Plano A

Seguindo a tradição, as flores são um dos elementos chave na decoração nupcial, embelezando o ambiente de acordo com o estilo pessoal dos noivos. Por isso, é comum usá-las também como adorno do penteado de noiva, para decorar o bolo de casamento ou mesmo para umas lembrancinhas de casamento muito especiais e modernas. No entanto, o fator surpresa também marca imensos pontos no casamento, pelo que é sempre recomendável usar a imaginação! Se se casam pelo civil e querem inovar com o vosso arco de flores, não percam estas propostas criativas: 

1. Fitas e lanternas chinesas

Quer se casem ao ar livre ou num local interior, esta pode ser opção perfeita para o vosso enlace! Decorem o vosso "arco" com fitas que joguem com as cores oficiais do vosso dia C, lanternas chinesas de vários tamanhos e pequenas figuras de origami. O resultado vai ser extremamente romântico... e low cost! Finalmente, caso sejam adeptos do estilo minimalista, decorem o local com peças brancas e surpreendam-se com o ambiente etéreo e romântico que se originará! 

2. Painel temático

Há estilos de casamento que convidam a inovar ao máximo, desde os convites de casamento originais a um arco de cerimónia totalmente fora do comum. É o caso dos casamentos celebrados ao ar livre, numa quinta ou floresta, que podem adotar um estilo mais bohowoodsty ou hippie chic. Nesta linha, usar elementos naturais como a madeira, tanto para a estrutura do arco como para a sua decoração decoração, é sempre uma aposta ganha. Para uma cerimónia na praia, onde o próprio ambiente envolvente serve de inspiração para a decoração, nada como usar uma estrutura de madeira decorada com conchas, estrelas do mar e corais para estar em sintonia com a natureza. 

3. Fundo de tecido personalizado

Outra alternativa ao arco de flores são os fundos de tecido personalizados com frases e/ou ilustrações. Para criar harmonia entre os vários elementos do vosso dia, podem usar a mesma tipografia ou inclusive a mesma frase que escolheram para os vossos convites de casamento personalizados e estampá-la no vosso arco. Sobretudo se adoram o estilo industrial chic, usar um arco assim só irá trazer mais personalidade à vossa cerimónia. Se casam ao fim da tarde, num ambiente interior, podem juntar à decoração luzinhas suspensas, verdura ou velas, num estilo minimal e intimista. 

Momentos com Design

4. Uma parede de flores e verdura

E quem é que resiste a uma obra de arte natural e eco-friendly no seu grande dia? Se casam ao ar livre e querem dar um toque clássico e romântico à ocasião, esta deve ser a vossa escolha! As paredes cobertas de natureza são ideais para os casais que trocam as alianças de casamento num ambiente primaveril, onde não faltem referências vintage e românticas. 

Dream Weddings Europe

5. Macramé 

Não cabem dúvidas: o macramé está em altas! Por isso, se são um casal amante da tendência boho/rústica, não deixem de considerar esta opção cheia de estilo para o vosso altar! Com uma obra personalizada e adornada com arranjos florais coloridos, o efeito wow! está mais que garantido, sobretudo se se casam no campo com uma bonita paisagem de fundo. 

6. Um altar de balões 

Para os casais mais descontraídos - que adoram vestidos de noiva simples e fatos informais - esta é uma opção a considerar! E se em vez de flores tiverem arcos compostos por balões coloridos? Estes podem determinar as cores oficiais do vosso dia C, ou simplesmente surpreender com composições 100% white ou com tonalidades metalizadas e cintilantes. E se querem dar um toque ainda mais romântico e original ao arco, incluam algumas flores e verduras na composição. O vosso arco vai ser único! 

7. Peças de origami 

Para os noivos que procuram soluções low-cost e até DIY para o grande dia, um altar composto por peças de origami pode ser uma excelente opção! Se vocês são um casal moderno e descontraído, que até decidiu fazer os convites de casamento e as lembrancinhas à mão, um arco composto por passarinhos, borboletas, flores, estrelas e até barquinhos - sobretudo se se casam à beira-mar - vai fazer as delícias aos convidados. Atrevem-se a meter mãos à obra? 

Seja qual for a vossa escolha, as alternativas aos arcos de flores são imensas. Optem pela que mais vos defina, tal como o fizeram na escolha do vestido de noiva e fato do noivo, ou inclusive dos vossos convites de casamento. O vosso dia deve ser um espelho da vossa personalidade, em cada detalhe. Que a decoração da cerimónia não fique de fora!