Framous
Framous

Gastaram demasiado com as alianças de casamento e o copo de água? Não podem ausentar-se do trabalho? Têm pessoas que dependem de vocês? Não se preocupem, caros noivos! Do mesmo modo que conseguiram encontrar um vestido de noiva barato e umas lembrancinhas de casamento de última hora, também vão arranjar um destino esplendido para a vossa mini moon! Se se sentem pouco inspirados, anotem os nossos 8 destinos preferidos para ver em três dias.

Mas antes de tudo... o que é uma mini moon?

A palavra diz tudo, não é? Apesar de não ter uma duração estabelecida, geralmente considera-se que uma mini moon dura 72 horas. Trata-se, em suma, do que em Portugal apelidamos de "escapadinha" ou "city break", mas com um cariz mais romântico, já que se trata da primeira viagem que os recém-casados fazem juntos. Seja por questões financeiras ou de organização, são cada vez mais os noivos que optam por este tipo de passeio, seja dentro do nosso país ou algures pela Europa. 

Feel Creations - Photo & Film
Feel Creations - Photo & Film

De Barcelona a Paris, são muitos os destinos maravilhosos que podem conhecer em três dias. No entanto, para fugir um pouco ao óbvio, selecionamos os seguintes destinos para inspirar-vos:

1. Bruges (Bélgica)

  • Melhor época para ir: de maio a setembro

Recheada de canais, edifícios históricos, praças e jardins, Bruges é uma cidade de conto de fadas! Localizada a uma hora de comboio de Bruxelas, esta ville encantada é ideal para os que querem uma escapadinha romântica, tranquila e inspiradora. Locais imperdíveis? A Basílica do Sangue Sagrado, o Groeningemuseum, o complexo de Béguinage, a Grote Market e a Torre Belfort e, para os amantes da mítica cerveja belga, a cervejaria De Halve Maan. 

2. Dubrovnik (Croácia)

  • Melhor época para ir: de maio a setembro

Conhecida como "a pérola do Adriático", Dubrovnik é uma cidade fabulosa para os que procuram um destino de praia original. Com uma beleza urbanística e natural incomparável, Dubrovnik é também um destino de sonho para os fãs da série Game of Thrones, já que oferece vários tours por alguns dos seus cenários mais emblemáticos. Como se não bastasse, aqui também se pode desfrutar de uma gastronomia deliciosa, dominada pelo peixe e marisco. 

3. Nice (França)

  • Melhor época para ir: de abril a outubro 

Outro destino de praia, descanso e boa gastronomia! Localizada na famosa Riviera Francesa (também conhecida como Côte d'Azur), Nice é uma cidade charmosa e cheia de encantos. Os mais emblemáticos? A Promenade des Anglais, a Colline du Château, o Museu Matisse e as ruelas carismáticas da Vieux Nice. Uma vez aqui, também podem aproveitar para dar um saltinho a Cannes e/ou a Saint-Tropez. 

4. Verona (Itália)

  • Melhor época para ir: de abril a outubro 

Para os mais românticos, Verona é o destino ideal! A cidade de Romeu e Julieta tem muito para oferecer, tanto a nível de museus e monumentos como de gastronomia. Para além da varanda de Julieta, aqui também devem visitar o Castelvecchio, a famosa Arena de Verona, a Piazza delle Erbe, a Igreja de São Pedro e a Ponte Pietra, que atravessa o rio Ádige. No plano gastronómico, não deixem de provar um prato de pastissada de caval e de bigoli alla Cimbra.

5. Bilbao (Espanha)

  • Melhor época para ir: de junho a setembro

Com um casco viejo fascinante e um dos museus mais famosos da Europa, Bilbao é o destino ideal para os que procuram uma combinação equilibrada de boa gastronomia e cultura. Pelas margens do rio Nervión poderão descobrir magníficas praças, teatros, galerias e museus, já para não falar de bares e restaurantes de renome, onde os pintxos são elevados a arte! Mas há mais: Bilbao também conta com 10 restaurantes com estrella michelín, o que a faz perfeita para os que procuram experiências top notch

6. Edimburgo (Escócia)

  • Melhor época para ir: de junho a setembro

Para os querem uma viagem repleta de história, arte e cultura, a capital da Escócia é o destino ideal! Passear pela Royal Mile, visitar o castelo e o jardim botânico e, para fechar o dia em grande, contemplar o entardecer no topo do Calton Hill... o que é que se pode pedir mais? Se são amantes do whisky, não deixem de aproveitar esta viagem para degustar alguns dos melhores single malt do mundo ou até para marcar um One Day Tour às destilarias das redondezas. 

7. Zurich (Suiça)

  • Melhor época para ir: de maio a setembro

Zurich é a maior cidade da Suíça e uma das mais ricas da Europa. Construída nas margens do Lago Zurich e do Rio Limmat, esta metrópole está recheada de edifícios, jardins e recantos mágicos, da avenida Bahnhofstrasse ao miradouro de Lindenhof. Os que adoram cultura não podem perder a oportunidade de visitar o Riteberg - que é o maior museu de arte não europeia na Europa -, e o Landesmuseum. Outra experiência imperdível? Visitar todas as lojas de chocolate da cidade!

8. Marraquexe (Marrocos)

  • Melhor época para ir: de março a maio e de setembro a outubro

Sensual, exótica e colorida... assim é Marraquexe, a cidade marroquina que podem visitar - e amar! - em 72 horas. Atrações imperdíveis nesta pérola africana? A Medina de Marraquexe - que é o coração da cidade -, a famosa Praça Jemaa el-Fna, a exuberante Mesquita Koutoubia, a antiga Madrassa Ben Youssef e o Jardim Majorelle, que conta com mais de 3000 espécies de plantas. Se tiverem tempo, podem ainda marcar um passeio de dromedários pelo deserto. 3 dias absolutamente inesquecíveis!

Já escolheram o bolo de casamento, as alianças, os vestidos de cerimónia das damas e as playlists... e a lua de mel? Se querem optar por uma escapadinha rápida e prática, considerem os destinos que vos indicamos! Qualquer das cidades mencionadas tem imenso para oferecer, consoante o tipo de turismo que queiram fazer. Qual é a vossa preferida?