Miguel Matos Fotografia
Miguel Matos Fotografia

A lua de mel é o momento pelo qual os noivos mais anseiam depois do casamento. Além de serem as primeiras férias em conjunto como casal, é também a altura em que descansam de toda a azáfama que foi preparar a boda. Depois das preocupações com a escolha dos convites de casamento perfeitos e das lembrancinhas de casamento, eis que chega o momento de relaxar e recordar, com carinho, o momento em que o noivo viu a sua cara metade com o vestido de noiva pela primeira vez. As ofertas em termos de destinos são muitas, mas uma coisa é certa: se querem relaxar e viver momentos inspiradores, os lagos são uma excelente opção! Se são o tipo de casal que prefere evitar os típicos destinos de praia, esta pode ser uma excelente alternativa. Inspirem-se nestas 4 propostas:

1. Ciao, Lago Como!

Fica na região da Lombardia, na Itália, e é de origem glacial. Chega-se facilmente a partir de Milão, para onde há voos diários. Aqui, não faltam locais charmosos e românticos para continuarem a viver a vossa história de amor. O lago é de um azul intenso e tranquilizante que vos convidará a longos passeios pelas suas margens - onde até poderão encontrar o ator George Clooney, que vive nas redondezas há vários anos. Para além de Como, são três as cidades que merecem a vossa visita nas imediações do lago: Menaggio, Bellagio e Varenna. Todas elas, além de belas, oferecem restaurantes e lojas espetaculares, nas quais podem adquirir os melhores produtos regionais - como salame brianza e queijos. 

É óbvio que um passeio de barco pelo Lago é obrigatório! Existem vários operadores turísticos na zona que oferecem este serviço. Recomendamos um que vos leve até à pitoresca cidade de Nesso, que fica a 20 km de Como. Mal desembarquem vão apaixonar-se pela Ponte Civera, uma construção medieval que une as duas metades da cidade. Uma vez em terra, não deixem de visitar o Orrido de Nesso, uma queda de água com quase 200 metros de altura e a maior atração local, assim como a Igreja Barroca de San Pietro e Paolo, onde poderão ver os magníficos frescos de Carlo Innocenzo e Luiggi Tagliaferri

2. Salut, Lucerna!

Chegados aqui estão numa das mais típicas e charmosas cidades suíças. Lucerna é lindíssima e é muito fácil que se apaixonem pela sua arquitetura, paisagens e lifestyle, caracteristicamente suíço. Durante a vossa estadia, não podem deixar de visitar a Igreja Jesuíta - uma igreja católica barroca cuja construção remonta ao século XVII -, a Ponte de Capela e de Spreuerbrücke e, para os espíritos mais curiosos, o Museu do Transporte Suíço, que é o mais visitado e popular do país. Um passeio pelo centro histórico, com paragem na praça Weinmarkt e na de Kornmarkt também é mais que obrigatório. 

Uma vez mais, está claro que  será imprescindível fazerem um magnífico passeio de barco pelo famoso Lago! Se viajarem no verão, preparem-se para encontrar um lago cheio de vida e animado pela presença dos caiaques, gaivotas, barcos a vapor, veleiros e iates. No outono e no inverno, a atividade diminui um pouco, mas o passeio continua a merecer a pena, sobretudo pela paisagem envolvente. Caso queiram, também podem aproveitar para visitar outra cidade das redondezas, como a Weggis. 

3. Hello, Lago Louise!

Não existem voos diretos para o Lago Louise, no Canadá, mas o vosso agente de viagens dar-vos-á todas as indicações necessárias para que cheguem a este destino de águas turquesas! Inserido no Parque Nacional de Banff, o Lake Louise apresenta um das paisagens mais bonitas do Canadá. Quer a vossa boda se realize no verão ou no inverno, este é um destino onde poderão sempre encontrar atividades para cada época. Se viajarem no verão, não só encontrarão o lago no seu expoente máximo, como poderão praticar canoagem, fazer inúmeras caminhadas e tirar fotos que brilharão nas vossas redes sociais. Se viajarem no inverno, encontrarão uma fantástica e espetacular pista de gelo onde poderão patinar enquanto namoram. Mas, se quiserem tirar o maior partido possível deste pequeno paraíso na terra, marquem a viagem entre julho e setembro, altura em que as temperaturas oscilam entre os 12ºC e os 22ºC. Os dias são enormes e o pôr-do-sol costuma acontecer por voltas das 22h, o que permitirá aproveitar as belezas locais ao máximo!

