The Hatman - Photo & Film
The Hatman - Photo & Film

O espaço onde celebram o vosso dia é muito importante e merece que considerem vários aspetos antes de tomar uma decisão final. Se já tens o anel de noivado e imaginas o vosso casamento religioso, devem escolher uma igreja que vos represente, onde as vossas crenças estejam sempre presentes e, claro, que se identifique com o teor do evento e o número de convidados e vestidos de cerimónia que querem acomodar de forma confortável. Escolher este espaço e o do copo de água, não é fácil, mas é sem dúvida uma das fases mais divertidas do planeamento – no fundo, é ter uma tela em branco onde podem definir cores, organização e toda a dinâmica da cerimónia e dos convidados. Visualiza-te com o vestido de noiva a subir ao altar e escolhe o vosso espaço de sonho!

1. O valor sentimental

Não se limitem a escolher uma igreja, escolham A igreja que aporta algum valor sentimental ao vosso dia C. Subir ao altar e colocar as alianças de ouro branco terá muito mais significado se for feito num espaço que já casou os vossos pais ou avós, ou se estiver intimamente ligado ao vosso crescimento e percurso. Traçar esta ligação é dar continuidade a um elo sentimental que tão cedo não querem ver quebrado.

2. O local

Flores no Cais
Flores no Cais

O espaço da cerimónia não deve ser apenas acessível para os noivos, mas para que as vossas famílias e todos os convidados consigam chegar sem sobressaltos. À partida, há três fatores a ter em conta no que toca a este tópico: a acessibilidade, tanto de acessos como para convidados mais velhos ou com dificuldades de mobilidade, o espaço de estacionamento e a distância até onde celebram o copo de água. A igreja que pensam escolher obedece a todos estes requisitos? Não se esqueçam de indicar um pequeno mapa explicativo ao fazer os convites de casamento, um gesto simples, mas que demonstra apreço pelos vossos convidados.

3. O ambiente

A formalidade do evento, a estação do ano em que se celebra, o horário e até mesmo o dress code definem uma certa atmosfera e são fraturantes na escolha de um espaço para trocar alianças de casamento. A igreja é sem dúvida o espaço pioneiro para ditar o tom do vosso grande dia, assim, espaços amplos com lustres antigos e acabamentos em dourados tornam-se perfeitos para cerimónias mais elegantes, enquanto uma igreja campestre com um estilo mais simples será o palco perfeito para um evento mais boho e informal!

The Hatman - Photo & Film
The Hatman - Photo & Film

Noutro espetro, se desejam organizar um casamento mais intimista e convidar apenas alguns membros da família, optem por uma capela onde possam fazer as celebrações de primavera ou verão num ambiente natural com o sol a beijar-vos o rosto!

4. O número de convidados

Já terão uma ideia ao enviar os save the date e, posteriormente, os convites de casamento originais, mas este é o primeiro fator a ter em conta na escolha de um espaço. Acomodar todos de forma confortável é o requisito número um e um dos mais simples de cumprir na escolha da vossa igreja, catedral ou basílica de eleição!

5. O “staff

Imaginem terem um pároco que adoram, mas que não trabalha na igreja que estão a pensar escolher? Há muitos noivos com uma ligação forte à religião, que não dispensam a presença do padre que adoram e não querem correr o risco de se depararem com alguém com quem não se identificam tanto. Tenham este fator em mente na escolha, especialmente se decidem casar mais afastados do vosso local de residência.

Profoto Studios
Profoto Studios

Avaliar o custo e se se encaixa no orçamento, a atmosfera do espaço e de que forma sentem uma ligação com o mesmo… escolher a igreja para o vosso casamento é o ponto central para decidir como se desenrola o resto do dia. Um valor sentimental para os noivos, facilidade de chegar ao espaço do copo de água para cortar o bolo de casamento e uma ligação única com aquilo que tinham idealizado para o vosso dia de sonho! Precisam de mais motivos para enviar os convites de casamento e embarcar nesta aventura?