Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Casamentos intímos em casa: uma solução em tempos de coronavírus

Os casamentos em casa são uma solução nestes tempos de coronavírus. Podem casar-se em casa com os mais íntimos e deixar a grande festa para depois. Tomem nota! Dizemos tudo o que precisam para tornarem o vosso dia perfeito!

Os casamentos íntimos em casa são cada vez mais uma tendência para os casais que planeam passar pelo altar nos próximos meses. Para além de diferentes e originais, possuem uma essência única e mágica. Se estás com teu "sim, aceito" à vista e o coronavírus ameaça não conseguir reunir todos os teus convidados, porque não um casamento íntimo em casa? Poderás definir uma data inicial com o teu par e posteriormente celebrar o banquete e a festa com os amigos e a família.

Não podem faltar as canções de casamento mais românticas que acompanham cada um dos momentos mais emocionantes, o fato do noivo e o vestido de noiva para dar um toque especial ao dia, e os convites do mesmo estilo do casamento, bem como as medidas de saúde e segurança exigidas pelo panorama atual. Anota estas dicas e torna o teu dia C um sucesso!

Um "sim, aceito" em casa ... e ao ar livre!

Na era do “novo normal”, o ideal seria planear um casamento intimista ao ar livre, pois assim podem evitar possíveis contágios e garantir a tranquilidade de todos. Conseguem imaginar a troca da aliança sob a magia do pôr do sol no telhado do prédio? Ou a refeição com os parentes mais próximos na horta ou no quintal de casa? Não têm que organizar na vossa própria casa se for pequena: podem usar a casa dos vossos pais ou de qualquer outro familiar se o espaço for maior e acharem que têm mais possibilidades. Claro, lembrem-se sempre que a colocação das mesas deve ter a distância de segurança adequada e as máscaras ou o gel hidroalcoólico não podem faltar.

Além disto, deixem cartazes que lembrem a importância da lavagem frequente das mãos. Será um extra que não passará despercebido a ninguém, e ao mesmo tempo fará parte das ideias divertidas para o casamento que têm em mente.

Cuidado com o clima e com o barulho

A estação do ano influencia praticamente tudo no grande dia. O que vestir, o que comer, as flores do buquê natural da noiva, ou mesmo a sessão de fotos. O mesmo acontece com a diversão que preparam para os convidados. Por exemplo, se o casamento íntimo for nos meses mais quentes e ao ar livre, vocês podem oferecer um leque, óculos escuros ou um chapéu, enquanto se for nos meses mais frios, podem sempre optar por um cobertor, um lenço ou luvas são magnificas propostas.

Além disto, devem ter um plano B para o caso de chover. Neste caso, ter um espaço coberto no exterior não prejudica em nada a diversão e é sempre mais seguro.

Outro aspecto a ter em consideração é o ruído que pode estar no ambiente. Apesar de ter um número pequeno de convidados, há momentos em que a emoção e a alegria são difíceis de controlar e podem causar desentendimentos com os vizinhos se estiverem muito próximos. O que fazer? Bem, nada como falar com eles antecipadamente para informá-los do que vai a acontecer e prepará-los da melhor forma.

Horário mais flexível

O casamento íntimo na própria casa não só deixa o casal e os seus próximos muito mais à vontade, como permite uma maior flexibilidade de horários. Ou seja, serão vocês quem decide os horários. Assim, se as leituras da cerimónia se prolongarem, ou se o pós-jantar durar horas, ou se o brinde for mais longo do que o habitual, nada acontece, a espontaneidade será uma vantagem. O que é mais importante do que celebrar o amor com irreverência e estilo?

A decoração, um elemento fundamental que vai fazer a diferença

Quando se fala em organizar um casamento em casa deve-se pensar bem na decoração, pois será fundamental encher de magia o ambiente da celebração.

As possibilidades são infinitas: desde o uso de lustres, velas, garrafas ou potes de vidro reutilizáveis, balões, plantas, cartas, malas, tecidos ou fotos até aderir à moda de paletes ou luzes led. A melhor maneira de conseguir uma decoração elegante e estética é definir um tema ou estilo para que todos os elementos estejam em sintonia. Pelo contrário, se a ideia de uma ligação temática não vos convencem, concentrem-se na combinação de cores e mobiliário para conseguir uma maior coesão do espaço

 O valor dos pequenos detalhes

A personalidade de um casamento íntimo está nos pequenos detalhes. Portanto, a chave para torná-lo um sucesso é personalizar tudo o que têm à mente. Toalhas de mesa herdadas com a tradição familiar, detalhes originais do casamento que trazem uma etiqueta com os nomes das festas e a data do casamento, cartões de agradecimento com carimbo 100% personalizado, desenho da mesa inspirado num dos seus hobbies preferidos, um livro de assinaturas que inclui frases especiais para ambos e fotos de viagens pessoais, a projeção de um vídeo de momentos emocionantes com entes queridos, um kit antivírus para proteger contra bactérias ... As ideias são infinitas! O mesmo acontece com a cerimónia, pois pode ser mais flexível e sair dos padrões convencionais.

Contratem os melhores fornecedores para o grande dia

O que precisam para tornar a celebração um sucesso? Confiem nas mãos dos melhores fornecedores de casamento conforme a ocasião merece. O resultado será indiscutivelmente surpreendente! Por exemplo, para decorar as mesas da sala de jantar ou do jardim onde festejam a refeição, contactem uma florista e encomendem os centros de que mais gosta com as flores da época correspondentes.

Deixem-se aconselhar por um cabeleireiro e maquilhador para conseguir um look radiante e que vos façam brilhar, seja para usar um coque alto ou expor o cabelo ao vento, procurem um fotógrafo que capta a essência do dia C para ter memórias únicas, um catering que o deliciam com os vossos pratos preferidos ou um DJ ou grupo ao vivo que anima a noite com música para um casamento civil.

Sem esquecer a opção de contratar uma organizadora de casamentos se preferir delegar a montagem e organização do evento em mãos externas. Os profissionais do setor nupcial sabem melhor do que ninguém como se adaptar a todos os contextos para que os casais só se preocupem em se divertir. Melhor é impossível!

Para além de tudo isto, mesmo que em casa estejam 15, 20 ou 30 pessoas, o encontro será sempre mais caloroso, privado e próximo. Podem dedicar mais tempo aos convidados e a cerimónia será mais pessoal e emocional do que nunca. Um conselho? Organizem tudo com antecedência, mas deixem espaço para a improvisação. Só terão que esperar que o grande dia chegue e que o vossos entes queridos os surpreendam com os melhores vestidos de festa e palavras sempre muito sinceras. Nunca se esqueçam de desfrutar ao máximo o vosso dia de sonho!