A visita a este local tem várias paragens obrigatórias que vos oferecerão verdadeiros deleites para a alma e para o corpo. Comecem por um passeio de teleférico, o Banff Gondola, que vos levará a uma montanha com 2,281 metros de altura. Perto deste local, não deixem de visitar a Bandd Upper Hot Springs, uma piscina de águas quentes que oferece verdadeiros momentos de relaxamento, e de marcar um dia de trekking - o trilho do Lago Agnes Teahousee é imperdível - ou um passeio de caiaque. 

4. Hi, Loch Ness!

Apesar de ser um dos mais profundos e belos da Escócia, a sua fama deve-se à lenda do Monstro do Lago Ness, carinhosamente apelidado de Nessie. Para os casais que querem uma férias relaxantes e inspiradoras, este pode ser o destino ideal, já que oferece paisagens de cortar a respiração e inúmeras atrações. Podem começar por visitar, nverness, a capital das Highlands, que convida à exploração dos muitos vales e estuários do norte da Escócia. Logo, também é obrigatório passarem por Drumnadrochit, a aldeia que alberga o Loch Ness Centre & Exhibition e o parque Nessieland

E se vocês são adoram beber um copinho de whisky, não se esqueçam: ir à Escócia e não visitar uma destilaria é como ir a Roma e não ver o Papa! A Glen Ord Destillery, a oeste de Loch Ness, fundada em 1838, é uma das mais antigas do país e oferece tours que incluem uma degustação guiada com amostras retiradas diretamente dos barris. Por outro lado, se querem ter uma experiência imersiva na cultura escocesa, não deixem de participar numa tradicional ceilidh, uma tradicional festa onde a música e a dança folclórica são rainhas. Existem vários pubs locais que oferecem estas festas, mas o Hootananny's reclama para si o titulo de local com o ceididh mais antigo do país! 

5. Halló, Blue Lagoo!

A Lagoa Azul - localmente apelidada de Bláa lónið -, não é uma formação natural, mas sim um spa geotermal de grandes dimensões rodeado de pedras de origem vulcânica. Se estão à procura de uma lua de mel 100% relaxante - e que vos permita conhecer algumas das paisagens mais impressionantes do nosso planeta - este destino é um verdadeiro must. Para além de uma estadia na Lagoa, onde não devem prescindir de uma esfoliação com sal de sílica, também devem aproveitar para marcar um almoço/jantar no lindíssimo Lava Restaurante, que é considerado como um dos mais fabulosos do país.

E já que estão numa ilha repleta de paisagens e tradições únicas, o que acham de dedicar alguns dias às suas outras atrações? Se tiverem tempo, não deixem de visitar o Thingvellir National Park - onde se encontram as maravilhosas cascatas Oxararfoss -, a área geotérmica de Haukadalur - onde poderão ver os geysers mais emblemáticos -, o glaciar Sólheimajökull, o Skaftafell National Park e as suas cavernas de gelo - que se formam a partir de outubro/novembro - e, claro está, a capital, Reykjavik! 

A viagem de núpcias é o primeiro passeio oficial como casal que fazem. Depois do stress da escolha do bolo de casamento e dos vestidos de cerimónia das damas, nada como planear momentos a dois descontraídos e relaxantes. Os lagos também oferecem locais paradisíacos e que deixam marcas de felicidade para sempre. A escolha não é fácil, mas podem sempre planear mais uma viagem e conhecer novos locais. Afinal, isto é apenas a continuação da vossa bonita história de amor.