As origens do Dia da Mulher remontam ao final do século XIX, período durante o qual as lutas pelo direito ao voto e por melhores condições de trabalho começaram a ganhar força. Atualmente, para além do caráter comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda é usado como uma ferramenta de consciencialização face às desigualdades de gênero que perduram.

Para celebrar este dia e homenagear o trabalho das mulheres na indústria dos casamentos, conversamos com algumas das nossas fornecedoras e pedimos-lhes que completassem algumas frases…

Isabel, de Algarve Prestige Wedding & Event Planners, deu-nos a perspectiva de uma Wedding Planner comprometida e conhecedora. Ilênia, de SWITZER, falou-nos dos casamentos através da óptica de uma experta em joias (mais concretamente, em alianças de casamento e anéis de noivado). Teresa, floral expert de Vila Verde em Flor, deu-nos importantes conselhos e pareceres. E Joana, de Molde Design, perita em convites de casamento e produtos de papelaria, contou-nos as suas ideias sobre os casamentos portugueses.

Casamento de Pedro & AnaSwitzer

O que eu mais gosto nos casamentos é …

... a paixão de fazer! De guiar e ajudar os noivos, oferecendo-lhes um dia maravilhoso, como os melhores anfitriões, junto da sua família e amigos. (Isabel)

... a atmosfera de amor que paira pelo ar…! É impossível não sentir-se contagiado! (Ilênia)

...  é sentir a alegria dos nossos noivos no seu dia especial. E também sentir que o nosso trabalho foi valorizado e que foi de encontro (ou que até superou) as expectativas do casal. (Teresa)

… da festa que se segue à recepção, quando os noivos e os convidados já estão todos mais à vontade. Não há nada como ver toda a gente bem disposta, a divertir-se e a festejar todos os bocadinhos de um dia tão especial! (Joana) 

Vila Verde em Flor

A última tendência nos casamentos portugueses é ...

… a diferença. Cada vez mais se procura fazer um evento único e diferente, na verdadeira acepção da palavra. Assim, a nossa missão como Wedding Planners é compreender os desejos dos noivos, ao mesmo tempo que lhes mostramos ideias e conceitos novos, em conformidade com o seu estilo. (Isabel)

... não seguir tendências! Criar um dia totalmente personalizado que espelhe os gostos dos noivos. (Ilênia)

... utilizar flores em tons pastel, assim como uma decoração mais natural e rústica. (Teresa)

... o estilo rústico, despretensioso e com pormenores que sejam a cara dos noivos. Menos é mais, e hoje em dia isso cada vez se reflete mais na hora de pensar nos detalhes e nas peças que possam marcar a diferença mas sem cair no exagero. (Joana)

Molde Design Weddings

A música que não pode faltar num casamento português é…

… aquela música que mais define a história de amor que os noivos irão celebrar. O casamento, mais do que um afirmar de votos, é a celebração de um amor único. (Isabel)

... algum hit dos Marrom 5, que toda a gente conheça! (Ilênia)

... um grande clássico popular, como o "Apita o comboio"!  (Teresa) 

...  uma música que diga muito aos noivos. Que evoque recordações, crie (ainda mais) memórias e que lhes seja muito especial. Seja na hora da cerimónia, na entrada da recepção ou na primeira dança, o importante é que seja um momento muito cúmplice! (Joana)

Casamento de Pedro & AnaSwitzer

Para quem começou a organizar um casamento, recomendo...

… que procure um bom profissional de planeamento. O Wedding Planner saberá, melhor que ninguém, quem aconselhar aos noivos e contará, decerto, com profissionais competentes e de confiança. (Isabel)

... preparar tudo com antecedência, para evitar, sobretudo, o stress financeiro dos últimos meses de preparativos…(Ilênia)

... muita paciência! Uma boa programação deve sempre começar pela escolha do local  (tanto para a cerimónia como para a recepção). Os restantes elementos devem estar associados ao ambiente escolhido. Por isso, tentem personalizar ao máximo a cerimónia. (Teresa)

… que o faça com tempo, sem pressas, e organizando as ideias todas num caderninho e/ou numa pasta com inspiração visual. É importante para organizar um moodboard e delinear o caminho a seguir. Muitas vezes,no processo, as pessoas acabam por se perder com tanta opção existente no mercado... Por isso organizarem-se e não se percam no meio de tanta informação visual. (Joana)

Vila Verde em Flor

Qualquer casamento de sonho tem de ter…

… a melhor organização possível, por parte de profissionais competentes, com quem os noivos sintam uma ligação especial. Um casamento de sonho combina glamour, sofisticação e, em certo modo, simplicidade. Menos é mais. Sempre! (Isabel)

...  toneladas de flores naturais, uma decoração glamourosa, Veuve Cliquiot, e claro… boa música! (Ilênia)

...  a pessoa certa ao vosso lado! Isso é o principal! (Teresa)

… muitas velas ou várias luzinhas. Para criar aquele ambiente intimista, etéreo e bonito quando a noite se avizinha! (Joana)

Algarve Prestige Wedding & Event Planners

E noivas, não se esqueçam de…

… dar a devida importância ao papel do noivo no casamento... Enquanto se estão a preparar para o vosso amor, é o noivo que vai cumprimentar os convidados e dar-lhes as boas-vindas, e quem, finalmente, irá partilhar este lindo dia convosco. (Isabel)

... desfrutar! Porque, muitas vezes, as noivas não aproveitam devidamente o seu dia devido á ansiedade de que corra tudo na perfeição… (Ilênia)

... aproveitar o vosso grande dia. Relaxem e divirtam-se muito! (Teresa)

… saborear todos os momentos, antes e durante o casamento. Às vezes todo o processo pode ser extremamente desgastante (sobretudo para quem não tem as ideias bem organizadas ou já não tem muito tempo), mas é essencial que se lembrem que o casamento é para ser vivido e gozado, e que o importante é usufruírem das coisas à vossa maneira! Esqueçam a ideia de querer agradar a toda a gente. Sigam o que vos vai no coração, isso é o essencial! (Joana)

Algarve Prestige Wedding & Event Planners

As fornecedoras de Casamentos.pt trabalham para que os sonhos de outras mulheres e de tantos casais se concretizem. Com o seu espirito criativo, profissionalismo e empatia, convertem os desejos das noivas em realidade, proporcionando-lhes um dia absolutamente mágico (desde os convites de casamento personalizados até aos foguetes para o corte do bolo de casamento). Por isso, através deste artigo, queremos felicitar todas as fornecedoras do portal e todas as mulheres que sonham, lutam e trabalham (dentro ou fora de casa).