O estilista Karl Lagerfeld, conhecido por ser o diretor criativo da maison Chanel desde 1983, morreu nesta terça-feira aos 85 anos de idade. Nascido em Hamburgo, Lagerfeld emigrou para Paris quando tinha 14 anos, estreando-se no mundo da moda como assistente de Pierre Balmain. Depois de ter trabalhado na Chloé e na Fendi, o designer alcançou o estatuto de estrela na Chanel, ao ser nomeado diretor artístico das suas coleções de alta costura, prêt-à-porter e acessórios. Considerado como "o último sobrevivente da alta costura dos anos cinquenta", Lagerfeld conseguiu ser muito mais que um artista visionário: no mundo da moda, ele era um verdadeiro kaiser

Lagerfeld Collection para Rosa Clará
Lagerfeld Collection para Rosa Clará

Ao tornar-se um designer independente, Karl Lagerfeld colaborou com inúmeras marcas, acabando até por criar uma coleção exclusiva de vestidos de noiva para Rosa Clará, intitulada Lagerfeld Collection. Para além disso, o designer também produziu vestidos de noiva únicos, com os quais desfilaram grandes nomes das passerelles como Claudia Schiffer, em 1995, Alek Wek, em 2004, e Cara Delevingne, em 2014. 

Com o seu cabelo branco, óculos escuros, luvas e colarinhos subidos, Lagerfeld sempre defendeu e impôs uma imagem misteriosa de si próprio, ao ponto de transformar-se num poderoso ícone. Como tal, para todos aqueles que se apaixonaram pelo seu universo de criatividade, elegância e excelência, a sua assinatura será eterna.