Azulclaro Fotografia
Azulclaro Fotografia

Garantir um aspeto intacto e sempre brilhante requer alguns cuidados de limpeza, que podes começar a pôr em prática com o anel de noivado! Ter uma aliança gloriosa, tal e qual como te lembras dela no dia em que usaste o vestido de noiva será sempre motivo de orgulho quando olhas para a tua mão, daí que seja tão importante protegê-la e seguir uma rotina para preservar a sua integridade. Quando está mais brilhante e polida, é também uma forma de avaliar se houve alterações com o tempo ou se alguma pedra perdeu a forma ou os contornos – motivo mais do que suficiente para fazer uma visita ao joalheiro. Se já entregaram as lembrancinhas de casamento e agora a preocupação é manter em viva a memória desse dia único, descobre como o fazer.

1. Antecipar com medidas de proteção

Para que não tenhas de recorrer a limpezas tão frequentes, há que prevenir e, isso passa inevitavelmente por evitar aquelas situações em que submetemos as nossas mãos a desgaste. Usar sempre luvas quando tocamos em produtos de limpeza, para evitar riscos, desinfetar e lavar bem as mãos ao longo do dia são pequenos passos de rotina que não devem falhar.

4Memories
4Memories

2. Cuidados diários

O desgaste natural, os cremes e o protetor solar são alguns dos principais agentes que levam à oxidação, tanto das alianças de ouro branco como das de prata. O primeiro passo para evitar que o anel precise de uma limpeza mais pesada é, assim, fazer uma limpeza diária. Retirar a aliança uma vez por dia e passar um pano de flanela seco reduz o óleo e resíduos que se podem vir a acumular.

3. A combinação ideal

A forma mais simples e eficaz de limpar as alianças de casamento é utilizando apenas dois ingredientes que toda a gente possui em casa. Água morna e detergente serão os teus melhores aliados e, para tal, tens apenas de mergulhar o anel no líquido, misturar um pouco de detergente até fazer espuma e deixar as alianças imersas até a água arrefecer. De seguida, esfrega-as com cuidado com a ajuda de uma escova de cerdas macias, repetindo o processo até ficares satisfeito com o resultado.

Olhar de Lado
Olhar de Lado

4. Usar uma escova pequena

Utensílios de pequenas dimensões são preferíveis para tratar o aspeto dos anéis. Para limpar joias, é preferível recorrer a uma escova de dentes de tamanho infantil, de cerdas macias, do que a uma escova própria para limpeza, já que esta última vai ser mais abrasiva. Se alguma sujidade for mais teimosa em sair, basta passar algumas vezes e repetir o processo da água morna, sem que seja necessário fazer muita força ou insistir e correr o risco de riscar o anel.

5. A frequência certa

Manter um diamante impecável requer que o limpes aproximadamente uma vez por mês. Aquele aspeto reluzente que fazia o vestido de noiva com renda brilhar precisa de consistência e, quanto mais exposta for a pedra – o que acontece mais em anéis de noivado – maior a superfície para o acumular de sujidade e bactérias. É também recomendado que recorras a uma limpeza profissional pelo menos uma vez por ano, enviado o anel para um joalheiro, onde além de um novo polimento, é feita revisão e limpeza gerais!

6. Conhecer os materiais

Ter as alianças de casamento na mão é um momento indescritível, mas sabem de antemão de que são feitas? Se as vossas joias possuem diamante, rubi ou safira, usar água morna e sabão neutro, ou outro produto de limpeza, pode ser a solução. No caso de pedras mais frágeis e porosas, como as esmeraldas, as opalas e as turquesas, o uso destes produtos já é desaconselhado, devendo manter-se o básico de sabão e água morna.

Frame - fotografia & vídeo
Frame - fotografia & vídeo

Sabemos o quão importante é manter esta joia intacta, e isso passa por uma rotina de cuidados e limpeza que permita aumentar a sua durabilidade e um aspeto incrível tal como no dia em que subiste ao altar com o penteado de noiva. Atos simples como removê-la antes do banho, da prática de desporto ou mesmo em dias de maior calor vai ajudar a que se mantenha impecável como te lembras dela a brilhar quando entregavam lembrancinhas de casamento.