Danilo Antonio Photographer
Danilo Antonio Photographer

Além de ter como atração principal o bolo de casamento, a mesa dos doces constitui um verdadeiro prazer para os convidados... e para os noivos! Agora que já escolheram os vossos looks nupciais - e que já fizeram as alterações necessárias ao vestido de noiva e ao fato - dediquem-se de corpo e alma à composição deste cantinho! Doces tradicionais portugueses, gelados, saladas de fruta, tartes com sabores inesperados, fontes de chocolate e tábuas de queijos variados... Existem poucas prendas de casamento que se comparem à existência de uma mesa de sobremesa recheada de pratos deliciosos! Se querem que a vossa seja um êxito, anotem estas dicas: 

1. De acordo com a estação

Do mesmo modo que os vossos looks nupciais foram escolhidos de acordo com a temporada, também é essencial que respeitem esta regra no momento de definir o menu. Dos pratos principais às sobremesas, é fundamente que deem prioridade aos ingredientes da estação e às receitas que melhor combinam com a mesma. Se vão trocar as alianças de casamento no inverno, é preferível que optem por sobremesas quentinhas e contundentes - creme brûlée, fruta assada, tarte de maçã, tocinho do céu, trufas, etc. Por outro lado, se decidiram dar o nó no verão, nada como servirem pratos refrescantes, compostos por fruta fresca, gelados, mousses de frutas exóticas e afins.

Royal Topping Portugal
Royal Topping Portugal

2. Variedade e inclusão

Independentemente de quererem sobremesas de casamento simples ou elaboradas, uma coisa é certa: têm de apostar na variedade! Fruta variada, opções ligeiras, contundentes, com ou sem cremes... Na mesma linha, lembrem-se que muitos dos vossos convidados podem estar em dietas específicas, pelo que devem ter alguns pratos sem glúten ou lactose, por exemplo. Em caso de dúvida, aproveitem o vosso site de casamento para fazer uma sondagem sobre as alergias e intolerâncias alimentares dos vossos amigos e familiares.

Quinta Marques da Serra
Quinta Marques da Serra

3. Uma decoração à medida 

É verdade que os próprios doces conferem cor ao espaço, pois são, na maioria das vezes, muito bem decorados e chamativos. No entanto, podem sempre apetrechar e adicionar alguns elementos decorativos especiais. Algumas ideias? Arranjos florais, musgo, figuras de origami, velas, chávenas vintage, tabuleiros de madeira... Joguem com a temática e paleta oficial do vosso dia C e adornem a mesa dos doces com imensa personalidade! 

4. Organização e espaço

Para além da decoração, é importantíssimo que organizem o espaço com cuidado e pragmatismo. Afinal, a última coisa que querem é que a zona das sobremesas se colapse ou que as convidadas sujem as mangas dos seus vestidos de gala compridos para alcançar as mousses... Tentem criar espaços amplos, temáticos - separando, por exemplo, a ilha de queijos das tartes e do bolo de casamento original - e não exagerem na decoração. Equilibrem todos os elementos e, se acharem relevante, acrescentem pequenas plaquinhas com as especificidades de cada prato - "gluten-free", "vegan", etc. 

Darkbox - Video & Photography
Darkbox - Video & Photography

5. O rei da mesa!

Como já referimos, o rei da mesa será sempre o bolo. Por isso, independentemente de terem optado por um bolo de casamento simples e tradicional ou por uma design moderno, reservem sempre um espaço de honra para apresentá-lo. As ideias são infinitas: podem rodeá-lo de velas, flores, frutas e fotografias, ou até inseri-lo no vosso candy bar... o importante é que esteja em destaque!

Happy Day
Happy Day

Quais são as vossas ideias para a mesa das sobremesa? E para o cantinho das lembrancinhas de casamento? Pensem que todos estes espaços devem estar bem destacados e decorados de acordo com a temática do vosso dia C, seja ela vintage, rústica ou minimalista. Num dia tão importante e inesquecível, todos os pormenores contam para conseguir um evento flawless, do topo do bolo de casamento à animação; por isso, não deixem nada ao acaso!