Ir para o conteúdo principal
Casamentos

O que escrever no livro de honra: 9 ideias para pôr em prática

Para eternizar o grande dia, quase todos os noivos optam por ter um livro de honra. Se temes perder a criatividade no momento de dedicar algumas palavras aos recém-casados, não percas este artigo! Vamos dar-te 9 ideias muito especiais!

Ideia Genial

O livro de honra é um elemento do casamento que é muitas vezes esquecido pela parte dos convidados. No entanto, para os noivos, pode ser uma recordação que guardarão para a vida, a par com as fotografias do casamento. Geralmente, são livros em branco, colocados em locais da sala onde se celebra o copo de água e onde os convidados deixam mensagens e dedicatórias para os noivos! Se já tens o convite de casamento e queres ter algumas ideias originais para quando se aproximar o momento, não percas estas dicas!

1. Palavras de afeto

Aproveita esta oportunidade para expressar o quanto te sentes feliz por fazer parte deste dia e por ter uns amigos tão especiais, que te inspiram a acreditar no amor. Quanto mais próxima for a vossa relação, mais completa e afectuosa deve ser a mensagem. Os noivos vão ficar enternecidos com as tuas palavras cheias de carinho! 

2. Uma frase memorável

Tens uma private joke com um dos noivos? Um filme favorito em que conhecem todas as deixas ou alguma frase especial que vos recorde momentos divertidos ou afetivos? Está na hora de a pôr em prática! No livro de honra poderão dar asas à imaginação e escrever aquelas frases especiais que vos fazem sempre rir ou soltar uma lágrima.

3. Descrição do que sentiste

Os noivos vão tentar ao máximo estar com todos os convidados no grande dia, mas, dificilmente vão saber o que sentiram em todos os momentos até cortarem o bolo de casamento original! Porque não aproveitar para descrever o que sentiste quando viste os noivos subir ao altar, iniciar a primeira dança ou cortar o bolo de casamento? Descrições detalhadas valem muito a pena!

4. Memórias intemporais

Sejam memórias do tempo da faculdade, ou de infância, trazer esses sentimentos, sempre emotivos para a escrita da mensagem, pode ser uma boa ideia. Para além de explorar a relação com os noivos, permite-lhes olhar para trás com carinho, antes do início da vida a dois. Certamente que os vai deixar de lágrima no canto do olho.

Miminhos Rita Catita

5. Fotos especiais!

Não há nada melhor do que uma fotografia para eternizar o momento! Porque nem tudo tem de ser por escrito, uma polaroid com os noivos, onde danças com o teu vestido de gala comprido, uma foto do baú que mostre algum dos noivos em criança ou uma foto da vossa família ou grupo de amigos todo reunido... E, para rematar, uma legenda à medida de cada foto! Os noivos vão adorar!

6. Uma piada

Se são desse género sarcástico e não dispensam um bom momento de humor, que tal surpreender o casal com uma piada quando finalmente abrirem o livro? No meio de tantas declarações e dedicatórias, uma gargalhada vai ser a prenda de casamento perfeita para os noivos! Só é preciso garantir que os noivos têm o mesmo humor que tu, para que não haja más interpretações.

7. Votos de felicidade

Porque afinal, o casamento marca o início de uma nova era e tu queres que os noivos sejam felizes para sempre, nada como desejar-lhes toda a alegria e sorte do mundo para o início da sua vida a dois! Desejar felicidade e amor inesgotável será sempre uma forma muito positiva de fazer com que sintam que têm o teu apoio.

Miminhos Rita Catita

8. Um poema

Não há nada mais romântico do que a poesia, por isso, solta a tua veia mais lírica e aproveita a oportunidade para dedicar uns versos aos noivos. Se a poesia não é a tua praia, podes sempre optar por algum poeta que celebre a força do amor. Inspira-te em Carlos Drummond de Andrade, Pablo Neruda, Eugénio de Andrade e Vinicius de Moraes; de certeza que vais encontrar os versos perfeitos! 

9. Um desenho

Porque tu preferes ir ao sabor da corrente e deixar que tudo aconteça sem planear, improvisar um desenho pode ser uma boa saída na hora de deixar uma marca no livro de honra. Um desenho dos noivos no altar, duas alianças entrelaçadas, uma caricatura divertida...  

Escrever no livro de honra é um gesto bonito e carinhoso e deves dedicar esse tempo com os noivos para que possam ler os vossos testemunhos durante muitos anos. Se ainda não decidiste o que escrever, não te preocupes. Uma simples frase onde expresses a tua alegria e tudo o que desejas ao casal neste dia, ou um agradecimento especial por te terem pedido a opinião para escolher o vestido de noiva serão sempre uma ótima opção!