Durante os preparativos, surgem vários desafios no casal: entre a escolha do vestido de noiva, definir o estilo da decoração ou de detalhes como os convites de casamento, ou mesmo no contacto com os fornecedores, são muitas as tarefas que podem causar alguma tensão e stress. No entanto, é no grande dia que os nervos apertam mais do que nunca e podem originar algumas reações físicas que podem revelar-se bastante desconfortáveis. Entre a troca das alianças de casamento no altar e todas as emoções fortes que vão viver, as manchas de suor na camisa são uma preocupação de muitos noivos, mas existem várias formas de contornar essa situação.

Camisas de linho ou de algodão: frescas e confortáveis

Ainda que o verão seja o melhor mês para realizar casamentos ao ar livre – onde os vestidos de noiva simples são protagonistas, por exemplo – pode não ser o melhor amigos dos noivos que transpiram muito. No entanto, e para os noivos que sofrem de transpiração excessiva, qualquer uma das estações do ano é problemática, principalmente em dias de maior ansiedade.

Nesse caso, seja na estação fria ou na estação quente, o melhor mesmo é optares por camisas frescas, de linho, seda ou de algodão. Outro truque pode ser usares por baixo da camisa uma camisola interior de algodão, que retém o suor e não deixa que apareçam as tão indesejadas manchas na camisa.

Imagens com emoções
Imagens com emoções

Atenção à escolha do desodorizante

Ainda que possa parecer tentador, nunca escolhas um desodorizante bloqueador, já que o mesmo poderá trazer-te graves problemas.

O suor, ainda que bastante incómodo em algumas situações, é algo natural e bloqueá-lo totalmente pode levar à formação de quistos sebáceos na zona das axilas, entre outros problemas. Por isso mesmo, opta antes por usar um desodorizante com hidróxido de alumínio, testados previamente em laboratórios e mediante prescrição médica prescrita por um dermatologista. Este tipo de desodorizante diminui o suor excessivo, mas não o elimina totalmente. Por isso mesmo, é uma excelente opção tanto para usar no dia a dia, como para os momentos mais emotivos, como pode ser a entrega do anel de compromisso à tua cara-metade.

Proestudio
Proestudio

Depilação nas axilas: vale a pena?

A depilação masculina é um tema cada vez mais comum, e são muitos os noivos que optam por depilar alguma parte do corpo antes do grande dia.

Alguns fazem as sobrancelhas, aparam a barba e cuidam de outras zonas do corpo. Isto porque, tal como as mulheres – que apostam nos mais variados cuidados de beleza, desde a depilação às limpezas de pele, passando ainda pelos cuidados com o cabelo principalmente se quiserem usar um penteado de noiva de cabelo solto no grande dia, entre outras – os homens cuidam cada vez mais da sua beleza e higiene. Por isso, e nos casos de transpiração excessiva, é importante manteres os pelos das axilas aparados ou até totalmente depilados.

Usar um sabonete antibacteriano também pode ajudar.

Profoto Studios
Profoto Studios

Tenta relaxar   

Por mais difícil que possa ser manteres a calma no momento de trocarem os vossos anéis de compromisso no altar, é importante estares o mais relaxado possível no grande dia para evitar suores excessivos. Tenta relaxar ao máximo no dia anterior, com a ajuda de infusões, meditação e todas as técnicas que aches relevantes para manteres a calma.

Alimentação equilibrada e dietas detox  

Igualmente, deves manter uma alimentação equilibrada e livre de toxinas, que aumentam ainda mais os níveis de transpiração. Por isso mesmo, opta por ter uma dieta rica em verduras e frutas, bebe muita água e escolhe alimentos detox e diuréticos já que, quanto menos retenção de líquidos fizeres, menos toxinas acumulas no corpo. Além de te sentires mais saudável, ainda emagreces e equilibras o teu sistema hormonal o que, só por si, irá diminuir os níveis de stress. Também podes optar por um menu mais healthy ou até por um bolo de casamento original e vegan. Opções não faltam! 

Profoto Studios
Profoto Studios

Estas dicas irão ajudar-te a controlar a ansiedade e a evitar manchas de suor incómodas no grande dia. Aproveita para relaxar e não te preocupes demasiado com este tema. Só irás cortar um bolo de casamento uma vez ou entregar as vossas lembrancinhas de casamento uma vez, assim que aproveita ao máximo este dia único.