Louder than Fire
Louder than Fire

O mundo nupcial está sempre a surpreender-nos com novas tendências, tanto no que diz respeito aos vestidos de noiva - que atualmente assumem os mais variados estilos, cortes e cores - como aos penteados de noivaconvites de casamento e decoração. Em tudo isto, os porta alianças também começaram a assumir novos contornos, afastando-se dos formatos tradicionais. Caixas de madeira, conchas, bastidores bordados em estilo vintage e até flores naturais... hoje em dia não faltam ideias para um porta-alianças cheio de estilo! Por isso, se estão à procura de sugestões diferentes para o vosso, não deixem de explorar as nossas ideias, de acordo com cada estilo de enlace: 

Boho / rústico

O estilo boho, com os seus vestidos de noiva com renda e celebrações ao ar livre, é um dos preferidos dos casais modernos. Por isso, se querem celebrar o vosso dia num ambiente deste estilo, os bastidores bordados - ou em macramé - são uma excelente opção para o vosso porta alianças. Apenas precisam de escolher uma cor e estilo e personalizá-lo com algum pormenor que destaque - como um raminho de lavanda ou uma medalha, por exemplo.

Lounge Fotografia
Lounge Fotografia

Mas há mais! Se decidiram casar no campo, podem incluir verdura e/ou flores naturais no vosso porta alianças. Tal como os vestidos de noiva simples e os penteados descontraídos são ideais para uma noiva campestre, também um porta alianças natural pode dar um charme único à vossa celebração. Apostem na beleza natural do musgo, das flores ou até das suculentas. Para transportá-las, escolham num recipiente de cerâmica ou uma caixa de vidro envelhecida. O resultado vai ser ainda mais original! 

Romântico

Romântica por natureza, a cerimónia religiosa é uma das mais clássicas de sempre, e também uma das mais especiais para trocarem as vossas alianças de casamento no altar. Que tal usarem um caixa suspensa como porta alianças? Dentro, podem colocar um anjinho com as alianças, ou alguma flores a decorar. Para o transportar, coloquem uma fita de cetim no topo, idealmente a conjugar com a cor do dia C ou com o bouquet da noiva. 

Fernando Carvalho Photography
Fernando Carvalho Photography

Como é óbvio, não existe nada mais intemporal e elegante que uma caixinha de flores. Se quiserem inovar, podem usar flores silvestres como almofada, ou as mesmas flores do bouquet/lapela, para um efeito ainda mais bonito e romântico. Para que a obre possa ser apreciada em todo o seu esplendor, nada como uma caixinha de vidro com acabamentos em dourados.

MigueLemos Photography
MigueLemos Photography

Vintage

Outro estilo que parece nunca passar de moda é o vintage. Os tons pastel e os detalhes antigos traduzem na perfeição esta tendência decorativa, que continua a fascinar os casais portugueses. Se adoram este estilo, podem aproveitar para dar asas à imaginação e escolher um porta alianças temático, com um objeto que vos remeta imediatamente para o universo vintage. Um carocha em miniatura, em tons pastel, pode ser uma excelente opção, assim como uma chávena com motivos florais. 

Arpa Photography
Arpa Photography

Dentro dos clássicos, as gaiolas antigas de ferro forjado são já uma das características mais reconhecidas do estilo vintage. Deste modo, também podem usar uma mini gaiola deste estilo para o vosso porta alianças, decorando-a apenas com algumas flores românticas -  peónias, rosas, paniculata, etc. Para a transportarem, coloquem uma fita de cetim que podem prender no pulso dos meninos das alianças. 

Ricardo Marques Fotografia
Ricardo Marques Fotografia

Provenientes do mar

Os búzios e as conchas são alguns dos elementos mais característicos do mar. Por isso, e sobretudo se se casam à beira-mar, porque não apostam nestas dádivas naturais para um porta alianças muito original? Como vantagem, também há que dizer que são extremamente económicos e fáceis de encontrar, podendo também ser uma opção low cost para a vossa decoração - e ainda servir de inspiração para uns convites de casamento personalizados

White Valley - Fotografia e Vídeo
White Valley - Fotografia e Vídeo

Quanto às conchas, tanto podem usar uma ou duas. O formato, o tamanho e a cor fica inteiramente a vosso critério, já que a mãe natureza oferece inúmeras opções. Finalmente, caso queiram, podem ainda decorar as conchas/búzio com uma pequena almofadinha - como se pode apreciar na foto -, ou colocar um pouco de areia, para estar ainda mais dentro da temática! 

