônjuge no testamento, etc. devem ser iniciados o quanto antes para que tudo esteja dentro da lei na vossa vida a dois.

8. Escrevam críticas nas páginas dos fornecedores.

Não conseguimos dizer o quão importante é expressarem a vossa opinião. Escreverem na sua página o quão satisfeitos ficaram com o topo do bolo de casamento é uma oportunidade de mostrar gratidão e ajudar o seu negócio a expandir! Façam-no para que outros casais tenham a oportunidade de ter o seu dia de sonho – à semelhança do vosso – mas, se não tiverem ficado satisfeitos com o serviço ou se não atuaram como era esperado, é importante que entrem em contacto direto com os vossos fornecedores (geralmente, eles ficarão agradecidos ao tentar arranjar uma solução que deixe ambas as partes satisfeitas).

Guilherme Pimenta Productions
Guilherme Pimenta Productions

9. Documentação de recém casados

Isto implica ter em dia toda a documentação burocrática. Como recém casados, terão de mudar o vosso estado civil em muitos registos, recolher a certidão de casamento e, se mudarem de casa após o dia C, é também importante comunicarem a vossa nova morada.

10. Compra algumas prendas que ainda vos faltem

Este passo é particularmente importante para que possam iniciar a vossa vida a dois como planeado. Mesmo que tenham feito uma lista de casamento, é muito provável que não recebam todos os itens que pediram – podem ter um serviço de oito pratos quando precisam de dez, ou podem faltar aqueles itens de decoração para a sala ou o closet… Ter a vossa casa de sonho é um processo em construção, por isso, certifiquem-se de que têm tudo o que desejam antes de iniciar esta nova aventura!

Guilherme Pimenta Productions
Guilherme Pimenta Productions

Já anotaram tudo na to do list? Passado alguns tempos, quando tudo acalmar, o vosso grande dia vai continuar a ser a única coisa em que conseguem pensar! Mas, quando derem por isso, estarão casados há mais de seis meses e ainda têm guardadas aquelas prendas dos convidados que não puderam comparecer e algumas flores do teu penteado de noiva. O vosso casamento e lua de mel vão ser mágicos e inesquecíveis, mas as tarefas não acabam quando trocam o anel de noivado pelas alianças. Este é o início oficial da vossa vida a dois… desfrutem de cada momento!