A organização de um casamento obriga sempre a inúmeras decisões. Qual a melhor data? Como devem ser os convites? Quem convidar? Quantas pessoas? Como será o estilo da celebração?
Mas se ficaram noivos nos últimos tempos devem perguntar-se com frequência: por onde começar? Em que é que a pandemia nos afetará? Relaxem, para vos ajudar neste passo a passo, elaborámos uma lista com as primeiras tarefas essenciais a tratar para que o resto flua de forma ágil e natural.

B_love
B_love

Definam a data

É sem dúvida uma das primeiras decisões a tomar. Podem já ter um dia bem claro em mente por coincidir com um aniversário ou comemoração importante, ou porque depende da disponibilidade de espaço para cerimônia e / ou celebração. Portanto, o melhor é escolher duas ou três datas diferentes, aumentando assim as probabilidades de uma delas estar disponível.

Preparem a lista de convidados

Ter uma lista clara e abrangente de convidados será uma vantagem ao decidir aspetos tão importantes como a capacidade do salão de festa ou quantos convites de casamento devem fazer. Apesar de não ser definitiva, vai ajudar a definir, inicialmente, quem gostariam de ter presente, um excelente ponto de partida.

Escolham o local da cerimónia e copo de água

B_love
B_love

Novamente, é hora de fazer algumas perguntas básicas: Casamento civil ou religioso? Apostar num único espaço para a cerimónia e receção ou em dois distintos? Um casamento celebrado no interior ou exterior? Todas estas e outras questões influenciam a dimensão e tipo de espaço, algo que deve ser dos primeiros pontos a ser definidos.

Qual o estilo do enlace?

O estilo que definiram vai permitir visualizar de forma eficaz todas aquelas ideias em que pensaram no antes mesmo de o espaço estar preparado. Gostariam de organizar um casamento temático? Talvez haja alguma atividade ou hobbie em comum?

B_love
B_love

Gostariam que as viagens fossem o fio condutor da vossa chegada ao altar? Ou não conseguem abdicar daquela estética boémia que tanto vos caracteriza? Com alguma imaginação, é possível criar um dia verdadeiramente único.

Encontrar o vestido e fato de noivo

Sem dúvida um dos momentos mágicos na organização do vosso casamento. Nada que se compare à sensação de saber que "aquele" é o teu vestido! Felicidade e euforia conjugadas quando, finalmente, sentes que encontraste o modelo dos teus sonhos, o design que mais realça a silhueta, aquele que melhor se adapta à tua personalidade e com o qual te sente realmente tu própria.

Contratar fornecedores

Fotógrafos profissionais de casamento, cinegrafistas, floristas, decoradores, músicos, organizadores de casamentos ... Antes de decidir por um ou outro, comparem preços, verifiquem o portfolio, trabalhos anteriores e leiam feedback que outros casais deixaram. Boa comunicação e transparência são essenciais

Tratar das burocracias

Organizem toda a papelada com antecedência. Depois de decidir o tipo de enlace que desejam celebrar, não se esqueçam da importância de dar início ao processo legal. Agendem reunião na igreja ou no Registro Civil para que se informem bem de toda a documentação necessária.

Escolham todos os elementos fundamentais

Padrinhos, testemunhas, damas de honor ... se estes papéis não estão já definidos, chegou a hora de o fazer. Conversem com os vossos amigos e família, vão adorar fazer parte das celebrações!

E como se isto não bastasse, há ainda que lidar com a incerteza que tantos casais estão a atravessar numa altura como esta. Se já se viram obrigados a adiar o vosso casamento, 2022 será sem dúvida o vosso ano! Tempo de mudança, de adaptação, mas de novas conquistas e planos brilhantes que o futuro nos reserva! Prontos para embarcar nesta emocionante viagem?