Darkbox - Video & Photography
Darkbox - Video & Photography

Há muitas medidas a tomar para prevenir ou evitar a queda de cabelo, mas todas elas dependem das razões pelas quais o estás a perder! Seja pela idade, pela alimentação, pelo estilo de vida, ou por estares constantemente a lavá-lo e a experimentar diferentes penteados de noiva, há uma série de hábitos a incorporar na tua rotina se não queres que se verifique aquela queda extra antes de usar o vestido de noiva ou fato. Antes do dia C, os cuidados são redobrados e queres garantir que estás no teu melhor. Mas também o stress, a tua agenda e as tarefas se acumulam à medida que o tempo passa desde que enviaste os convites de casamento! Vem descobrir as melhores dicas para evitar a queda!

1. Uma boa dieta

4Memories
4Memories

Mediterrânica, por favor! Há estudos que revelam que o consumo diário de vegetais crus, fruta fresca e ervas aromáticas – ingredientes que compõem a base de uma dieta Mediterrânica – podem reduzir o risco de alopécia, ou seja, calvície feminina e masculina. E a verdade é que todo o sabor e versatilidade desta dieta é até adaptável ao copo de água no dia em que trocam alianças de casamento!

2. Consumo de proteína

Os folículos capilares são maioritariamente compostos de um tipo de proteína chamado queratina e, a verdade é que uma dieta rica em nozes, feijões, ervilhas, ovos e outras fontes proteicas é capaz de prevenir precisamente essa queda!

3. Vitamina A

P2F Atelier
P2F Atelier

Uma dieta rica nesta vitamina, onde abundem alimentos como batata doce, espinafres ou pimento, ajuda a promover o crescimento capilar! Esta vitamina promove também a produção sebácea, mantendo o escalpe mais nutrido e saudável e capaz de reter mais fios de cabelo na altura de fazeres o penteado com tranças.

4. Lavar com regularidade

Manter uma boa higiene capilar é um dos primeiros passos para conseguir uma raiz limpa e saudável! Usar um shampoo neutro e o mais natural possível também ajuda, mas o mais importante é ser de facto consistente com a rotina de limpeza.

5. Mas não demasiada

Golden Hour Photography
Golden Hour Photography

Lavar o teu cabelo obsessivamente quando ele não aparenta quaisquer sinais de oleosidade ou sujidade é, na verdade, desnecessário. Cada cabelo tem as suas necessidades, mas lavar em demasia retira a camada protetora dos fios, promovendo a desidratação e culminando em queda.

6. Nutrição, hidratação, reconstrução

Já ouviste falar nestas designações? Fazer máscaras capilares com frequência é um dos métodos mais adotados pelas noivas se querem um autêntico penteado semi preso de princesa no grande dia! Mas nutrir o teu cabelo é também uma ótima forma de evitar quebra… e queda!

7. Evitar styling com regularidade

Novamente para “elas”, os aparelhos de styling como placas alisadoras ou modeladores, que funcionam a altas temperaturas, podem danificar seriamente o cabelo, contribuindo para a sua queda. Para o evitar, modera o uso, restringindo-o apenas ao necessário. Cabelos naturais, procuram-se!

Fotografia Estúdio 7
Fotografia Estúdio 7

8. E stress

Stress, fadiga e ansiedade são apontados como principais responsáveis pela queda de cabelo! Um estilo de vida agitado é inimigo da tua saúde em geral, e da saúde do teu cabelo em particular.

9. Acabar com maus hábitos

Fumar, poucas horas de sono, demasiada exposição solar ou consumo exagerado de álcool são alguns dos fatores que promovem a queda capilar. Se estás mentalizado(a) para travar a queda, começa por cortar com estes hábitos uma vez que abandonar o tabaco, por exemplo, aumenta o fluxo sanguíneo por todo o corpo, inclusive pelo escalpe, fortificando o cabelo e aumentando a taxa de crescimento dos fios.

10. Não consultar um especialista

Procurar ajuda médica deve ser o teu primeiro passo assim que notas uma queda anormal ou se isso é um fator que te preocupa. Ninguém melhor do que um profissional de saúde para avaliar a fundo a situação e prescrever os melhores conselhos quando se fala num assunto como este. Afinal, pode ter começado a afetar-te desde que fizeram os convites de casamento.

Kappa Fotografia
Kappa Fotografia

Vitaminas, meditação, uma dieta saudável e um estilo de vida holístico! Todos estes fatores são benéficos no que toca ao combate à queda de cabelo, mas nem sempre estas soluções são fáceis de pôr em prática a pouco tempo de trocar alianças e cortar o bolo de casamento! Mas mais do que uma questão estética, importa prevenir a queda antes de a combater, portanto se já tens o anel de noivado, começa hoje mesmo a tomar todas as medidas preventivas!