Casamentos há muitos, mas poucos têm o encanto dos enlaces ao ar livre. Estão repletos de detalhes, são elegantes e descontraídos ao mesmo tempo e normalmente, são celebrados nos meses mais quentes do ano. Por isso, convidam tanto a vestidos de noiva e fatos simples por parte dos noivos como dos seus convidados. A verdade é que, depois de receberes um convite de casamento para um enlace assim, de certeza que pensarás no teu outfit. Pela logística, entorno e até condições climatéricas, é muito importante que te sintas confortável desde o momento em que vês os noivos a trocarem as suas alianças de casamento no altar até à última dança do baile. Por isso mesmo, temos algumas dicas para arrasares no teu próximo casamento ao ar livre, toma nota de tudo!

Estação do ano e a importância das cores

Ainda que celebrados em meses relativamente quentes, casamentos de primavera, verão e início de outono ao ar livre não são iguais e pedem estilos diferentes. Casamentos de primavera são ideais para usar cores vivas, como vermelhos, rosas, azuis ou amarelos. Igualmente, um vestido de gala comprido estampado poderá dar aquele ar fresco em casamentos de primavera, onde o tempo ainda pode ser incerto. No verão, o verde água e os tons mais claros, são perfeitos para um look fresco e leve.

Para esta temporada, podes apostar no lavanda que, além de ser ideal para enlaces ao ar livre, combina perfeitamente com os ambientes mais campestres. Já os tons terra, são perfeitos para os casamentos de outono, combinando perfeitamente com os românticos fins de tarde tão típicos desta estação. De lembrar ainda que um casamento a começar no início do dia pede um look mais descontraído e fresco. Já para os casamentos que começam ao fim da tarde e se estendem pela noite, o ideal será arranjarem um outfit que se adapte aos dois momentos. 

Avalia o espaço e o contexto

Antes de escolheres o teu outfit, é importante saberem todas as informações do local e detalhes do grande dia. Caso tenhas dúvidas relativamente às informações que os noivos deixarem no convite de casamento personalizado, esclarece tudo antes de tomar uma decisão. Se o casamento for na praia, convém pensares em algo fresco mas que te proteja do sol, se for no campo pensa sempre no calçado e se for na serra, tem em conta de que precisarás sempre de algo que te abrigue porque à noite refresca imenso. Também aqui, não só importa o tipo de vestido escolhido, mas também o penteado - sítios muito ventosos pedem penteados apanhados, enquanto os mais abrigados são ideais para usares o cabelo solto.

Alguma moderação no glitter e metalizados

Por mais que ames os tons metalizados e o glitter, os casamentos ao ar livre são mais descontraídos e até alternativos. Por isso, e se os noivos apostam pela ausência da gravata e por um vestido de noiva simples, de certeza que não queres destacar-te mais do que eles, certo? Escolhe antes modelos leves, frescos e confortáveis, com tecidos como a seda, musseline ou o cetim, ideais para os dias mais quentes. A renda e o linho também podem ser alternativas excelentes, principalmente em casamentos de estilo rústico ou celebrados na praia. Para a maquilhagem e para o cabelo, a mesma coisa: aposta por uma maquilhagem simples e pouco carregada, e por um penteado discreto e confortável, que te permita aproveitar o dia ao máximo.

Cuidado com os acessórios em excesso

Os acessórios são como a maquilhagem ou o penteado num casamento ao ar livre: devem ser escolhidos com conta, peso e medida. Se apostas por um vestido de cerimónia curto e estampado, opta por acessórios discretos e que não roubem a atenção do vestido. Já em vestidos lisos e simples, ficam sempre bem acessórios XL como um colar ou uns brincos que deem um toque elegante e alternativos ao teu look. O mesmo com os sapatos ou sandálias que, além de rasos e cómodos podem ser estampados ou de acordo com a temática do casamento, por exemplo.

 O par perfeito de acordo com a ocasião

Se vais acompanhada ao grande evento do ano, também temos algumas dicas para dar. No caso dos acompanhantes do sexo masculino, a proposta recai sempre em cores sóbrias e discretas. Na primavera e no verão, escolham sempre calças de linho bege ou cinza clara, deixem de lado a gravata e escolham mocassins sem meias. Para os mais alternativos e arrojados, um chapéu de palha ou uma camisa estampada pode dar o toque de elegância e descontração que faltava. Se querem combinar, apostem pelos mesmos tons tanto nos modelos que escolherem ou nos pequenos detalhes.

Os casamentos ao ar livre são uma das grandes tendências do momento. Idealizados por casais jovens e alternativos, o melhor é optares sempre por um look descontraído e que defina em tudo a tua personalidade. Depois, só tens de desfrutar de detalhes únicos como o bolo de casamento ou as lembrancinhas de casamento, que sem dúvida estarão super dentro do estilo escolhido.