Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Patricia
Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)

Patita versão casada ~ timings dos meus preparativos

Patricia, a 25 de Outubro de 2020 às 15:00 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 14

Olá comunidade!

Já tinha algumas saudades de aqui vir e de fazer debates.

A verdade é que o COVID não me deixou muito tempo disponível para vir a esta maravilhosa comunidade partilhar o que ainda falta para ver do meu casamento que já foi há 1 ano (segunda comunidade sou Recém Casada)! Assim, e como muita gente já não se lembra de mim deixo aqui um debate onde me apresento um pouco melhor. Deixo também uma palavra de conforto para todas a meninas que viram o seu dia ser adiado por este vírus, com a certeza que dias melhores virão e que o vosso casamento será memorável. Mas sem mais demoras segue o conteúdo deste debate.


Durante o meu tempo de noiva, deparei-me com muitos comentários dizendo que era muito cedo ou muito tarde para procurar algumas coisa para compor o nosso grande dia, como quinta, vestido e assim, sendo que alguns destes comentários foram de fornecedores, chocante não?

A contratação dos fornecedores vai depender de muita coisa, como por exemplo se queremos casar em épocas altas ou intermédias onde a procura é muita, o quão longe estamos do local onde queremos usar o nosso vestido maravilhoso rendado, no fundo, cada casal saberá o que será melhor para cada um. Este debate, visa então, mostrar os meus preparativos e a minha visão.


Contextualizando o nosso caso. Ficámos noivos no dia de Natal de 2017 e casámos em Outubro de 2019. Ao todo foram 21 longos meses de noivado, com muitas coisas pelo meio. No nosso caso era impossível casar no Verão de 2018 isto porque não tínhamos férias para reunir com os fornecedores porque estamos a viver em Londres, além disso não tínhamos budget para celebrar o nosso casamento. Destes 21 meses, apenas comecei a enviar emails com 18 meses de antecedência para fornecedores como espaços (quintas) para marcar reuniões para o verão de 2018, altura em que tinha um casamento. Considero que fornecedores como quinta, fotografia e animação tenham de ser o nosso foco principal e inicial, tudo o resto se consegue. Vou agora deixar uma lista do que contratei com o link deles e também os nossos timings de contratação, que atenção, foram os nossos, podem ser diferentes para cada uma de vocês.

Escolha da data e estilo do casamento ~ Tínhamos uma data em mente 21 de Setembro de 2019 para fazer uma homenagem aos meus avós que infelizmente não viram a neta a subir ao altar. Dica: Tenham sempre mais que uma data na vossa mente, porque podem ter de alterar por variadas razões.

Quanto ao estilo, foi muito simples, rústico e simples. Aproveitámos para escolher também as cores, foram o azul céu e o lavanda (tirado de inspiração de um casamento de uma ex-colega).


Padrinhos, Damas de honor e Cavalheiros de Honra ~ Ambos escolhemos família para padrinhos e decidimos fazer o pedido cerca de 6 meses depois do pedido de casamento.

Quanto a damas de honor e cavalheiros de honra, foram escolhidos em momentos diferentes. Eu fiz o pedido mais ou menos 4-5 meses depois de ficar noiva com um vídeo e dei alguns miminhos 1 ano antes. Já o Bruno, fez o pedido mais ou menos 8 meses antes do nosso casamento.


Espaço ~ Quinta Marques da Serra, foi a escolhida para ser o local da nossa festa. Enviei email para eles em Março para visitar em Junho. Foram bastante rápidos na resposta aos e-mails e nunca tive problemas com a comunicação com eles. Ao todo enviei cerca de 15-20 pedidos de orçamentos para este género de fornecedores. Alguns recebi reposta que já estavam cheios, outros que não tínhamos os requisitos necessários, como número de adultos mínimos (sim, alguns espaços pedem mínimos, o nosso pedia 120 para o dia em que casámos) e outros nem responderam. Deste 15-20 espaços, vimos 4 ao todo. Destes 4, só 3 é que tinham o 21 de Setembro. Por questões de orçamento, decidimos mudar a data do nosso casamento para 2 semanas mais tarde, e ficou dia 05 de Outubro de 2019 o nosso maravilhoso dia. Reservámos o espaço com 15 meses.

