Ah, quanta emoção e excitação a pairar no ar! Uma de vocês vai casar e não há quem não queira ter parte ativa na realização deste dia tão especial. Nestas ocasiões, as amigas estão sempre empenhadas em auxiliar a noiva em todo o tipo de tarefas. Seja para ajudá-a a escolher o bolo de casamento, os acessórios do penteado da noiva ou o vestido de noiva, as damas estão sempre presentes e dispostas a partilhar o seu entusiasmo. Então, se já decidiste que vais ter um grupo de amigas a auxiliar-te durante esta fase, lê atentamente esta lista e descobre as 5 coisas que não exigir-lhes. Afinal, existem limites para tudo... 

Fabio Silva Photography

1. Gastar dinheiro que não têm

Participar numa festa de casamento é algo que deve ser feito de livre vontade. É mais que natural que a noiva queira estar rodeada das suas melhores amigas num momento tão importante, mas marcar presença nestes eventos pode ser dispendioso e nem toda a gente tem a mesma capacidade financeira. Ir a um casamento também implica despesas para as tuas amigas. Por isso, sempre que possível, tenta tomar decisões que não impliquem gastos muito elevados. Se eventualmente alguma das tuas damas recusar uma proposta por motivos económicos, não leves a mal e não a faças sentir culpada. 

2. Grandes alterações de visual

Evita pedir-lhes transformações que alterem não só a sua personalidade como o seu aspeto físico. Retirar tatuagens, pintar o cabelo de cores extravagantes ou sugerir que percam peso são pedidos que não deves fazer de modo algum. Todos temos relações diferentes com o nosso corpo, mas este tipo de atitudes só vão refletir algum desconforto em relação às tuas damas-de-honor e isso poderá ter consequências na vossa amizade. Cada uma tem o seu estilo e o seu modo de vida que deve ser respeitado. Além disso, alguns destes pedidos, como remover uma tatuagem ou pintar o cabelo, envolvem não só gastos elevados como processos morosos pelos quais as tuas convidadas podem não querer passar. Em suma, respeita as tuas amigas, tal como elas são!

3. Não imponhas as tuas escolhas

Toda a gente sabe que é o teu casamento, mas evita manter uma postura ditadora relativamente ao que as tuas damas de honor vão usar. Sê flexível e conversa abertamente com elas. Vejam as várias propostas que existem no mercado. Seja de vestidos de cerimónia curtos ou de vestidos de gala compridos, o importante é que todas se sintam confortáveis e felizes enquanto te acompanham. Mas atenção: lembrem-se também que a escolha depende do tema da festa, do local e da hora do dia em que se realiza.

4. Não sejas mandona

Sabemos que estás entusiasmada e que queres que tudo corra na perfeição, mas cuidado com a forma como transmites as suas ideias e preparas os dias que se aproximam. Existem tarefas que poderás dividir com as tuas amigas, como planear a despedida de solteira. Atribui tarefas a cada uma e tenta ir conversando pontualmente sobre o tema. Não cries encontros obrigatórios em que todas tenham de comparecer sob pena de lhes ser retirado o convite para ser dama. O mau feitio causado pelo stress não se deve apoderar de ti, transformando-te numa noiva que só quer impôr as suas vontades. Toda a gente tem a sua vida própria, por isso tentem conciliar agendas de modo a que os preparativos corram sobre rodas e que a despedida de solteira seja uma festa de arromba. Confia nas tuas amigas. Elas nunca te deixaram ficar mal e, de certeza, que não é agora que isso vai acontecer.

5. O regresso à realidade...

É certo que quando regressares da lua de mel ainda estarás a viver um período edílico. Só vais querer exibir a aliança de casamento a toda a gente e contar todos os pormenores da festa e da viagem. No entanto, não deixes que este estado de graça te afaste das tuas amigas. Liga-lhes, combina um lanche, um café ou uma ida ao cinema, e pede-lhes que te contem como estão - o que têm feito, como está a correr o trabalho ou que novidades aconteceram na tua ausência. Não centres as vossas conversas apenas no casamento, na viagem e na tua nova vida de casada. Afinal, ninguém gosta de pessoas que atuam como se fossem o centro do universo...

Quinta do Coração

O importante é trates as tuas amigas como gostarias que elas te tratassem a ti. Planear um acontecimento destes pode originar situações tensas, mas lembra-te que as tuas damas estão ali para apoiar-te e ajudar-te a fazer as melhores escolhas. Pede-lhes ideias para os convites de casamento ou para as umas lembrancinhas de casamento memoráveis. Faz com que elas se sintam parte dos preparativos, mas deixa sempre espaço suficiente para que possam ser elas próprias e continuar com as suas vidas de forma normal.