Miguel Cunha Fotografia
Miguel Cunha Fotografia

Um vestido de noiva de manga comprida, adornado com uma capa, uma decoração recheada de tons metalizados, lembrancinhas de casamento temáticas e um ambiente aconchegante... sim, os casamentos de inverno são fabulosos! Para os casais mais românticos, que querem trocar as alianças de casamento num cenário de sonho, a magia da estação fria não tem comparação. Se estão a ponderar dar o nó nesta época do ano, não percam a lista de dos and dont's que fizemos para guiar-vos:

NJmattos
NJmattos

Do: uma decoração criativa

Ao contrário do que muitos casais pensam, os casamentos de inverno podem ser extremamente belos e originais. O clima nostálgico da estação, que se caracteriza pelos tons frios e plácidos, conjuga na perfeição com cores fortes e brilhantes - verde esmeralda, dourado, bordô... -, mas também incita ao uso de uma decoração mais minimal, regida pelo branco e pelo greenery. Para além disso, um casamento no inverno também encoraja os casais a incorporarem algumas referências natalícias no seu dia C - seja nos centros de mesa ou no topo do bolo de casamento -, o que garante um ambiente ainda mais acolhedor. 

Don't: exagerar nas referências natalícias

Mas já diz o ditado, "nem oito nem oitenta"! Por muito que adorem a época natalícia e todos os elementos que lhe estão associados, é recomendável que mantenham o equilíbrio e que não exagerem nas referências. Afinal, trata-se de um casamento, e não de uma festa de natal! Apontamentos singelos - como pinhas ou arranjos com azevinho - são sempre bem-vindos, mas árvores de natal, renas e bonecos de neve talvez seja algo exagerado... 

ByMatilda
ByMatilda

Do: criar uma ambiente aconchegante

Uma lareira acesa, velinhas por todos os lados, mantas de lã nas cadeiras... Sim, um casamento no inverno pede um ambiente íntimo e aconchegante, onde as convidados possam exibir os seus vestidos de cerimónia curtos sem passar frio. Por isso, apostem na calidez e tentem criar um clima cozy, que faça com que todos se sintam confortáveis e em harmonia. 

Don't: exagerar no aquecimento!

Uma vez mais, tenham cuidado com os exageros! Lembrem-se que, depois de algumas danças e brindes - sobretudo brindes... -, a temperatura começa a subir de forma natural, pelo que devem estar de olho no termômetro para que o ambiente não se torne excessivamente caloroso

Crachá - Wedding Agency
Crachá - Wedding Agency

Do: aproveitar a magia do inverno

Cores e ambientes cálidos, uma decoração recheada de azevinho, camélias, pinhas e velas, roupa cómoda e acessórios cintilantes... A magia do inverno é única e estimula o que de melhor há no ser humano. Inspirem-se nestas sensações e criem um dia extraordinário, onde reine a descontração, o espírito familiar e a generosidade. Um último tip para aproveitar o feeling benevolente da época? Prendas de casamento solidárias e/ou eco-friendly, como mantinhas, luvas, velas ou pequenos vasinhos com estrelas-de-natal. Ninguém vai ficar indiferente!

Don't: fazer uma recepção ao ar livre

O vosso enlace pode até coincidir com um dia de sol, mas lembrem-se: o frio mantém-se! Aproveitem a serenidade do inverno para fazer algumas fotografias no exterior, mas não planeiem uma recepção ao ar livre. Mesmo que os vossos convidados estejam munidos de casacos fortes e cachecóis, a verdade é que ninguém gosta de beber champagne gelado com temperaturas negativas...

Bakewell
Bakewell

Do: apostar nos ingredientes da estação

Já referimos que, no que diz respeito à decoração floral, o ideal é que apostem em flores da estação - como camélias, estrelas-do-natal, frésias e rosas - e agora queremos motivar-vos a seguir a mesma filosofia no momento de definir o menu. Seja para compor os pratos principais ou o vosso bolo de casamento original, deem prioridade aos ingredientes da época. Castanhas, abóboras, alcachofras, couves, espargos, pinhões, romãs, cítricos, dióspiros... todas estas delícias podem compor pratos maravilhoso e contundentes, ideais para um enlace na estação fria.

Don't: ter um menu pouco winter-friendly

Mas não são apenas os ingredientes que contam; a forma de cozinhá-los também deve ser considerada, de modo a combinar com o clima que se faz sentir. Por muito que queiram ter um buffet de saladas frescas ou gelados como sobremesa, o nosso conselho é que priorizem as refeições quentinhas. Em vez de saladas, apostem em sopas e cremes para a entrada e, no que diz respeito à sobremesa, sirvam tarte de maçã e canela ou até rabanadas. Os vossos convidados vão adorar!

ByMatilda
ByMatilda

Os casamentos celebrados no inverno são mágicos e inspiradores. Apostem em presentes de casamento temáticos e solidários, num bolo de casamento com ingredientes da estação e surpreendam com uma decoração cintilante e cozy... os vossos convidados vão ficar rendidos!