Crème Caviar Shoes

Depois de experimentares tantos ou mais sapatos que vestidos de noiva, finalmente encontras aquele par que te deixou rendida. Mas, por mais que te sintas bem com eles ainda na loja, há várias coisas que deves fazer já em casa, para que no dia do casamento não aconteça nenhum imprevisto. Sim, não há nada pior do que uma noiva incómoda no seu dia de casamento, seja porque o teu penteado de noiva não está suficientemente seguro ou porque tens bolhas nos pés, que não te permitem dançar até ao último minuto. Não descures de nenhum detalhe tanto do teu look como de toda a organização – sobretudo a escolha dos convites de casamento, que são o primeiro cartão de visita do estilo que terá o vosso dia – e segue estes truques e conselhos para preparar os teus sapatos para o grande dia!

Charme

Caminha com eles por casa

Nada como caminhar muito com uns sapatos saber em que pontos te podem magoar. Uma vez que tenhas identificado o motivo pelo qual te aleijam, deves tentar remediar a situação da melhor maneira. Porque é que achas que se fazem tantas provas de vestido (sobretudo se for um vestido de noiva curto, que deve ser milimetricamente medido)? Precisamente porque o vestido é o elemento fundamental do look da noiva e esta deve sentir-se muito confortável com ele. Do mesmo modo, é importante que os sapatos não magoem ou limitem os movimentos. Simplesmente deves conseguir com que estes se moldem ao teu pé e para isso, basta caminhares com eles todos os dias, durante 10 minutos. No dia do casamento, estarás mais que habituada a eles! E se não queres correr o risco de que se manchem, coloca fita cola na sua sola para que estejam impecáveis quando chegue o dia do casamento.

Recorre ao creme hidratante

Outra das grandes estratégias para preparar os sapatos do casamento passa por untar o seu interior com creme hidratante ou vaselina. Depois desse importante passo, calça umas meias grosas e caminha com eles pela casa descontraidamente. Repete este ritual durante todos os dias, até que te deixem de magoar. Os sapatos são o único elemento sobre o qual tens total controle durante vários meses, pelo que aproveita para os moldares totalmente ao teu pé. Não vais poder andar pela casa com um penteado apanhado nem com o teu vestido diariamente, mas já que com os sapatos é possível, não deixes escapar essa oportunidade.

Aplica um spray dilatador 

Aplicando o spray dilatador no seu interior, irás conseguir amolecer a pele do sapato e será mais fácil caminhares com eles. Podes encontrar este spray em qualquer supermercado ou sapateiro e a sua aplicação é muito fácil e não danifica a pele do sapato. Além disso, está disponível tanto para couro como para pele sintética.

Roland Sousa Fotografia

Mete-os no congelador

Antes de colocares os sapatos no congelador, protege-os com uma saca e deixa-os lá durante uma noite inteira. No dia seguinte, calça-os com umas meias grossas e caminha durante 10 minutos com eles. Vais ver como alargam e ficarão muito mais cómodos. Tal como existem técnicas naturais para deixar o cabelo mais sedoso, sobretudo se decides usar um penteado de noiva de cabelo solto, outra técnica caseira que podes usar com os teus sapatos é a seguinte: além de os colocares no congelador, aquece os pés e as meias com um aquecedor para que dilatem um pouco, o que fará com o sapato se molde ao teu pé à medida que vai aquecendo.

Leva-os ao sapateiro para dar-lhes forma

Se não confias muito nos teus dotes caseiros, a melhor solução é levá-los ao sapateiro. Estes dispõem de formas para alargar os sapatos e dilatadores profissionais e sabem melhor do que ninguém como devem deixá-los perfeitos. O mesmo aconselhamos se vês ideias para convites de casamento handmade, mas não consegues reproduzi-las em casa. O melhor é pedires ajudar de um profissional para que consiga reproduzir exatamente o que imaginaste.

Palmilhas de silicone: as tuas maiores aliadas

Se a sola do sapato é demasiado fina, experimenta colocar uma palmilha de silicone no seu interior para sentires o pé mais aconchegado. Além disso, evitarás que o pé deslize dentro do sapato, assim como reduzirás o impacto do peso do corpo no sapato. Um remédio caseiro de última hora para evitar deslizes é aplicar um salvaslip no seu interior, ainda que as palminhas são muito mais efetivas.

Feel Creations - Photo & Film

E agora? Que conselho vais seguir para preparar os teus sapatos? Podes caminhar com eles por casa enquanto vês inspirações para os vestidos de cerimónia das tuas damas ou enquanto tiras ideias para o bolo de casamento. O ideal é que estes se amoldem ao pé, para que não te aleijem nem por um minuto no grande dia!