Valery Zonov
Valery Zonov

O relógio biológico começa finalmente a dar horas e, em vez de pensarem em vestidos de noiva e na música que vos acompanha até ao altar, dão por vocês a imaginar um futuro rodeados de crianças! Ter filhos é um grande passo na vida de qualquer casal e uma decisão que mudará o vosso futuro para sempre. Há quem deseje ser pai/mãe muito antes de ter o anel de noivado e, há casais que levam anos até se comprometerem com algo tão definitivo! Mas quando chega a hora H, é importante reunir uma série de condições que vos permitam dar esse passo e, a saúde é o fator principal antes de decidirem ser pais! Sabiam que a vossa alimentação pode condicionar – e muito – a fertilidade? Se já trataram dos convites de casamento, venham conhecer os 10 alimentos que aumentam a fertilidade masculina e feminina!

1. Frutos secos

Ricos em zinco, um mineral essencial na saúde reprodutora, as nozes e outras sementes têm também uma grande concentração de selénio, um mineral que protege os óvulos maduros dos danos provocados pelos radicais livres, criando uma camada protetora. No caso do sexo masculino, comer uma dose de nozes por dia ajuda a melhorar a qualidade dos espermatozoides no que toca à concentração, vitalidade, movimento e forma. A par disto, o consumo regular de frutos secos ajuda a estimular o sistema imunitário – essencial para um organismo saudável.

2. Brócolos 

A par da couve-flor, do agrião e da banana, os brócolos são alimentos ricos em vitamina B6 que, juntamente com o zinco, favorece a produção de hormonas sexuais. Se não gostam da sua versão cozida a vapor, experimentem salteá-los e adicioná-los a saladas e sopas para uma refeição leve e cheia de nutrientes!

3. Espinafre

Rico em antioxidantes, vitamina E, ácido fólico e ferro, está comprovado que o consumo regular de espinafres dá à mulher nutrientes essenciais para um sistema reprodutor saudável. O ferro e os antioxidantes presentes nos espinafres ajudam também a melhorar a qualidade dos espermatozoides.

4. Ostras

Sim, este célebre afrodisíaco não tem apenas essa vertente quando consumido pelo casal. É também uma excelente fonte de zinco – um must quando tentam conceber um bebé! As ostras podem ser servidas em canapés na recepção, após trocarem alianças de casamento, mas são especialmente importantes se querem ser papás em breve!

5. Mel

Este néctar doce não é apenas uma opção para o vosso bolo de casamento simples. O mel é rico em vitamina B, que é necessária para a produção de testosterona, possuindo também aminoácidos e minerais que melhoram a qualidade dos espermatozoides e fortalecem o útero e os ovários.

6. Aveia e centeio

Cereais como a aveia, o arroz e o trigo integral, o centeio e a quinoa têm concentrações altíssimas de vitaminas B e E. Estas vitaminas são grandes promotoras do equilíbrio hormonal e da produção de óvulos e espermatozoides saudáveis sendo, assim, essenciais para uma boa saúde reprodutora.

7. Feijão e lentilhas

Há inúmeros estudos que referem que as mulheres que consomem proteína de fontes vegetais – ao invés das animais – são menos propensas a experienciar problemas de ovulação. Estas leguminosas são também uma excelente fonte de ácido fólico, um nutriente importantíssimo para ter embriões saudáveis. A par disso, são uma valora fonte de fibra.

8. Bagas

Frutos vermelhos e silvestres como framboesas, mirtilos, groselha, cereja e amoras estão repletos de antioxidantes, que ajudam a preservar a integridade das células dos danos e envelhecimento. Mirtilos e framboesas, em especial, são autênticas superfoods tanto para homens como mulheres que querem aumentar a fertilidade. Além disso, são super versáteis, podendo ser consumidos em lanches e snacks ou adicionados a sobremesas ou papas de aveia, por exemplo. Essenciais se querem organizar um brunch para anunciar o vosso noivado, as bagas têm vindo a ganhar imensa popularidade ao enfeitar o topo dos bolos de casamento.

Chefs Agency
Chefs Agency

9. Peixe

O denominado “peixe azul”, como o atum, a sardinha ou o salmão, é uma das maiores fontes de ácidos gordos, como ómega-3 e ómega-6, essenciais para garantir o equilíbrio hormonal. Estes peixes são também altamente benéficos para o sistema imunitário e para a saúde dos ovários, dos óvulos e espermatozoides, ajudando na fertilidade em geral.

10. Citrinos

Frutas cítricas como laranja, toranja, lima ou clementina são uma das melhores fontes de vitamina C e são também ricas em potássio, cálcio e ácido fólico – uma vitamina que ajuda a regular a ovulação e a criar um ambiente saudável para a implantação dos óvulos. A par de outras porções de fruta – como morangos ou kiwis – acrescentem uma fruta cítrica por dia à vossa dieta, um hábito facílimo a implementar antes de trocarem alianças de ouro branco!

Se todos estes alimentos conseguem aumentar a fertilidade do casal, também há aqueles a evitar se o vosso próximo objetivo passa por aumentar a família! O café, as farinhas e açúcares refinados – presentes em bolachas e pastelaria (ok, o vosso bolo de casamento é uma exceção) - as gorduras saturadas e os hidratos de carbono simples, o álcool e o tabaco são hábitos a evitar se queres ser saudável por dentro e por fora! Aquele vestido de cerimónia vai assentar mil vezes melhor se, gradualmente, tiverem adotado hábitos alimentares mais saudáveis. Mas como não é só na cozinha que se criam rotinas saudáveis, habituem-se a aumentar o consumo de água, a praticar desporto e a relaxar sempre que necessário. Todos estes fatores conjugados vão ser responsáveis pelo vosso bem estar geral e promover a saúde sexual!