Céu azul, águas cristalinas e um tempo incrível... Gostavas de pisar a areia molhada no dia em que trocas o anel de noivado pela aliança? Casar na estação mais quente do ano requer uma data de preparativos, um menu à altura e vestidos de cerimónia que flutuem ao sabor do vento! Mas nem tudo são rosas quando se trata de planear um enlace com estas características de sonho. Se te casas no verão e já escolheste o teu vestido de noiva, aponta estas dicas para que tudo corra na perfeição:

Mitt Photography
Mitt Photography

1. Hidratação

Ter vários postos com água ou infusões frescas é a chave para manter todos – incluindo os noivos – hidratados durante o enlace. Mesmo que não tenhas sede, lembra-te que é muito importante ir bebendo água durante todo o dia, sobretudo se te casas ao ar livre e com temperaturas elevadas. 

2. Cuidados com o calor 

Sê consciente do tempo em que “obrigas” os convidados a estar de pé ou a caminhar no grande dia. Com calor excessivo, qualquer pessoa se sente exausta passado uns minutos de exposição solar, por isso certifiquem-se de que têm sombras suficientes ou, no caso do transporte, que não será necessário caminhar muito a pé, para evitar desidratação e tonturas. Se têm muitas crianças e idosos o vosso dia C, estas dicas estão especialmente importantes!

Pé de Flor - Atelier Floral
Pé de Flor - Atelier Floral

3. Um tamanho acima

Não, não vais sentir-te mais gorda no dia C, mas a ação do calor faz com que os pés e o nosso corpo retenha a água e te sintas inchada com mais facilidade. Será mesmo realista comprar aqueles sapatos altos para conjugar com o vestido de cerimónia curto, sabendo o quão te podem magoar os pés? Na dúvida, opta por roupa e calçado mais folgados, para que te possas mexer livremente (ou, caso preferias, por ter um segundo look mais confortável para o momento da festa).

4. À prova de água

A maquilhagem em noivas de verão merece o dobro da atenção! O sol, a humidade no ar e o calor podem fazer alguns produtos derreter, o teu rosto transpirar mais e resultar numa mistura pouco agradável! Para o evitar, usa sempre produtos waterproof! Atende às necessidades da tua pele e evita maquilhagem líquida com muitos óleos na sua composição.

João Rebola Photography
João Rebola Photography

5. A proteção adequada

Protetor solar é um must no teu dia a dia, mas, se trocam alianças de casamento com sol à mistura, devem usar e abusar deste creme milagroso. Além de proteger contra os raios nocivos, ele previne o aparecimento de manchas e, sobretudo, evita o aparecimento de doenças como o cancro da pele! Além de o aplicares nas zonas mais expostas, como ombros, braços e mãos, pés e rosto, podes sempre levar uma bruma protetora contigo, para aplicar várias vezes, mesmo por cima da maquilhagem.

6. Os malditos insetos...

Independente do clima e do momento do dia, um enlace ao ar livre incluí alguns convidados indesejados: os insetos! Sobretudo se a festa se prolongar pela noite dentro, é bastante provável que comecem a aparecer mosquitos... O que fazer? Tentem ter alguns repelentes distribuídos pelo local do evento e, para um efeito mais "discreto", usem também velas ou tochas de citronela.

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

7. Golden hour

Casar num sítio paradisíaco pede fotos a todo o momento, especialmente se a paisagem fica ainda mais engrandecida com o teu vestido de noiva com renda! Mas quando o sol está alto, dificilmente as fotos vão resultar naquele imaginário perfeito e sonhador que tanto ambicionam. Em vez disso, agendem as sessões para o período da manhã ou para o entardecer – a chamada golden hour, que mais te vai favorecer!

8. Um up ao penteado

Cabelo sem vida e frizzy devido à humidade? Segurar o penteado pode ser um dos maiores desafios para as noivas de verão e, a menos que queiras um cabelo sleek, liso e sem volume, vais ter de trabalhar bem na raíz para que não pareça colado ao couro cabeludo. Uma vez que não consegues vencer a humidade, opta por penteados com textura e produtos como spray de sal marinho ou de efeito mate.

9. Bronze na medida certa

Se te tens mantido afastada do sol para evitar queimaduras ou marcas na pele, é provável que chegues ao grande dia sem o teu tom ideal de bronzeado. Atenção, o solário ou a exposição direta aos raios solares são um big no! Para manteres a tua pele saudável e hidratada – sem esquecer aquele brilho dourado – opta por bronzeadores em creme.

10. Lidar com a transpiração

Quando o calor se torna intenso, quando as luzes incidem sobre o vosso rosto ou o sol está no seu ponto mais alto, o difícil vai ser controlar a transpiração. Para evitar manchas desnecessárias na roupa, carrega sempre contigo toalhitas anti-transpirantes, que possas utilizar numa ida rápida ao wc.

Ideias Vintage Fotografia
Ideias Vintage Fotografia

Cortar o bolo de casamento no pico do verão implica vários ajustes nos campos da moda, saúde e beleza da noiva! Queres sentir-te no auge, porém, sem que precises de retocar penteado e maquilhagem constantemente? Se já enviaram os convites de casamento, aponta as nossas dicas e desfruta de um dia de sonho!