A escolha de vinhos, bolo e ver decoração disponível foi com 9 meses de antecedência no OpenDay deles. A degustação foi 5 meses antes, sendo que eles foram super flexíveis com a nossa situação. Tivemos também uma última reunião com eles 2 dias antes para acertar os últimos pormenores e pagar.


Fotografo ~ Fotomiraflores. Aqui foi fácil, apenas vimos dois fotógrafos um deles até vimos em atuação no casamento da nossa amiga em Junho de 2018. Decidimos pela Fotomiraflores que tem acordo com a nossa quinta e desconto (e isto no mundo dos casamentos dá imenso jeito acreditem). Assim, fechámos o fotógrafo com 15 meses antes. Inicialmente só tínhamos fotografia com sessão de namoro incluída que fizemos 5 meses antes do grande dia. Em Janeiro de 2019, percebemos que o orçamento ia dar para adicionar o vídeo e o drone. Tivemos também uma última reunião para ultimar horários 2 dias antes do dia do casamento, altura também que fizemos o pagamento.


DJ e Música cerimónia ~ DJ Sérgio Tavares (Festa) + Musicristo (Cerimónia). Inicialmente não queria abrir muito os cordões na música, pensava que colocava o nosso amigo Spotify e estava muito bom, mas percebi rapidamente que não ia resultar muito bem. Assim, e sendo o Sérgio um dos melhores DJ de casamentos no nosso país (acreditem, foi ele que fez o nosso casamento ser o festão que foi) foi contratado com 14 meses antes e GRAÇAS A DEUS, isto porque passado 3-4 dias de o ter reservado ele recebeu um outro casamento para o mesmo dia que nós. Tivemos uma última chamada via WhatsApp com 1 semana antes do grande dia para perceber o que faltaria da nossa parte para o grande dia e explicar alguns momentos que queríamos incluir na nossa festa, como jogos e assim.

Quanto ao coro para a cerimónia, achei que ia ter a minha vida super facilitada isto porque faço parte de um grupo cristão na minha paróquia em Portugal e eram algumas pessoas que queria a cantar, só que não. No mesmo dia que o nosso casamento haviam 3 casamentos, o meu e mais 2 e seria impossível conciliar tudo, assim a 5 meses do casamento ainda não tinha coro e decidi contratar os Musicristo que são uma plataforma online com músicas para eucaristia, e que são também da nossa zona. Com o coro a última reunião também foi na semana anterior onde enviei o nosso missal para saberem as músicas que pretendia.


Estacionário ~ Pedimos inicialmente orçamentos para os convites durante os primeiros 6 meses de noivado, mas decidimos ser nós mesmos a fazer com ajuda do meu querido Tio que foi ajuda fundamental. Comecei a idealizar os meus convites com 16 meses de antecedência e ficaram finalizados 11 meses antes do casamento, altura que comecei a entregar aqui no UK e a enviar para outras partes do Mundo onde tinha família. Em Portugal entreguei com 8 meses de antecedência e dei data limite de confirmação 2 meses antes do casamento para ter tempo de organizar as mesas e andar atrás dos mais atrasados (sim, vão andar atrás das pessoas acreditem). ACONSELHO mesmo a fazerem o Save the Date, eu não fiz e arrependi-me, mas isso fica para outro debate. O resto do estacionário vem com outros checks. Relativamente aos prazos normais para entrega do convite são mais ou menos 4-6 meses antes do grande dia.


Moda Nupcial (Noiva) ~ Acreditem varia muito. Decidi comprar o meu vestido na Enlace Dourado (loja que recomendo vivamente para as meninas da minha zona). Entrei pela primeira vez numa loja de noiva por divertimento 15 meses antes do casamento, comprei o vestido exatamente 1 ano antes do grande dia. Procurei em 2 lojas ao todo onde fui bastante bem atendida em ambas. Fiz prova do meu vestido 5 meses antes de uma última prova 5 dias antes do grande dia.

