Pedro Castro Fotógrafo
Pedro Castro Fotógrafo

O rosto é o nosso cartão de visita, tantos são os cuidados com a pele, a sua hidratação e a prevenção do envelhecimento, que a barba não poderia ser deixada de lado na equação! O penteado de noiva é um dos primeiros detalhes que saltam à vista quando sobes ao altar e, no caso do noivo, a barba está definitivamente no pódio Se já enviaram os convites de casamento, a estética e beleza deve ocupar um lugar de destaque no vosso calendário e, se queres que a barba esteja impecável ao final do dia quando cortarem o bolo de casamento, começa por cuidá-la da melhor forma!

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

Cuidados com a barba… para quê?

Dar-lhe um aspeto bonito e cuidado não é tão fácil quanto muitos homens imaginam. Afinal, quanto maior for a barba, mais cuidados exige – este é um facto. Há que ter em atenção a densidade e textura do pelo, o comprimento, forma e, claro, o aspeto que procuras alcançar! Tal como o teu cabelo ou o penteado com caracóis da noiva, existem cuidados e muita dedicação.

A manutenção

Muitos homens ficam-se apenas pelo aparar regular da barba para a manter cuidada e com um aspeto saudável, mas se queres dar aquele extra touch, não te fiques por aqui! Cortar e aparar é sem dúvida uma rotina essencial e, para tal, podes fazê-lo tu próprio ou optar, excecionalmente, por colocar-te nas mãos de um barbeiro de confiança, para um tratamento de excelência. A par destes cuidados básicos para que troques alianças de casamento no teu melhor, deves também lavar a tua barba com shampoo e produtos próprios e adequados à tua pele e tipo de pelo.

Rui Teixeira
Rui Teixeira

Após a lavagem

Depois dos cuidados básicos de lavar e higienizar o rosto, tanto a pele como os pelos faciais necessitam dessa dose extra de hidratação não só para resistir à adversidade do tempo e dos agentes externos, como para proporcionar um aspeto mais cuidado! Se a pele precisa de ser diariamente limpa, tonificada e hidratada – nunca dispensado a ação de séruns – também a tua barba pode beneficiar destes cuidados extra, que certamente lhe vão dar um brilho excecional!

Óleos: todos os benefícios

O óleo da barba serve precisamente para hidratar os pelos (e a pele) e para que seja mais fácil moldá-los consoante o look que pretendas. Com a ação emoliente deste produto, os pelos perdem aquele aspeto áspero e ressequido, dando lugar a uma barba macia e moldável! Certamente já viste a tua cara metade por inúmeras vezes a hidratar o cabelo para fazer um penteado com tranças e, com a barba o princípio é o mesmo!

Aroma

Já falamos da importância da hidratação e do aspeto cuidado e saudável que proporciona ao teu rosto. Agora, resta-nos falar do aroma! Diz adeus ao after shave e a produtos com álcool na sua composição – que apesar do efeito fresco e revigorante, acabam por secar os tecidos e desidratar a camada superficial da pele – e troca-o por óleos. Não só vais sentir uma hidratação profunda logo à primeira utilização, como vais desfrutar de um aroma incrível.

Caio Veríssimo
Caio Veríssimo

Quando utilizar?

O óleo serve somente para as barbas mais compridas, o que significa que pelos mais curtos ou junto à pele facilmente podem dispensar este cuidado. Se ser barbudo é a tua imagem de marca e não queres abdicar dela quando sobes ao altar para finalmente tocar alianças de ouro branco, então investe nestes cuidados! Quando mais longa for a barba, mais longe está da pele, tornando difícil a hidratação. Aplica o óleo após o banho ou depois de lavar o rosto e a barba com água quente pela manhã – a temperatura e o vapor abrem as cutículas e facilitam a penetração do produto.

Modo de aplicação #101

A quantidade depende da extensão e volume da barba, mas normalmente, 4 a 6 gotas são suficientes para uma hidratação profunda. Com o óleo diretamente nas palmas das mãos, esfrega vigorosamente para “aquecer” o produto. De seguida, aplica-o no sentido do comprimento, deixando as pontas sempre ligeiramente mais saturadas do que a raiz do pelo, sempre em movimentos alternados e uniformes.

Timeless Studio - Fotografia e Vídeo
Timeless Studio - Fotografia e Vídeo

Tal como aplicas alguma exigência na escolha do bolo de casamento, procura também saber a origem dos produtos neste campo e, sempre que possível, opta por ingredientes naturais nos produtos que colocas no rosto. Rótulos que contenham óleo de argão, óleo de jojoba, semente de uva, etc, proporcionam à barba e à pele uma absorção progressiva do produto ao longo do dia e, quem sabe não serão uma excelente lembrancinha de casamento para oferecer aos padrinhos! Para facilitar ainda mais a ação de espalhar o produto, podes optar por fazê-lo com a ajuda de um pente. Depois, é só esperar que a barba absorva o óleo e estás pronto para mais um dia!