RL PhotoGrafia
RL PhotoGrafia

Sim, elas são o teu braço direito e sim, estão lá para tudo o que precisares! Mas mesmo no âmbito da amizade é preciso traçar limites quando se trata da melhor ajuda para escolher o vestido de noiva. É divertido ter amigas com quem contar, aquelas parceiras que alinham em qualquer aventura e que estão sempre prontas para tentar diferentes penteados de noiva e averiguar qual o que mais te favorece. Não passar os limites é importante e, mais ainda é preservar a amizade! Se já enviaste os convites de casamento, evita interações como estas…

1. “Para a despedida, vamos passar todas uma semana a…”

Primeira regra sobre como ser noiva: não começar a pedir às damas de honor que gastem o seu orçamento em exigências sem limites. Tudo começa com os preparativos, uma viagem que decidem fazer todas, os jantares e quaisquer tratamentos de beleza. Apenas porque tu o podes pagar, não significa que ela(s) possa(m), sobretudo antes do casamento!

Make Me Feel Weddings
Make Me Feel Weddings

2. “Surpresa, já encomendei todos os vestidos!”

O que pressupõe que a única coisa que falta é que paguem por eles… oferecer ou não os vestidos de cerimónia curtos às damas de honor é uma decisão que só elas e a noiva podem tomar. Normalmente, cada elemento é responsável pelo seu guarda roupa, o que implica que devem escolher algo com que se identifiquem, ainda que possam ter um estilo específico, uma cor ou influência ditada pela noiva. Atenção, que estes detalhes não devem nunca tornar-se uma exigência.

3. “Não quero que pareças melhor do que eu.”

Vestir as tuas amigas com algo desatualizado ou que não as favoreça apenas para seres o centro das atenções da festa é uma atitude bastante egoísta. Por muito simples que seja o vestido de noiva com renda, a noiva nunca será ofuscada, pelo que estes receios se tornam ridículos e ultrapassados.

4. “… mas é o MEU dia!”

O facto de terem aceite o convite de casamento simples e o pedido para ser damas de honor não pressupõe que te dediquem cada minuto da suas vidas até que dês o nó. Na base de qualquer relação está a confiança e o respeito, portanto não podes exigir que tudo gire em torno de ti e do teu casamento se não te respondem de imediato a uma mensagem do whatsapp ou não estão disponíveis para te ajudar a escolher algo. Lembra-te que as pessoas têm as suas próprias vidas e encargos para gerir.

Rute Leonardo Photo&Video
Rute Leonardo Photo&Video

5. “Cancela todos os planos, tive uma ideia!”

No seguimento da anterior mensagem, pedir às tuas amigas que cancelem tudo o que tinham programado para o dia ou fim de semana apenas para te prestar apoio é novamente um grande ato de egoísmo. Combinem dias e horas em que possam conversar para escolher o melhor penteado com tranças ou o tamanho do véu e sejam flexíveis – não ocupando as horas de trabalho ou lazer uns dos outros.

6. “Podes tratar do cabelo e maquilhagem junto de um profissional no grande dia?”

Podes escolher contratar uma equipa de profissionais para arranjar as tuas damas de honor dos pés à cabeça, desde manicure, a maquilhagem e penteados impecáveis? Sem dúvida! Mas é algo que estejas disposta a pagar? Provavelmente não! Exigir que o façam profissionalmente e, claramente, que o paguem, é uma exigência desnecessária. Se for apenas pelo look, deixa que sejam as próprias a decidir o que e como fazer.

RicardoMarta  photography
RicardoMarta photography

Evitam que te tornes uma verdadeira bridezilla e ajuda a manter o equilíbrio e a paz durante os preparativos! Sem a ajuda das damas de honor, os preparativos seriam muito mais complicados… e chatos! Quem vos vai ajudar a decidir o sabor do bolo de casamento, o melhor vestido e a música para tocar antes das lembrancinhas de casamento? Trata-as sempre como gostavas de ser tratada como amiga!