A Makeup e Cabelo foi com a Ana Sofia Gonçalves juntamente com a Inês Salsinha, que tinha acordo com o nosso espaço. Reservei 13 meses antes do casamento e fiz prova 5 meses antes também. No dia foram a minha casa e correu tudo lindamente e gostei do resultado final, apesar do meu cabelo ser bastante pesado e no dia fiquei com 2 penteados em 1 por coincidência.

Os Sapatos comprei na and I wonder Wedding que desde sempre queria ter uns sapatos deles no meu grande dia, mas foi dos fornecedores mais complicados, comprei 9 meses antes (apesar de ter tentado contacto com mais de 1 ano sem sucesso). Comprei com este tempo todo e mesmo assim tive problemas com a entrega, felizmente correu tudo lindamente e os sapatos são caros mas muito bons, aguentei durante mais de 12 horas com os sapatos.

Os acessórios, o toucado fiz na Blossom Toucados, a Sara foi um amor e fez um toucado lindo que será a jóia que passarei um dia se tiver uma filha. Comprei também com 9 meses antes do grande dia e tive a felicidade de acompanhar os passos da sua confecção. Os brincos comprei na Bponto 6 meses antes e demorou cerca de 2 semanas até tê-los em minha casa.

O véu e o saiote veio do nosso sempre e fiel amigo Ali express, isto porque o véu que mais gostei custava 350euros e não queria gastar muito em algo que era apenas para usar na Igreja. O véu como errei na cor tive de comprar dois, e comprei o primeiro 10 meses antes do grande dia e depois o segundo 4 meses antes. O saiote foi com 10 meses também que o comprei.

A lingerie, comprei a da noite de núpcias e o que ia usar na preparação com 10 meses, aproveitando os saldos. A do grande dia foi com 5 meses antes e a do dia seguinte foi oferta. A liga, foi a primeira coisa que tive para o meu casamento e foi oferecida pela minha mãe 15 meses antes do grande dia.

A depilação fiz 2 dias antes do casamento e fui há manicure e pedicure no dia anterior ao grande dia e bastou, assim não tive a infelicidade de estragar o resultado final.


Moda Nupcial (Noivo) ~ É talvez nestas alturas que desejamos ser homens, eles é tão simples. O Bruno fez o fato dele em alfaiate numa loja que conhece desde miúdo. Foi escolher o fato a 9 meses antes do casamento, comprou logo camisa e gravata. A 5 meses fez a prova e depois uma última também 5 dias antes do grande dia.

Os sapatos, comprou 6 meses antes em Londres para fazer bainhas das calças do fato.

De acessórios, o relógio foi oferta minha e comprei em saldos 7 meses antes com gravação; os botões de punho foi a primeira coisa que comprei para ele, exatamente 1 ano antes do casamento.

Relativamente a cuidados de beleza (sim, o noivo pode e deve de fazer também), fez barba e cabelo 5 dias antes do casamento e foi aparar a barba 1 dia antes.


Igreja ~ Tínhamos algumas opções diferentes, escolhemos a Paróquia do padre que fez a nossa benção das pastas. Assim fui falar com o padre com 1 ano de antecedência e saber se tinha agenda, ficou logo marcado e disse-me que não seria necessário CPM, ou seja, menos uma preocupação. A 5 meses, fui falar com ele e fui há minha paróquia para ultimar o processo de casamento. No dia anterior tratei da decoração e falei com o senhor padre também para ultimar coisas para o dia seguinte. Quanto ao https://www.casamentos.pt/forum/o-missal-da-patita--t220107">missal, foi também uma dor de cabeça, aliás fui para Portugal na semana anterior ao casamento sem missal aprovado a 100% mas sempre pensando seja o que Deus quiser. Por especial favor tive cerimónia com missa e ainda recebi um grande elogio.