A. Carvalho Photographer
A. Carvalho Photographer

Personalizados

Se decidiram fazer umas prendas de casamento originais para os vossos convidados, provavelmente também poderão ter outros detalhes decorativos personalizados no vosso dia. Qual tal começarem pelo porta alianças? Ideias não faltam para surpreender. Rolhas pintadas como noivos, figurinhas de barro, origami ou elaboradas com materiais reciclados... Não há dúvida de que os detalhes personalizados fazem toda a diferença e, no momento da vossa cerimónia, um porta alianças assim fará com que tudo seja ainda mais especial!

Além disso, também aqui entram os porta alianças bordados por vocês, que certamente terão um encanto ainda mais especial. Podem bordar as vossas iniciais, a data do vosso casamento, os vossos nomes ou mesmo uma frase especial. Que não vos falte imaginação neste detalhe tão importante da vossa cerimónia!

Studio Nanda
Studio Nanda

Modernos

O estilo industrial chic é um dos mais especiais da atualidade, já que permite juntar detalhes rústicos aos mais clássicos e elegantes, numa perfeita simbiose entre o glamour e a descontração. Assim, é o estilo de eleição das millenials e das mais cosmopolitas, que querem que o seu dia seja elegante e acolhedor ao mesmo tempo. No que diz respeito aos porta alianças, as esferas metálicas/transparentes ganharam um protagonismo evidente. No seu interior, podem colocar folhas ou musgo, para esse efeito natural chic que pretendem ter em todos os detalhes do vosso dia.

B-my Inspiration
B-my Inspiration

Do mesmo modo, as suculentas podem ser uma aposta perfeita para este estilo de casamento, principalmente se se casam ao ar livre. Apostem por caixas ou esferas transparentes e decorem-nas com uma suculenta que possa suportar as vossas alianças até ao altar. O resultado é apaixonante!

Ana Pastoria Photography
Ana Pastoria Photography

Temáticos

Os casamentos temáticos também têm uma forte influência nos noivos de hoje. São perfeitos para inovarem nos detalhes decorativos, como os centros de mesa ou o seating plan. No que diz respeito ao porta alianças, também aqui se abre um leque de possibilidades fabuloso. Ideias? Um porta alianças inspirado na saga Star Wars, nos anos 20, nas vossas personagens de animação preferidas ou num hobby que tenham em comum. 

Woody Art
Woody Art

Por outro lado, as datas temáticas também podem servir de inspiração para o vosso dia. Se casam no perto do Natal, deixem-se invadir por esta época mágica e incluam alguns detalhes alusivos no vosso dia. Podem inovar com uma bola da árvore de natal e transformá-la no vosso porta alianças. Personalizem-no com a vossa data, iniciais ou com uma frase especial.

Cherry Shape
Cherry Shape

Clássicos do momento

Os que amam o estilo clássico não dispensam detalhes sóbrios e elegantes para o seu grande dia. Como tal, a tradicional almofadinha das alianças continua a ser um detalhe bonito e intemporal que faz as delícias aos gostos mais aprimorados. Quando se trata de evocar a premissa menos é mais, este porta alianças é a prova de que a simplicidade faz a elegância!

Chapeauxik
Chapeauxik

Outro clássico, mas dentro de outro estilo, são as caixinhas de madeira. As rainhas do estilo rústico, adaptam-se também a casamentos vintage, boho ou mesmo elegantes, que querem incluir um detalhe personalizado no vosso dia. Podem personalizar a caixa ao vosso gosto, com as vossas iniciais ou a data do vosso grande dia, por exemplo. Para a almofada, escolham a ráfia para um efeito mais natural.

Rita Plácido
Rita Plácido

Sem dúvida, são inúmeras opções para os casamentos dos dias de hoje, mais autênticos e cheios de personalidade. Seja qual for a vossa escolha, de certeza que este será um momento único e inesquecível para todos. Elegantes nos seus vestidos de cerimónia e trajes, os convidados irão poder assistir à confirmação do vosso amor. Depois, já casados, viverão juntos momentos como o corte do vosso bolo de casamento ou abertura do baile. Será um dia único para todos, onde pequenos detalhes como um porta alianças original ou uma decoração cuidada poderão fazer toda a diferença.