Júlio Paladino Fotografia
Júlio Paladino Fotografia

Desperdício alimentar é um assunto na ordem do dia, sobretudo numa altura em que a preocupação com a sustentabilidade é tão importante para preservar a saúde do planeta e das gerações futuras. Afinal, quando falamos de casamento, a linha que separa excesso de comida de os convidados desejarem mais uma fatia do bolo de casamento é bastante ténue. Este é sem dúvida O evento onde queremos assegurar que ninguém vai para casa com fome depois de entregarem as lembrancinhas de casamento. Mas entre satisfação e desperdício vai um longo caminho e há inúmeras medidas que podemos tomar para sensibilizar os convidados e evitar que desperdicem comida, bem como de direcionar tudo o que sobra para um fim mais solidário… se já enviaram os convites de casamento, não percam!

Limitar as doses individuais

Wishmaker
Wishmaker

Limitar as doses, sobretudo de entradas e sobremesas individuais (como são exemplo os cupcakes, petit gateaux ou fatias do bolo de casamento original) é uma medida importante para que não sobre muita comida. Normalmente o exagero em tudo o que não seja o prato principal reflete-se em desperdício, por isso sintam-se à vontade para dosear de forma mais consciente.

Sondar as preferências

Uma boa medida para evitar demasiadas opções de pratos é falar previamente com todos. Se fizeram um site de casamento, esta é uma boa aposta para garantir a comunicação e também que os convidados se sintam mais e melhor inseridos no dia que estão a planear! Sondagens sobre as preferências quanto ao menu, às entradas ou às bebidas podem dar-vos informação muito relevante na hora de decidir junto do catering.

Wishmaker
Wishmaker

Adeus ao buffet

Sem dúvida que numa refeição estilo buffet sobra muito mais comida do que numa refeição normal. Os convidados tendem a servir-se mais ao ver abundância de opções, o que torna a vertente à la carte muito mais sustentável do ponto de vista do desperdício. Além disso vão sentir-se muito mais leves para dançar com o vestido de noiva curto após a hora de jantar!

Sensibilizar os convidados

Não é um evento no qual possam pedir a todos que se sirvam com moderação, no entanto, podem fazê-lo no que toca ao álcool e, caso optem por produtores locais para abastecer a festa de doces, frutas ou fazer o bolo de casamento simples, nada como assinalá-lo com plaquinhas com a informação de que se trata de bens ecológicos provenientes de produção sustentável!

Fotomiraflores
Fotomiraflores

Definir uma hora realista

Ninguém vai gostar de um almoço que começa às 16 horas, ou de jantar quando a noite já pede um segundo cocktail. Tentem ao máximo estabelecer horários para os momentos mais importantes, a começar pela troca de alianças de casamento, e cumpri-los. Isto vai evitar que comam em demasia ou encham os pratos com quantidades que não conseguirão ingerir.

Álcool: beba com moderação

Raramente referimos as bebidas alcoólicas quando o tema é desperdício, em primeiro lugar porque dificilmente acreditamos que possam sobrar e, em segundo porque muitos noivos optam por pacotes de bar aberto! Mesmo que o vosso caso seja o último e o serviço de catering providencie todas as garrafas, vale sempre a pena tentar evitar os excessos, não só pelo fator sustentabilidade, mas olhando pelo lado da saúde.

José Roldão - Photography
José Roldão - Photography

Brunch no dia seguinte

Uma excelente forma de aproveitar tudo o que sobrou e ainda se encontra comestível no dia seguinte é organizarem um brunch com os convidados! Muitos noivos aproveitam e escolhem passar esta manhã com amigos e família mais chegada num clima descontraído enquanto aproveitam as últimas sobremesas e frutas frescas que ficaram da véspera.

Um destino solidário

Vale sempre a pena consultar os fornecedores para saber qual será o destino de toda a comida que não foi aproveitada pelos convidados. Talvez não estejam a par do desperdício de um evento como este, mas a verdade é que há imensa comida que sobra e que, sendo confecionada nesse mesmo dia, poderá ser aproveitada para outro fim. Falem com instituições de cariz social e ajudem uma causa enquanto celebram um dos dias mais felizes da vossa vida!

Mademoiselle Fotografia
Mademoiselle Fotografia

Ser mais consciente, escolher doses mais pequenas para as crianças, apoiar negócios locais e evitar o excesso neste dia são fundamentais para um dia C mais ecológico e sustentável! O catering é uma área de peso e um dos fatores a que dás mais importância, sem contar com o vestido de noiva. Vale por isso a pena reunir com os vossos fornecedores assim que tens o anel de noivado e começam os preparativos e questionar sobre o destino de toda a comida que sobrar.