Decoração e Flores ~ A decoração do espaço ficou a cargo da CasArt visto que o espaço tinha acordo com eles. Tivemos uma primeira reunião a nosso pedido a 5 meses do casamento onde mostrámos o que desejaríamos e escolhemos a decoração final. 2 semanas antes enviámos um Excel a pedido delas e 3 dias antes tivemos a reunião final e pagamentos.

As flores da igreja e arranjos florais, pedi imensos orçamentos mas achei demasiado caro e pedi ajuda há minha tia que prontamente se disponibilizou para ajudar, ela gosta de fazer este tipo de coisas. Decidi ir ao MARL ver preços 5 meses antes do casamento e 3 dias antes fui comprar as flores para a igreja. Na noite anterior decorámos a Igreja e poupança feita.

O meu bouquet e boutonnièr ficou a cargo da Happy Day. A Eva foi 5 estrelas desde da primeira reunião até ao dia do casamento. Reservei os serviços dela com 4 meses de antecedência e no dia entregou-me o bouquet em casa sem ter de sair do meu conforto.


Lua de mel ~ Começámos a pensar onde ir com mais ou menos 1 ano antes visto ser uma prenda de casamento da minha mãe. Comprei a 10 meses do grande dia pelos saldos da British Airways, podem ver o meu debate da minha lua de mel aqui.


Alianças ~ Comprámos na Mirabela depois de vermos em muitos locais foi o preço mais acessível que encontrámos. Encomendámos a 9 meses do grande dia e 5 meses antes fomos buscá-las.


Abertura de Processo ~ O da igreja abrimos a 15 meses do grande dia na paróquia da noiva e o do civil foram 5 meses antes. ATENÇÃO o processo civil só tem 6 meses de validade, obviamente que com o COVID isto alterou mas pensem sempre nisto. Como casei pela igreja pude abrir em qualquer registo civil não teve de ser onde ia casar.


Lembranças e topo do bolo ~ Aqui vai depender do que querem, se querem como eu serem vocês mesmas a fazer as lembranças não precisam de grandes preocupações, se quiserem encomendar vejam os tempos de entrega e assim.

O topo do bolo comprei dois, um em madeira aqui em Londres e o outro mandei fazer na Arte q.b a 4 meses do grande dia, chegou 3 dias antes mesmo a tempo de deixar tudo na quinta.


Despedidas de Solteiros ~ Eu tive duas, uma em Londres com mais ou menos 3 meses antes do casamento e tive a maior 1 semana antes do casamento. O Bruno apenas teve uma a 1 semana do casamento tal como eu. Foi apenas uma semana antes pela questão de estar fora de Portugal. Ainda assim, pessoalmente gostei que fosse uma semana antes, isto porque foi o começar as festividades que terminaram na semana seguinte com o grande casamento.


Como disse na secção do estacionário obviamente que outras anualidades fui tratando ao longo do meu noivado como por exemplo missais, Kit toilet, Lágrimas da alegria, varinhas da felicidade, raspadinhas, entre tantas outras manualidades que fiz. O seating planner fiz com 2 semanas de antecedência visto que andei até há última com confirmações pendentes, obviamente que fui fazendo um draft e depois foi só tirar.

Ao longo dos meus preparativos senti que não fiz nada em cima do joelho, o facto de estar longe e nas semanas antes de regressar a Portugal era caóticas no sentido que queria tentar levar o máximo que conseguia comigo; aliado ao facto de estar grande parte do tempo no meu serviço sozinha não ajudou muito. No final do casamento sentia que o que queria tinha conseguido e 2 dias antes deu para relaxar e não pensar mais no casamento.


Em termos de organização se querem ter tudo em papel aconselho comprarem ou mesmo vocês fazerem uma agenda da noiva (tive uma mas que não terminei de usar, ficou de recordação), mas também, podem ver a agenda da comunidade, tem todos os tempos que necessitam e também podem ajustar às vossas necessidades, confesso que removi algumas coisas que não faziam muito sentido para mim. Também o seating planner também ajuda imenso e têm também a secção da lista de casamento que também facilita imenso.

