Há elementos secundários e coisas que nem sequer vos passam pela cabeça quando se trata de escolher os preparativos para o grande dia. Tratar dos convites de casamento é uma grande responsabilidade, escolher o tipo de decoração é igualmente trabalhoso, mas alguma vez pensaram na palete de cores para o vosso dia C? Por muito que gostem de ver certas cores combinadas nas vossas lembrancinhas de casamento, elas não devem ser escolhidas de forma aleatória. Antes de decidir, é muito importante ter em atenção alguns fatores, que vão fazer com que o resultado seja impecável. Se já tens o anel de noivado, vem descobrir os melhores critérios para escolher a palete de cores:

B-my Inspiration
B-my Inspiration

1. Definam um estilo/temática

Anos 20, medieval, cinema, rock'n'roll, boho chic... Já escolheram a temática do vosso dia C? Se ainda não, considerem que este é um dos primeiros pontos a definir. Mesmo que não escolham um tema concreto, é imprescindível que decidam se querem um enlace mais relaxado, ao estilo rústico, ou se preferem algo elegante ou moderno. Se se sentem atraídos pela ambientação campestre, já sabem que a vossa palete deve incorporar tons terra e/ou verdes. Por outro lado, se querem um casamento shabby chic, o ideal é que apostem por tons pastel, que transmitam delicadeza e romanticismo. 

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

2. Considerem o espaço envolvente

Como podem imaginar, o local que escolham para trocar as alianças de casamento vai ditar o tom de muitos detalhes do vosso grande dia. Por isso, por muito que tenham cores favoritas, elas vão depender se se casam num hotel citadino, numa praia, num jardim exterior ou numa casa de família. Observem o ambiente que circula os espaços e a decoração dos mesmos para compreender que cores funcionam melhor. Por exemplo, se se casam à beira-mar, já sabem à partida que uma palete de azuis funciona na perfeição. Por outro lado, se se casam num restaurante com paredes e chão de madeira, é recomendável que optem por uma palete cálida, ou até com tons neutros. 

Crachá - Wedding Agency
Crachá - Wedding Agency

3. E a estação do ano

Na verdade, a estação do ano pode mesmo ser uma inspiração para escolherem a vossa paleta de cores! O verão inspira tons claros e cheios de vida, com o azul, o amarelo e o coral (que é a cor pantone de 2019!) a primavera pede tons pastel, delicados e românticos, e um casamento no outono é perfeito para apostar numa palete de laranja, bordeaux e madeira. Finalmente, se se casam no inverno, ponderem decorar o vosso grande dia com base na tendência minimalista, onde o branco é o grande protagonista. 

4. Pensem no ambiente que querem criar

Saberem, à partida, qual o ambiente que querem criar, vai ser uma grande ajuda na altura de definir este tipo de "detalhes". Querem um casamento mais divertido e descontraído, um ambiente de gala, como já expressaram ao fazer os convites de casamento, ou um casamento simples, mas tradicional? Saber o ambiente que procuram e o estado de espírito que querem ver refletido nos convidados é um dos primeiros passos para escolher a palete de cores. Um ambiente íntimo e quente pede cores intensas e escuras, enquanto um ambiente mais calmo e relaxante, cores suaves. Se querem dar um toque de luxo e sofisticação ao ambiente, experimentem jogar com os metalizados (sobretudo com o dourado). 

5. Consultem o círculo das cores

Acreditem: consultar um circulo cromático vai ajudar-vos imenso a tomar esta decisão! Se já sabem que querem uma palete quente/fria e/ou com uma determinada cor protagonista, observem o círculo das cores e compreendam quais são as conjugações mais atrativas. Se quiserem fazer combinações ousadas, guiem-se pelas contrastantes (por exemplo, azul e amarelo). Por outro lado, se querem uma palete mais harmoniosa e suave, escolhem cores vizinhas no círculo (por exemplo, azul, rosa e violeta). 

Muza Weddings Concept
Muza Weddings Concept

6. Outras dicas importantes

Para além das cores, existem outros elementos que podem fazer toda a diferença na identidade visual do vosso casamento, tais como a iluminação e as texturas. Por isso, quando estiverem a escolher a palete do vosso dia, considerem como cada cor varia consoante o tipo de luz e de textura. Um amarelo pode ser muito diferente ao meio-dia e ao entardecer...

Outra dica importante? Limitem a quantidade de cores com que querem jogar! Para que haja harmonia entre todos os espaços e elementos decorativos, é fulcral que não tenham uma palete com mais de 4/5 cores (incluindo, entre elas, um tom neutro). Do mesmo modo que não devem exagerar com a decoração do vosso bolo de casamento original, também não devem ter uma explosão de cores sem nexo nos ambientes. 

SaveMoments
SaveMoments

Já tinham pensado na palete de cores para decorar o vosso casamento? As cores da decoração vão estar presentes desde o primeiro momento até à altura em que cortam o bolo de casamento, por isso, convém decidir com precisão os melhores tons para decorar o vosso dia! Se já tens o teu vestido de noiva, conta-nos quais as tuas favoritas!