Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana
Noiva Ativa Agosto 2019 Loulé

Reuniões de preparação para o casamento...

Ana, a 25 de Novembro de 2018 às 18:46 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 15
Olá comunidade
Quando fui falar com o Sr.Padre para marcar a data do casamento ele falou-me de no início do ano começar as reuniões de preparação para o casamento. Não sei se isto é comum em todas as paróquias ou apenas em alguns sítios.
Como é convosco?
Quem já iniciou estas reuniões?
É necessário levar alguma coisa?
Qual o objetivo destas reuniões, e o que fazemos?
Gostaria de ter uma ideia para me preparar para iniciar as reuniões.
😘

15 respostas

Última atividade por Ana, a 27 de Novembro de 2018 às 21:22
  • A
    Noiva Master Julho 2020 São Miguel
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    CPM penso que é obrigatório!!

    É algo que realmente vocês vão gostar, se realmente quiserem seguir algo religioso, faz parte.

    Eu ainda não fiz mas uma professora que trabalhava comigo na altura estava em reuniões (CPM) e lembro-me de ela ter falado um pouco.

    Sei que falam muito sobre as relações, fazem atividades com vários casais que também estão lá, falam como se conheceram, tem um dia especial para oferecerem algo para o vosso noivo.

    No fundo é uma preparação para o matrimónio.

    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    CPM quer dizer Centro de Preparaçao para o Matrimónio Smiley smile

    Eu também fiz o meu por iniciativa própria. Pensem no CPM como quem pensa na catequese para fazer o Crisma, percebem?

    Não vamos lá aprender nada, mas no nosso caso foi muito produtivo. Abordamos assuntos que muitas vezes ainda não abordamos e que às vezes são delicados. A minha experiência não foi tão boa como algumas aqui relatadas por causa do grupo que nos calhou, mas tentei ver além disso e aproveitar ao máximo o que poderia usar para o nosso crescimento como casal.

    Aqui está o meu debate sobre o assunto, caso queiram espreitar.

    cpm - a minha experiência

    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Maio 2019 Vila Nova de Gaia
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Poderá ser o CPM. De qualquer forma, a igreja tende a chamar os noivos para falar com eles também antes do casamento.

    Ainda não passei por isso, mas uma menina que vai casar no mesmo local que eu já me alertou para isso.


    Beijinho.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Julgo que o padre deveria estar a falar do CPM. E isso sim é para todas as paróquias, a duração é que pode variar de paróquia para paróquia e dependendo do número de interessados.

    No meu caso, não tivemos que levar nada, eles forneceram livrinhos de apoio. E consiste em reuniões com casais já casados cujo objetivo é falarmos de alguns temas e discutirmos os nossos pontos de vista enquanto casal. Na verdade eu até gostei, achei super educativo embora todas as temáticas já tivessem sido abordadas por nós antes do CPM.

    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Agosto 2019 Loulé
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Neuza, assim já vou com uma ideia do que são estas reuniões. 😘
    • Responder
  • Neuza
    Noiva Experiente Outubro 2019 Marinha Grande
    Neuza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noiva.

    Sim é comum, no nosso caso vamos ter uma reunião inicial no dia 29 de dezembro com todos os casais que casam em 2019, ondem nos informam de tudo o que é necessário para um casamento religioso.

    De seguida teremos o CPM (não sei o que significa) mas na minja paroquia (e na região funciona de igual forma) é um fim de semana inteiro das "tais" reuniões compiladas para um só fim de semana onde seram falados varios temas de um casal.

    Estes temas são dados por casais. Colegas que já fizeram o CPM dizem ter gostado muito e que há temas muito interessantes que nao pensamos neles quando nos propromos ao matrimônio.

    Espero ter ajudado.
    Bjinhos
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Agosto 2019 Loulé
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou fazer isso. Obrigada 😘
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana ! Normalmente é composto por 8 sessões que aborda todos os temas de viver em casal há imagem de Deus ! Normalmente é com outros casais para haver espaço de partilha !

    Normalmente estas sessões são semanais se estiveres na zona ou podem ser dois fins de semana intensivamente. Ainda assim, varia de paróquia para paróquia como disse. O meu conselho é ires falar com o padre e perceberes como é a melhor situação
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Agosto 2019 Loulé
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Patrícia! Sabes o que fazemos no CPM? E durante quanto tempo é?
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, mas quase de certeza que é o CPM.. mas se tens dúvidas pergunta-lheSmiley smile

    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Agosto 2019 Loulé
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Talvez seja o mesmo Raquel, penso eu... mas o Padre falou-me em reuniões de preparação

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana ! Sim essas reuniões são normais, chama-se CPM curso de preparação para o matrimónio ! Em quase todas as paróquias e dependendo do padre são obrigatórias 😊
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não é o curso de preparação?

    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Agosto 2019 Loulé
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vânia, talvez seja o mesmo mas com designação diferente. O curso de preparação que falas sabes em que consiste?
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana! Eu desconheço que tipo de reuniões são essas. No meu caso o padre da minha paróquia disse-me que tinha apenas que fazer o curso de preparação para o matrimónio, não sei se será isso a que se referem as reuniões que falas.
    Após isso, só tenho que falar com padre mais perto da data para ele aprovar as leituras e vermos o alinhamento da cerimónia.
    Beijinhos Smiley kiss

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração