Lidesvideo - Photography & Films

O processo inicia-se na Conservatória do Registo Civil, onde os noivos devem estar os dois presentes ou fazerem-se representar por um procurador e apresentarem os seus documentos de identificação. Se os dois já tiverem o Cartão de Cidadão, podem iniciar o processo on-line.

Um dos primeiros passos é decidir em que regime se casam: comunhão de bens, comunhão de bens adquiridos ou separação de bens. Casos os noivos tenham realizado algum documento de acordo pré-nupcial, devem apresentá-lo neste momento.

Depois devem escolher o local onde se vão casar, que pode ser na própria Conservatória, que costumam ter salas próprias ou podem pedir que vão ao local onde pretendem celebrar o casamento, pagando uma taxa adicional e o transporte.

Os noivos devem ser maiores de 16 anos, se estiveram casados anteriormente, esse casamento deve estar dissolvido. Podem estar acompanhados dos seus padrinhos, que serão as suas testemunhas, tal como do resto dos convidados. Embora hoje em dia já se possam casar estando só os dois.

Luis Jorge Fotografia

Aqui fica a ideia: querem ter um casamento com muitos convidados ou um casamento íntimo, só a dois?