Para meninas que estão no estrangeiro tal como eu, deixo um debate que fiz enquanto noiva onde sobre organização com algumas dicas. No fundo o truque é não entrarem em pânico e em stress, sinto que fiz tudo com muito pouco stress, apenas tive alguns problemas com os sapatos e com o missal, mas fora isso nada correu mal porque sinto também que escolhi fornecedores em quem podia confiar.


Espero que tenham gostado deste longo debate e algumas coisas que fiz podem também ver nas hiperligações que fui deixando.


PODES VER MAIS AQUI 👇🏻

👉🏼 Custos vs Prendas

👉🏼 Q&A Patita

👉🏼 Countdown a 5 dias do casamento

👉🏼 Countdown ~ a 300 dias do casamento


Beijinhos Smiley heart

14 respostas

Última atividade por Claudia, a 6 de Novembro de 2020 às 09:36
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patrícia!

    Isto é que são dicas preciosas. Smiley kiss

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia. Directa e concisa..obrigada pelas dicas!😉
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Patita, que bom ver-te por aqui Smiley heart Como estás a aguentar com isto do covid? Muito obrigada por mais um debate incrível e tens toda a razão, não existe timings certos, cada casamento é diferente e deve ser planeado por e para os noivos 😘 um beijinho darling!!

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patita, que óptimo debate 😁. Vai ajudar muitas noivas aqui na comunidade ❤️.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente Patita! Tao bom ler os teus debates que sempre me ajudaram a organizar o meu! Excelentes timings! É uma excelente ajuda ver o que cada noiva fez com o tempo de noivado que lhe foi dado! Bjs
    • Responder
  • Ana Miranda
    Noiva Constante Abril 2022 Braga (Concelho)
    Ana Miranda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Está brutal!! Grandes dicas👏🏼
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoro o debate Patricia 💕 excelentes dicas 😍
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patita. Adoro este tipo de debates. Especialmente para nós, noivas emigradas, ajuda-nos imenso ter o feedback de alguém na mesma situação que nós 😁
    Bjs
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patrícia! Obrigada pelo teu debate, está super detalhado! Eu também estou em UK, mas estou com bem menos tempo para os preparativos... a 4 meses do dia C, acho que vou panicar.

    Mas espero que corra tudo bem!

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Patita. Que debate tão completo como sempre 😊. As noivinhas irão agradecer as tuas super dicas 😉. Beijinhos
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patricia,
    Excelente debate, muito boas dicas 😍😘
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que belas dicas.

    Como eu disse no outro debate só temos 9 meses para preparar, digamos assim. Começamos a pedir orçamentos de quintas e fotografos em Fevereiro, em Março veio a pandemia e em Setembro é que visitamos e reservámos a quinta. Só fomos a uma, sou muito prática e já sabia que possivelmente seria aquela, a ida foi só para ter a certeza Smiley sexy
    Felizmente com o covid muita gente está habituada com as videochamadas, ninguém tem estranhado.Smiley smile
    Vamos a Portugal em Março uma semana e sei que vamos andar a correr.
    Casamos a 19 de Junho. Smiley heart Mas também sou muito organizada e as coisas estão encaminhadas.O vestido comprei cá em Londres o que me facilita a vida.
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uau tanta coisa Smiley love Smiley love

    Se não fosse esta comunidade não sei como é que conseguiria.Vou ler o teu debate sobre estar no estrangeiro. Também estou em Londres mas oficialmente só tenho 9 meses para organizar o casamento Smiley catface
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bom ter casadinhas que nos ajudem com estas dicas maravilhosas, muito obrigada 🙏🏻
    Eu estou a pensar mais o meu namorado casarmos em setembro de 2022 e as pessoas dizem que ainda falta bastante tempo e que já estou a pensar em tanta coisa para que, mas não pode ser tudo em cima da hora, e penso muito que com isto do vírus nos próximos 2 anos, como já vi uma noticia, irá haver muitos casamentos e pode não haver os serviços que nós queremos para a nossa data e tenho medo disso 😕 mas no início do próximo ano vamos começar a pedir orçamentos aos fornecedores ☺️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração