Bruno Garcez Fotografia

Marcar as provas ao vestido de noiva, fazer e refazer a lista de convidados - sobretudo antes de enviar os convites de casamento - e definir detalhes como a decoração ou as lembrancinhas de casamento... Sim, organizar um casamento requer tempo e dedicação, embrenhando muitas vezes os noivos na obsessão de que tudo tem que correr tal e qual como imaginaram. No entanto, entre todas as preocupações, é normal que alguns pormenores falhem, sobretudo aqueles que jogam com o lado mais "emocional" do casal... Se estás na reta final dos preparativos, toma nota das 10 coisas que deves evitar fazer: 

Studio Victorias

1. Fazer um casamento só para os convidados

É um erro que é muito fácil de cometer. A certa altura estás a pensar mais no que os teus convidados vão gostar do que no que realmente queres viver neste dia. Dos convites de casamento originais à escolha da playlist, nem tudo deve ser decidido em prol deles. Lembra-te que este dia é o vosso e, como tal, deve ser um espelho das vossas personalidades. Para que tudo seja perfeito, tentem encontrar um equilíbrio entre o que vocês querem e aquilo que os vossos convidados mais apreciarão.

2. Não dormir o suficiente na noite anterior ao casamento

Por mais ansiosa que possas estar, é fundamental que descanses na noite anterior ao casamento. É difícil não pensar nos detalhes do grande dia, se falta alguma coisa relativamente à decoração, se os convidados irão gostar do dia e das prendas de casamento originais que pensaram para eles, se o vestido está mesmo perfeito, ou outras tantas coisas que podem tirar-te o sono noites seguidas. Não deixes que isso te afete, não sofras por antecipação relativamente a coisas que estão fora do vosso controle e tenta desconectar ao máximo no momento em que fores dormir. Além de que tudo irá correr na perfeição, é importante descansares para estares perfeita no grande dia.

M'Ar de Ar Muralhas

3. Fazer tratamentos novos

Por mais que queiras que a tua pele esteja radiante no grande dia, é importante que não faças tratamento de beleza antes da boda, sobretudo se nunca o experimentaste antes. Afinal, a última coisa que queres é uma reação alérgica a poucas horas de subir ao altar! Tal como as provas para o penteado apanhado devem ser feitas com uma antecedência relativa, também nos tratamentos deves tentar programar tudo com um mês de antecedência, como mínimo. 

4. Tomar calmantes 

Pode parecer a melhor opção para estares mais relaxada no grande dia, mas a verdade é que tal pode ter um efeito extra calmante no teu corpo e impedir-te de aproveitares a festa ao máximo. Sobretudo se não estás habituada a tomar calmantes, é importante não cederes a essa opção fácil para acalmar os nervos ou podes arriscar-te a não viver a festa como querias. Tenta relaxar de forma natural, praticando desporto, meditação ou bebendo uma infusão calmante antes de dormir.

Bruno Garcez Fotografia

5. Calçar os sapatos pela primeira vez no dia 

Sapatos, maquilhagem e cabelo: três coisas que tens que prever e experimentar antes do grande dia! No caso dos sapatos, tal pode revelar-se uma verdadeira tortura no grande dia, se os usas pela primeira vez. O pé costuma inchar e podes não estar habituada aos saltos, o que poderá causar-te um enorme desconforto, assim que convém andares com eles por casa semanas antes do casamento para que estes se moldem ao teu pé. O mesmo se aplica à maquilhagem e ao cabelo, mesmo que tenhas optado por um penteado fácil. Tudo requer uma prova prévia para que nada falhe com o teu look no grande dia.

6. Querer controlar tudo 

Já trabalhaste bastante para organizar este dia, por isso agora está na hora de usufruíres de tudo! É natural que algumas coisas não saiam exatamente como planeaste, mas no final de contas isso não é o mais importante. O mais importante é celebrar a tua união com a tua cara-metade, com muita descontração e alegria!

RPPereira Produções Fotográficas

7. Beber demasiado

Por mais felizes que estejam, não assumas esse risco de beber mais do que a conta no vosso dia. Vais querer estar presente do início ao fim, e não apenas até ao corte do vosso bolo de casamento original, por isso, tenta beber com moderação, ou pelo menos, comer bem. Equilibrar a bebida com vários copos de água, não só ajudará a que te mantenhas consciente, como também melhorará consideravelmente a tua ressaca no dia seguinte.

8. Não comer no dia do casamento 

Depois de trocarem as vossas alianças de casamento no altar, começa a festa, mas não é por isso que muitas noivas relaxam ou se lembram de que têm de comer. A emoção é tanta de ter todos os familiares e amigos reunidos que podem mesmo esquecer-te de comer, o que não traz nada de positivo ao momento. Podes correr o risco de desfalecer, ficar fraca ou não conseguir aproveitar a festa, por isso – e mesmo que seja difícil – senta-te à mesa para comer calmamente todos os pratos do vosso menu.

M'Ar de Ar Muralhas

9. Não dar atenção aos convidados 

É normal estares mais próxima de alguns convidados, mas terás que dar atenção a todos. Nem que seja passar por todas as mesas e dedicares 5 minutos a cada um, mas terás que o fazer ou os todos sentirão que nem se importaram com a sua presença no vosso dia de casamento. É importante mimarem os vossos convidados, e por isso, deves dar o mínimo de atenção a todos. Se a lista do casamento é longa e sentes que te poderão escapar pessoas, podem agradecer a presença de todos através de um discurso ou de um vídeo, por exemplo.

10. Estar sempre pegada ao telemóvel 

Sabemos que queres atualizar as redes sociais com todos os grandes momentos do grande dia e fazer selfies com todos os convidados... Mas tenta limitar o uso do telemóvel! Pior do que um convidado sempre agarrado ao telemóvel, só mesmo uns noivos absolutamente absorvidos nas tecnologias! Lembra-te que tens um fotógrafo que se encarregará de registrar o grande dia... por isso relaxa! 

João Patrício Photography

Se tiveres estas 10 coisas em mente, o vosso dia tem tudo para ser inesquecível. Não adianta sofrer por antecipação ou querer controlar tudo, já que os imprevistos podem acontecer. O melhor é encarares tudo com o sorriso e aproveitar ao máximo cada momento do dia, elogiando os vestidos de cerimónia das tuas damas de honor ou vibrando em momentos irrepetíveis, como a abertura do baile ou o corte do vosso bolo de casamento. Será um dia inesquecível, aproveita cada minuto.