Casamento da Mariane & Ricardo

A mãe da noiva: aquela pessoa que ajuda a escolher os convites de casamento e a tratar do seating plan, que acompanha a filha nas provas do vestido de noiva e que ainda arranja tempo para dar uma mãozinha com as lembranças... Definitivamente, o seu apoio na fase dos preparativos é fundamental! Então, para que o seu look esteja à altura da sua importância no grande dia, é imprescindível que se sigam algumas dicas. Hoje vamos ajudar a mãe da noiva a encontrar o vestido de cerimónia perfeito para esta grande ocasião, falando das melhores cores, cortes, penteados e paletes de maquilhagem: 

Mint Tea Photography

Nem demasiado conservador

Geralmente, a mãe da noiva costuma pecar por escolher um look demasiado tradicional para celebrar o grande dia da filha. Sim, trata-se de uma cerimónia algo formal, mas isso não quer dizer que tenha de usar um vestido de gala comprido em qualquer ocasião! Se a tua mãe é adepta de um look mais conservador, o segredo é simplificar – optar por um vestido com menos detalhes, por joias mais minimalistas e por sapatos que sejam facilmente adaptáveis a outras ocasiões. E se é uma mulher moderna, que nada a obrigue a adotar um estilo mais tradicional apenas porque a filha vai casar! Nesta linha, os vestidos midi podem ser uma boa aposta, assim como os fatos com padrões sóbrios. 

… nem out of the box!

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra... Se o objetivo é tornar o visual da mãe da noiva menos clássico, isso não quer dizer que deva aparecer com um vestido de cerimónia curto em cores berrantes e uns sapatos que não a deixem caminhar de forma confortável. A palavra é essa mesmo: conforto. A mãe da noiva deve usar aquilo que mais a favorece, sem nunca deixar de se sentir ela própria. 

Andreia Barradas

As cores favoritas

Rosa pastel, cinzento, verde, malva, azul royal… estes são os tons que não costumam falhar quando se trata do vestido da mãe da noiva. Tons neutros, cores sóbrias e tonalidades pastel costumam ser as preferidas pela feminilidade e discrição. Neste caso, apenas o branco - e os seus derivados - e o preto são de evitar no dia C. À parte do vestido, a mãe da noiva deve pensar nos acessórios, na maquilhagem e no estilo de penteado que deseja usar. Aqui, é importantíssimo que considerem o estilo da cerimónia e o restante visual: um penteado apanhado, como um coque, é ideal para as celebrações e visuais mais sóbrios, que procuram transmitir elegância e requinte. Já os penteados com cabelo solto (ou os semi presos), podem adaptar-se a qualquer estilo, dependo dos acessórios que o complementem. Uma dica? Para as mães, os chapéus para casamentos diurnos costumam funcionar muito bem! 

Rita Santana Photography

O melhor complemento

A maquilhagem pode arruinar ou salvar um look, o que faz com que seja muito importante encontrar um profissional adequado. Maquilhar e pentear a mãe da noiva não é o mesmo que fazer um penteado com tranças à noiva ou maquilhar as damas de honor. A pele madura tem diferentes necessidades, dispensa uma base muito mate e também os brilhos aplicados em forma de iluminador. Optem por uma maquilhagem sóbria e natural, que realce as suas feições sem se tornar demasiado evidente. Ah, e não se esqueçam da preparação da pele… um passo fundamental!

Dicas imperdíveis

Escolher o look de acordo com o tema do casamento deve ser a vossa primeira preocupação. Uma cerimónia civil celebrada na praia ou ao ar livre pede um vestido mais leve e solto, enquanto um casamento noturno vai mais ao encontro do estilo a que estão habituados a ver as mães dos noivos. Depois, é importante que a cor do vestido faça realçar o tom de pele e os olhos da mãe da noiva, complementando a sua beleza natural. Se escolherem um vestido com muito brilho, afastem-se das cores fortes e se gostam de padrões, eles devem ser o mais discretos possível!

Centrimagem

Um visual feminino, clássico, mas muito sofisticado. Normalmente é o que desejamos para as nossas mães. Depois de escolher o vestido de noiva, terás de dedicar algum tempo a ajudar a tua mãe a encontrar o look perfeito, no qual se sinta bonita e confortável até ao cair da noite, à hora de cortar o bolo de casamento.