Fados Fora de Portas
Fados Fora de Portas

Crescemos a ouvi-lo ao colo de pais e avós nos ambientes mais peculiares, a sentir os arrepios na pele quando é cantado de alma e coração e a ver grandes nomes levá-lo além-fronteiras. Aprendemos a honrá-lo como produto nacional e, hoje, falamos de todo o seu potencial para oficializar este dia único! Já pensaste como dançar com o vestido de noiva ao som de fado? Perfeito para a primeira dança do casal, para uma pausa na refeição ou para antecipar a chegada do bolo de casamento. Este não é um estilo que convide a grandes festas ou àqueles novos passos de dança com o vestido de cerimónia. Ele derrete o coração mais firme e ecoa na memória por horas a fio… venham descobrir os melhores êxitos!

Carminho – Estrela

Valery Zonov
Valery Zonov

Uma melodia doce e calma, uma voz grave e arrastada e uma letra apaixonante! A fadista e compositora portuguesa brinda os fãs com uma melodia perfeita para ouvir a meia luz ou já ao final da noite. Tem um quê de tristeza muito próprio na voz, o que torna este êxito perfeito para enlaces mais formais ou festas noturnas e, embora não peça um passo de dança, não deixa de ser uma tentação desfrutar com um bom copo de vinho antes de cortar o bolo de casamento original.

Gisela João – Madrugada sem sono

A voz melodiosa do norte de quem são autoria os temas mais intensos de fado será sempre uma boa aposta se adoram este género no seu estado mais puro! Gisela João veio reinventar as canções com a forma como recita os poemas e com a energia que imprime a cada tema. Se não têm receio de dar um toque mais triste e saudosista ao vosso dia, esta é a artista que procuram!

Quinta da Picanceira
Quinta da Picanceira

Rodrigo Costa Félix – Morena

Um twist às vozes femininas a que estamos habituados e ao ritmo mais parado e intenso do fado. Este tema, interpretado pelo fadista em dueto com Kátia Ferreira, é um bom fresh start para darem início às festividades após trocarem alianças de casamento! Combina com casamentos frescos e informais, convida a que todos se sentem a ouvir – e a cantar – e é perfeito até mesmo para crianças e jovens!

Mariza – Chuva

Porque esta seleção não poderia estar completa sem a voz mais emblemática do fado em Portugal, o tema “Chuva” da cantora pode ser o ícone do vosso dia C após trocarem as alianças de ouro branco. Se gostavam de combinar fado com dança, num espetáculo ritmado que faça uma fusão entre as duas formas de arte, este tema será sempre uma boa aposta. Nunca perdendo a sua atualidade, tanto pode ser palco para uma romântica coreografia de pares, como para a intensidade de um ensaio contemporâneo.

Fados Fora de Portas
Fados Fora de Portas

Raquel Tavares – Meu Amor de Longe

Porque o fado nem sempre tem de imprimir um tom taciturno às celebrações, há cada vez mais propostas alegres, frescas e ritmadas deste que é um género musical tão português! Já o terão ouvido na rádio do carro e, de certeza que já animou o dia de alguém após ter as alianças de casamento na mão! Dá vontade de sair a dançar pelas zonas mais bairristas de Lisboa, mas é também um excelente catalisador para imprimir alegria e sorrisos no dia C! Rendam-se aos melhores artistas que temos por cá!

Crivart
Crivart

Se antes não era usual ouvir fado na celebração do casamento, hoje, com os novas vozes e correntes, dá um toque extra de exclusividade e intimismo ter artistas a tocar este género enquanto entregam as lembrancinhas de casamento. Com ritmos tão diversos, melodias apaixonantes e vozes que pedem para ser ouvidas a todo o momento… é este o género que não concebemos existir sem um microfone e uma guitarra e que cada vez mais noivos idealizam assim que enviam os convites de casamento. Se já pensaste ouvir temas como este, diz-nos quais são os teus artistas favoritos!