Madalena Tavares Photography
Madalena Tavares Photography

Escolher o recinto onde acontecerá um dos dias mais especiais das vossas vidas nem sempre é fácil. Afinal, qual é estilo de enlace que querem? Civil ou religioso? Querem ter um casamento clássico ou original e ao ar livre? Que vestido de noiva ou fato de noivo adorariam poder usar? Estas são questões que devem fazer ainda antes de enviarem os vossos convites de casamento e pouco tempo depois da chegada do anel de noivado. Há quem ame o campo e queira celebrar o seu casamento neste ambiente, há quem ame a sua cidade e conceba o seu dia no terraço de um hotel, e existem ainda os que conseguir o melhor dos dois mundos... Se estão a viver este dilema na pele, aqui ficam os prós e os contras de cada um destes ambientes:

Se casam no campo...

Overall Studio
Overall Studio

Prós

Casar no campo significa subir ao altar ou celebrar o copo de água num perfeito e romântico entorno natural, muito difícil de superar. Por isso, se procuram trocar as vossas alianças de casamento ao ar livre, nada como escolherem um ambiente assim. Em pleno contacto com a natureza, numa cerimónia civil original, intimista e descontraída, poderão fazer a celebração dos vossos sonhos, pensar numa decoração personalizada e surpreender os vossos convidados com uma paisagem sem precedentes. Caso queiram casar pela igreja, têm duas opções: casar na igreja e fazer a festa num espaço assim, ou procurar uma quinta que tenha uma capela privada. Além disso, a decoração pode ser totalmente personalizada, principalmente se organizarem tudo ao ar livre. Só precisam de definir o local e escolher um estilo. Os ambientes boho permitem criar um dia muito intimista e personalizado, e o estilo rústico ou vintage pode trazer muito romantismo ao local. Aqui não existem limites para a imaginação!

Prós

O número de convidados num casamento celebrado no campo é ilimitado. Por norma, as quintas disponibilizam os seus jardins para quem quer celebrar o casamento ao ar livre, organizando tudo de acordo com o número de convidados disponibilizado. Além disso, casar no campo é normalmente mais económico do que casar na cidade, por haver mais possibilidades de quintas e espaços para celebrarem um dia único. Se contam com uma lista de convidados alargada, casar num espaço fora da cidade é certamente a melhor opção. Uma dica? Se o terreno for acidentado, não se esqueçam de avisar os vossos convidados e principalmente as convidadas, para que pensem num vestido de gala comprido que se adapte ao estilo do vosso dia.

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

Contras

Por serem espaços geralmente amplos, a exclusividade pode ser um problema. Se contrataram um quinta que dispõe de um espaço exterior e de um salão e decidiram celebrar o vosso casamento ao ar livre, pode acontecer que o salão seja ocupado por outra festa. Assim, e se querem exclusividade absoluta, tentem encontrar um espaço que celebre apenas um casamento, ou improvisem tudo no campo, num estilo mais descontraído. É importante estarem a par deste detalhe, que pode fazer toda a diferença no grande dia. Ninguém quer cortar o seu bolo de casamento original ao mesmo tempo que outros noivos de outra festa. Se vos importa a exclusividade do espaço, esclareçam este ponto logo na primeira reunião com os fornecedores.

Contras

Por norma, as quintas de casamentos encontram-se longe da cidade, em locais de difícil acesso. Por isso, e sobretudo se têm muitos convidados de fora da região, pensem se realmente compensa organizar um casamento num local longínquo. E o mesmo se aplica ao alojamento. Se a festa termina tarde e o recinto em questão não disponibiliza quartos, é possível que este facto desmotive bastante os convidados. Por isso, sempre que possível, estudem estes pormenores e encontrem formas de facilitar a vida aos convidados. Alugar um autocarro e criar uma guia de hotéis e pousadas na zona pode ser uma mais valia!

Se casam na cidade...

Carol Ventriglia
Carol Ventriglia

Prós 

Uma das grandes vantagens de casar na cidade é que, provavelmente, estarão na vossa zona de conforto. Poderão preparar tudo mais comodamente, porque já conhecem bastante bem os melhores espaços e serviços da cidade. Poder celebrar o vosso dia num palácio antigo, ou no terraço do melhor hotel da cidade, é um luxo a que nem todos se podem permitir. Podem pensar numa decoração alternativa e bem cosmopolita, de acordo com o vosso estilo independente e jovial. Também podem apostar no estilo industrial, e escolher um local na zona industrial da cidade. Verdura, elementos metalizados, e um ambiente total white e minimalista – do topo do bolo de casamento aos centros de mesa – darão um charme único ao vosso dia!

Prós

Outra das vantagens de celebrar o casamento na cidade são as várias possibilidades de alojamento para os vossos convidados. Seja no próprio hotel onde celebram o copo de água ou num airbnb, nas cidades o que não faltam são alojamentos para todas as carteiras e necessidades! Por outro lado, os convidados que vivem na vossa cidade também estarão mais cómodos, dado que podem ir dormir a casa e assim cortar com algumas despesas extra. A melhor parte? Com tanta comodidade e praticidade, é bastante mais provável que a vossa festa dure até ao nascer do sol, seja no local da festa ou numa discoteca da cidade. Já imaginaste como seria aparecer com um vestido de noiva rendado na zona dos bares? 

Bruno Garcez Fotografia
Bruno Garcez Fotografia

Contras 

Se têm muitos convidados, é provável que tenham que procurar uma quinta, já que os hotéis geralmente apenas aceitam um número limitado de convidados. Os casamentos na cidade por norma têm menos convidados, já que os espaços não comportam o grande número de assistências. Outra desvantagem é o custo do enlace: os hotéis, por norma, são mais luxuosos e seletivos, o que pode pesar no orçamento - sobretudo se já decidiram dedicar uma grande fatia à lua de mel e às alianças de ouro branco

Contras 

Os custos relativos a celebrar um casamento no hotel ou num restaurante de luxo podem acrescer nos pequenos detalhes. No bar aberto, nos aperitivos, no serviço de catering e, sobretudo, nas horas extra da festa. Assim, poderão estar mais limitados no que diz respeito à hora do fim do vosso dia, o que pode desiludir os convidados. Se querem mesmo que a vossa festa dure até de madrugada, acordem um horário no local, ou percebam até que horas poderão ter o espaço.

Alex Tome
Alex Tome

Já imaginaram o cenário em que gostariam de desfilar com os vestidos de cerimónia? Ou que tipo de paisagem deveria emoldurar o corte do vosso bolo de casamento? Um skyline perfeito da vossa cidade ou um jardim encantado, repleto de árvores e flores? No campo ou na cidade, o importante é que se identifiquem com o local e que sintam que este espelha na perfeição o vosso estilo!