Se um vestido de noiva branco é uma peça "obrigatória" em quase todos os casamentos, poucas são as mulheres que não têm um vestido de cerimónia preto guardado no armário. Falamos da cor da elegância, que traz um glamour único a qualquer look. O preto – tal como o branco – é uma cor pouco ou nada usual em casamentos, a menos que o dress code que os noivos coloquem no seu convite de casamento indique especificamente que se use alguma dessas cores. Isto porque o branco pertence apenas à noiva e o preto, por norma, é associado a funerais e a momentos mais tristes. No entanto, são cada vez mais os casais que saltam o protocolo, em busca de casamentos mais personalizados e impactantes. Nestes casos, o preto – em total black ou combinado com outros tons – tem vindo a ganhar destaque tanto na decoração como nos vestidos das damas de honor.

Se estás a pensar escolher esta cor para as tuas damas, não percas estas dicas: 

Preto sim, total black não tanto...

Preto como cor principal do outfit das tuas damas sim, um visual total black... talvez não seja a melhor ideia. Sobretudo se escolheste vestidos de gala compridos, lembra-te que o resultado pode ser demasiado pesado. Por isso, caso optes por vestidos completamente pretos, procura combiná-los com acessórios de outra cor, de modo a suavizar os seus outfits. Tal como a noiva pode usar acessórios coloridos, também uma dama de honor de negro pode (e deve) fazer o mesmo. Por exemplo, uma boa alternativa seria escolher uns sapatos coloridos, ou uma saia negra com um crop top estampado. 

A hora do casamento é determinante

Tal como a noiva pode escolher um vestido de noiva curto ou comprido (dependendo da estação do ano ou da hora da celebração), também as damas de honor devem ter atenção a este pequeno detalhe. Depois fazeres o pedido às tuas damas, todas saberão a que hora será a celebração. E ainda que o preto seja mais usado para casamentos à noite – ou celebrados durante o inverno – não tens porque renunciar a esta cor se o vosso casamento é de dia. Para casamentos de manhã, opta por incluir um tom nude ou uma cor viva nos vestido, como o laranja, o verde, ou mesmo algum estampado. No que diz respeito ao corte, total liberdade, sobretudo nos casamentos de dia, já que permitem tanto vestidos de cerimónia curtos como compridos. Caso o casamento seja de noite, dá um toque mais elegante aos seus vestidos, apostando em detalhes com brilho e em tecidos mais estruturados. A plumas ou as lantejoulas também podem resultar bem, sobretudo em casamentos de inverno.

Muita atitude e personalidade!

Apesar de um look totalmente negro não ser o mais aconselhado, tu – ou as tuas damas, caso escolham o seu próprio vestido - podem sempre jogar com acessórios para dar um twist ao visual. Isso sim, opta sempre por algo que equilibre o look e que não o torne demasiado "folclórico". Um corsage em rosa pastel, uns brincos dourados ou uns sapatos nude podem ser escolhas acertadas para criar harmonia e suavizar o negro dos vestidos. Uma dica? Se queres elegância extrema, pede-lhes que usem um penteado apanhado! Podes também escolher um acessório igual para todas, que faça com que se distingam das restantes convidadas, caso também decidam incorporar o preto na sua roupa de cerimónia.

É óbvio que cada casamento é distinto, e está pensado de acordo com a personalidade dos noivos, pelo que se desejas que o negro seja a cor principal do vosso dia, não renuncies a esta ideia. Tanto nos vestidos das tuas damas, como no bolo de casamento ou nas embalagens personalizadas das lembrancinhas de casamento. Uma coisa é certa: elegância e sobriedade não irá faltar neste dia tão importante!