Ir para o conteúdo principal
Casamentos

6 conselhos para poupar no copo de água

O orçamento do casamento pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. Se querem poupar na preparação do vosso enlace, leiam os nossos conselhos!

Casa do Marquês

O copo-de-água é uma das fatias mais importantes no orçamento do casamento. Para reduzir alguns custos sem, no entanto, tirar o glamour que o momento exige, vamos dar-vos algumas ideias.

1. O dia do casamento

Há épocas altas no que respeita aos casamentos e sabemos bem que os meses de primavera e verão são os mais concorridos. O mesmo acontece com o dia da semana, em que o Sábado tem todo o protagonismo.

Por este motivo, se optarem por casar fora destes dias, é provável que consigam preços mais em conta para os mesmos serviços. Em relação aos meses, se o vosso sonho era casar com sol, podem sempre escolher os primeiros ou últimos dias da época quente.

Já em relação ao dia da semana, para festas de tarde/noite, a sexta-feira pode ser igualmente divertida, enquanto o tradicional (até há algum tempo) casamento ao domingo pode ser uma alternativa para cerimónias que se realizem de manhã ou de tarde.

2. O lugar

É evidente que existem lugares mais em conta do que outros, mas o mais económico será fazer o copo-de-água num lugar vosso ou de alguém conhecido.

Se quiserem fazer o banquete no exterior, existem locais, como jardins, que se podem adaptar e, com a ajuda de uma decoração adequada, se transformam completamente. O mesmo se aplica a alguns salões.

Gémeos Catering

3. Os prazos

Contratar locais e serviços nos extremos do que seria uma antecedência confortável pode fazer com que consigam valores mais acessíveis. No entanto, talvez não seja muito aconselhável deixar para o fim a contratação do que envolve o copo-de-água. Deste modo, escolher e combinar os preços do local com bastante antecedência pode fazer com que consigam reduzir custos.

4. Comidas e bebidas

Acima de tudo, evitar o desperdício é a forma mais eficaz de poupar. Muitas vezes há muita comida que acaba por sobrar sem necessidade. É claro que não querem que falte nada, mas calcular bem as quantidades necessárias por convidado é o ponto de partida para uma boa gestão dos produtos.

Por exemplo, talvez não seja necessário ter dois pratos principais, especialmente se depois vão ter mesas de doces e salgados à disposição dos convidados. Se combinarem com o local um pacote de espaço e banquete, pode ser que os preços sejam mais acessíveis, pois costuma haver condições especiais para pacotes de serviços.

Quinta da Quintã

5. O bolo

É um dos elementos mais importantes do copo-de-água. No momento de o partir todos estão presentes e com certeza que querem ter um lindo bolo de casamento.

Bolos com vários andares ficam sempre mais caros, dado que são verdadeiras peças de arte. Para contornar um pouco esta questão, podem ter um bolo menor para o momento de partir e outro, de um andar só, mas com a mesma massa, que é distribuído aos convidados.

6. DIY

Se têm habilidade para os trabalhos manuais, com um pouco de criatividade podem fazer alguns item da decoração sem muitos custos. Por vezes até reciclando ou reutilizando algumas peças podem conseguir um efeito fantástico.

Neste caso será muito mais fácil serem vocês quem se ocupam da confeção (pedindo a colaboração de família e amigos ou contratando algumas pessoas para vos auxiliarem).