Ludgi Fotógrafos
Ludgi Fotógrafos

As damas de honor são únicas e especiais! Para a noiva, são as amigas mais próximas e pessoas realmente importantes na sua vida, ou não teriam esse papel tão importante num dos dias mais importantes e especiais de sempre. No entanto, e principalmente se é a primeira vez que desempenhas este papel, é normal que possas cometer alguns erros que poderiam perfeitamente ser evitados. Afinal, como ser uma dama de honor perfeita? Claro que cada pessoa é diferente e nunca deves renunciar à tua personalidade, mas há algumas dicas que podes ter em conta para desempenhares este papel o melhor possível. Que não te escape nada neste dia tão único para a tua grande amiga, e que lhe possas dar todo o apoio possível em todas as fases do casamento. 

Ajudar antes, durante e depois…sem ser invasiva 

É importante estares sempre lá e pronta para ajudar, seja em que situação for. Sem nunca esquecer que uma coisa é ajudares a tua noiva, outra é impor o teu estilo ou a tua opinião e tentar persuadir a noiva para ir no mesmo sentido do teu. As opiniões podem diferir, mas é importante teres em conta que o dia não é teu e que deve ser de acordo com as ideias e gosto da noiva acima de tudo. Prontifica-te para ajudar sem impor as tuas regras para o que for preciso durante os preparativos, durante o grande dia e depois, seja para arrumar ou para ajudar com alguma coisa. A proatividade é sempre importante em momentos como os preparativos do casamento, em que os noivos têm muito em que pensar. 

Luciano Reis Fotografia
Luciano Reis Fotografia

Ajustar-se às necessidades da noiva e do casamento

Não cries falsas expetativas e tem sempre respeito para decisões e ideias da noiva. De certeza que se toma uma ou outra atitude é por algum motivo e claramente já está stressada o suficiente para ainda colocares mais pressão com aquilo que pensas ou deixas de pensar. Ajusta-te às necessidade do momento e do tipo de casamento no qual vais ser dama de honor. Deixa a noiva à vontade para escolher a cor do vossos vestidos, em que momentos podes precisa ou não da tua ajuda sem contestar demasiado. É importante que a noiva sinta que as damas de honor que escolheu a apoiam acima de tudo e que estão felizes e contentes nesse papel.

Carolina Miguel Fotografia
Carolina Miguel Fotografia

Dar opinião sempre que necessário 

Sempre que a noiva te pedir uma opinião, sê sincera sem ferir os seus sentimentos. De certeza que haverão situações em que terás que dar opinião, seja na escolha do vestido de noiva, no estilo do casamento, na decoração ou mesmo para formas de entreter os convidados. É mesmo importante dizeres o que achas, mas sempre de uma forma aberta e deixando a noiva à vontade para seguir o seu instinto ou ouvir a tua opinião e replicar. Frisa sempre que o casamento é deles e que só eles podem decidir o que querem e o que não querem. É muito importante que a noiva se sinta à vontade contigo e tu com ela para dares a tua opinião sem ferir os seus sentimentos de alguma forma. 

Make Me Feel Weddings
Make Me Feel Weddings

Oferecer sempre o ombro de melhor amiga 

Há coisas nos preparativos de um casamento que não correm bem. Principalmente quando se organiza um casamento em plena pandemia. É normal que os noivos andem mais preocupados, sensíveis e até indecisos com a decisão que tomaram nesta fase. Sempre que algo correr mal com fornecedores ou com a própria organização com o casamento oferece sempre o teu ombro de melhor amiga à tua noiva e amiga. Deixa-a desabafar e ouve-a sem julgar. No limite, e dependendo do vosso grau de intimidade, podes dar a tua perspetiva, mas deixa-a sobretudo confiar e desabafar contigo sobre os seus medos ou ansiedades que podem ser muitos nesta fase. 

Studio Portugal
Studio Portugal

Além disto, nunca te esqueças de estar presente em todos os momentos, pensar na despedida de solteira ou preparar alguma surpresa ou homenagem para a noiva, que merece todo o carinho do vosso lado. De certeza que ela estará a pensar o mesmo para vos compensar, assim que retribui da melhor forma, sempre.