Ir para o conteúdo principal
Casamentos

10 Ideias para um copo de água inesquecível

O copo de água é aquele momento do dia que vai marcar os convidados para sempre. Mais do que um bonito enlace, querem surpreender os presentes com uma festa divertida que vai gerar memórias inesquecíveis? Então não percam estas dicas!

Ainda sem banquete de casamento? 🥂
Peça informação e preços de Espaços a empresas próximas de si

Ricardo & Daniela

Embora a cerimónia do casamento seja um momento único e muito especial, a receção e copo de água, onde cortam o vosso bolo de casamento é, provavelmente, aquela parte do dia por que todos os convidados anseiam – quem não quer comer, beber e dançar com o seu vestido de cerimónia na companhia dos amigos e dos noivos? As melhores celebrações têm detalhes pessoais,únicos e divertidos, que fazem com que os convidados contiunuem a falar do dia muito depois da última dança.

Tudo começa com um convite de casamento original, onde colocas em altas as expectativas dos convidados. E embora o copo de água seja um momento divertido por si só, é da responsabilidade dos noivos manterem o ritmo e a diversão uma constante ao longo de toda a noite. Inspira-te com as nossas ideias favoritas para que tenham um copo de água em cheio!

1. Um seating plan pensado ao pormenor

Sabemos que há noivos que preferem dar aos convidados a liberdade de se sentarem onde mais desejam, mas, a nosso ver, um seating plan bem organizado pode ser a chave para o início de uma noite memorável! Coloquem os convidados perto de pessoas que conhecem e com quem se dão bem e, se tiverem pessoas mais tímidas ou que vão ao casamento sozinhas, coloquem-nas perto de alguém que também veio sozinho ou que gosta muito de falar!

Ao início pode parecer que estão a fazer o papel de matchmakers, mas acreditem, organizar bem os lugares leva a excelentes conversas, a divertidas danças e noites intermináveis! Por isso sentem os vossos primos pequenos com outras crianças da sua idade e juntem os vossos colegas de faculdade na mesma mesa!

2. Brindes curtos e divertidos

Os brindes são o exemplo perfeito do que deve ser qualidade sobre quantidade. Pede a quem quem quer que seja que inicie o brinde para o fazer de forma breve e não levar mais de dois minutos a falar. Se tiverem anedotas um pouco mais longas para contar, podem fazê-lo no jantar de ensaio para o casamento, caso os noivos o preparem.

Rui DaCruz

3. Um plano para as crianças

As crianças são, normalmente, o público mais difícil de agradar, e mantê-las entretidas durante toda a noite pode transformar-se num autêntico desafio! Para que usufruam do dia e também para proporcionar aos pais tempo livre para dançarem e se divertirem, arranja um espaço designado para elas.

Uma opção é contratares uma baby sitter que prepare alguns filmes para ver junto dos mais pequenos, alguns jogos, manualidades ou mesmo uma pista de dança só para eles. Senão, podes também preparar algumas mesas, puffs e cadeiras com desenhos, livros de colorir, materiais para pintar, jogos e pequenos brinquedos com que se possam entreter.

4. Apimenta as coisas logo na primeira dança

Todos os olhares se poisam na noiva e na sua aliança de casamento durante a primeira dança – por isso é a oportunidade perfeita para surpreenderem os vossos convidados com uma surpresa divertida. Começa com uma dança romântica ao som de um hit clássico e, de repente, muda tudo ao som de uma divertida música latina ou de um inesperado tema de algum cantor que gostes, como Bruno Mars.

5. Cria uma área lounge

Porque os noivos e convidados também precisam de descanso a dada altura da festa, cria mais de uma área onde possam estar. O ideal é um espaço para as refeições, outro para dançar, uma zona de bar com bebidas e um espaço exterior, com sofás, puffs e uma calma música ambiente onde possam relaxar. É também uma forma agradável e elegante de deixar os convidados mais velhos descomprimir e falar um pouco enquanto os mais jovens se apoderam da pista de dança.

Pergunta, no espaço que contrataste para o copo de água, se têm pequenas mesas, cadeiras e sofás que possam dispensar para esse propósito. Se não, cria a tua própria área lounge ao alugar estas mobílias e decorá-las com almofadas, flores e velas para um ambiente mais confortável e acolhedor. 

6. Um espaço de comida alternativo

Boa comida é sinónimo de um bom copo de água, mas oferecer aos convidados snacks que eles possam personalizar ao seu gosto é ainda melhor! Estações interativas, onde possas fazer crepes e waffles e escolher o topping, mini cachorros quentes onde podem utilizar os mais variados recheios ou até tornar vegetarianos, estações onde possam enrolar o próprio sushi, fazer algodão doce ou pipocas... as opções são infinitas e de certeza que vão fazer as delícias dos teus convidados!

7. Muda para algo confortável

Por mais espantoso e elegante que seja o teu vestido e sapatos de noiva, convenhamos... ninguém consegue aguentar a noite toda a dançar com ele. Por isso, depois da primeira dança, as noivas podem deixar para trás os seus véus e tiaras, trocar para um vestido de cerimónia curto ou macacão igualmente deslumbrante e os noivos podem trocar para um fato mais informal e confortável.

Se se sentem confortáveis o suficioente para se moverem, saltarem, falarem, dançarem de forma livre e comerem mais fatias do bolo de casamento original, essa descontração vai também ser transmitida aos convidados.

8. Planeia entretenimento surpresa

Por vezes, as melhores partes do copo de água são as mais inesperadas... surpreende os teus entes queridos com algum tipo de entretenimento com o qual não contavam durante os cocktails ou a entrada para a receção.

Wilson & Salomé

Porque não contratar artistas como um mágico, acrobatas, ou bailarinos de salsa para criar de imediato um ambiente mais dinâmico? É bom que as convidadas não se preocupem em desmanchar os penteados apanhados quando todos começarem a mostrar os seus melhores passos de danças latinas!

9. Encontra o Dj certo 

À primeira vista, esta regra pode ser um pouco óbvia mas, de facto, a música tem um papel muito importante na dinâmica e diversão de uma festa. A última coisa que queres é ver os convidados a dispersar da pista de dança quando o Dj ou a banda toca determinada música, por isso contrata um profissional que entenda os teus gostos.

Diz-lhe, preferencialmente, as músicas ou o estilo que não deve incluir na playlist e escolhe canções adequadas para que toda a gente possa dançar.

10. Nunca deixes os teus convidados ficarem com fome!

Peçam ao catering que comece a servir alguns snacks de reforço quando a noite se tornar longa. Não é necessário pratos elaborados... aperitivos como batatas fritas, mini pizzas, doghnuts e bolos frescos, servidos depois da meia noite, vão dar força e energia aos presentes, para que dancem toda a noite!

Se conseguirem conjugar todos ou mesmo apenas alguns destes fatores, sem dúvida que vão conseguir uma cerimónia fantástica e memorável, da qual os vossos convidados se vão recordar sempre! Lembra-te que uma cerimónia assim pede umas lembrancinhas de casamento à altura, por isso, começa já a ver sugestões para as dos vossos convidados!

Conseguimos inspirar-vos com algumas das nossas dicas ou ainda continuas no processo de sonhar com o vestido de noiva? Tem em conta que alguns destes preparativos requerem a contratação de vários profissionais, por isso não se esqueçam de combinar datas, prazos e pedir orçamentos, para que este seja o casamento do ano!

Ainda sem banquete de casamento? 🥂
Peça informação e preços de Espaços a empresas próximas de si