Rita
Noiva Ativa Maio 2020 Coimbra (Concelho)

Noivas emigradas - ajuda!

Rita, a 4 de Outubro de 2019 às 20:01 Publicado em Fórum Organizar um casamento
Ola noivinhas!


Tenho uma questão para todas as noivinhas emigradas, com morada fiscal no país onde residem (“estrangeiro”).
Quem já casou /quem me sabe responder - quando vamos pedir para abrir o processo de casamento na conservatória, a morada fiscal tem algum impacto no casamento?
Eu e o noivo residimos e temos a residência fiscal na Noruega. Vamos casar em Portugal. O padre da paróquia onde fui baptizada alertou-nos para a possibilidade de ser complicado na conservatória. Os papéis da igreja estão a usar a nossa morada de quando morávamos em Portugal, pois o padre informou-nos que caso contrário teríamos que encontrar uma igreja católica onde moramos (Ålesund- ha, mas ...) e iniciar o processo de casamento la.
Quando liguei para a embaixada norueguesa e questionei como seria para reconhecer o casamento português na Noruega, tendo em conta que resido lá, mas caso em Portugal, responderam-me que teria que ter a certidão de casamento traduzida e apostilada.
Alguém sabe me esclarecer melhor? Sinto que ando feita bola e ninguém me sabe explicar bem... uns dizem x outros dizem y. É realmente de ficar preocupada com a conservatória? É que não posso ainda tratar disso pois só faço 6 meses antes do casamento a 23 novembro. Só volto a Portugal em tempo útil para a conservatória em fevereiro, só em fevereiro poderei tratar disso. E receio complicações..!
Obrigada!
Partilhe em:

21 respostas

  • Inês
    Noiva Ativa Junho 2020 Porto (Concelho)
    Inês ·

    Olá Rita!

    Estamos mais ou menos na mesma situação. Somos os dois portugueses, com morada fiscal em Londres, mas vamos casar em Portugal. Aquilo que me disseram que teria que fazer é o seguinte: abrir o processo cá, no Consulado. De seguida visitar a Missão Catolica Portuguesa de Londres, onde vamos ter que dizer-lhes a igreja onde vamos casar em Portugal e eles a partir dai dão seguimento ao processo para Portugal.

    Como isto me parece bem mais complicado do que tentar fazer em Portugal, vamos tentar a nossa sorte em contornar o sistema. Voamos para Portugal quando ficamos exactamente a 6 meses do grande dia. Vamos tentar nessa visita abrir o processo. Se der, perfeito! Se não der, lá teremos que passar por toda esta jornada aqui em Londres...

    Quando souberes coisas mais concretas, passa aqui a partilhar Smiley smile

    Um beijinho grande e bons preparativos!

  • Milhinha
    Noiva Master Maio 2020 Madeira
    Milhinha ·
    Ver mensagem citada
    O mais importante é informarmo-nos! Bjs
  • Rita
    Noiva Ativa Maio 2020 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    Ver mensagem citada
    Obrigada Milhinha!Smiley smile o problema e que a igreja católica não é dominante aqui na Noruega - nem nunca ainda a encontrei em Ålesund (o Google diz q há, eu já tentei encontrar mas não tive sorte , vou tentar ir lá hoje!!).
    Já há uma menina que se casou em Portugal e que também mora aqui na Noruega, que abriu o processo todo em Portugal. Vou tentar reunir os pormenores e assim que saiba melhor escrevo aqui, até para o futuro, outras noivinhas que precisem de saber.
    O que me chateia um bocado nisto tudo, e que nada é igual, e há vários procedimentos e pessoas diferentes de instituições diferentes dizem-me coisas diferentes 😫 pq e q tem q ser tudo tao complicado as x 🤣 beijinhos
  • Rita
    Noiva Ativa Maio 2020 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela sugestão ... vou estudar melhor o assunto😘
  • Rita
    Noiva Ativa Maio 2020 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    Ver mensagem citada
    Ok obrigada!!
  • Sandrina
    Destacada Abril 2020 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    Ver mensagem citada
    Não, o meu precisa porque é estrangeiro, se fosse português apenas precisava do cartão de cidadão como eu..
  • Rita
    Noiva Ativa Maio 2020 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    Ver mensagem citada
    Ola!
    Pois já me disseram o mesmo que tu. E penso que fica mt fácil iniciar o processo com um leitor de cartão de cidadão, assim da para fazer à distância. A única diferença entre nós é q o noivo tb é português, por isso não deve ser preciso nenhum documento mais complicado , diria eu.Smiley smile nada traduzido pelo menos.
  • Catarina
    Destacada Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    Ver mensagem citada
    Exacto. A senhora que atendeu a minha irmã disse mesmo que, apesar de ter morada fiscal noutro país, não deixo de ser portuguesa e de poder tratar seja do que for em Portugal.
    O que acaba por fazer sentido porque, apartir do momento em que posso renovar por exemplo, o cartão de cidadão em Portugal tendo a morada noutro país, porque razão não poderia abrir o processo civil em Portugal também?
    Mas enfim, nestes processos é melhor se informar muito bem porque acabamos por ouvir várias versões.
  • Rita
    Noiva Ativa Maio 2020 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    Ver mensagem citada
    E boa ideia. Ligar para eles. Obrigada pela sugestão. E obrigada por me contares como foi o teu processo.Smiley smile
  • Rita
    Noiva Ativa Maio 2020 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    Ver mensagem citada
    Ups, fugiu me a mensagem!
    O consulado português na Noruega disse me que teria que casar pelo civil em Portugal - mas que na boa verdade é só abrir o processo online... não preciso necessariamente de me deslocar ao cartório
  • Rita
    Noiva Ativa Maio 2020 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    Ver mensagem citada
    Não é bem opção para nós - porque a Noruega e muito grande e a embaixada está em Oslo e nos moramos em alesund :/ mas muito obrigada pela sugestão. A embaixada portuguesa na Noriega disse que
  • Rita
    Noiva Ativa Maio 2020 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    Ver mensagem citada
    Pois, a embaixada portuguesa na Noruega disse que era para tratar de tudo cá em Portugal (aliás - pode se tratar de abrir o processo online), porque eu não sou cidadã norueguesa, sou só residente. O padre da minha paróquia abriu o processo e enviou agora para a diocese...
  • Rita
    Noiva Ativa Maio 2020 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela dicaSmiley smile)
  • Melanie
    Noiva Curiosa Junho 2020 Almada
    Melanie ·
    Se são os dois portugueses concelho vos casar pelo consulado português Noruega. Será mais fácil.
  • Milhinha
    Noiva Master Maio 2020 Madeira
    Milhinha ·
    Ver mensagem citada
    Ola Rita. Vou tentar complementar a resposta da Sandrina porque não percebo nada do processo civil (ainda) mas percebo algo do processo religioso. Então se vais casar na igreja, precisas de abrir o processo na paróquia catolica da área de residência lá na Noruega. Precisarás de alguns documentos que te deixo aqui num debate. Processo Religioso: a Agenda Obrigatória para Noivas em Preparação! https://www.casamentos.pt/forum/processo-religioso-a-agenda-obrigatoria-para-noivas-em-preparacao--t214687 precisas de ter nessa altura uma certidão do registo civil que tem 6 meses de validade. Depois o padre da Noruega envia para o padre da paróquia em Portugal todo o processo religioso. Ou seja deves ter uma reunião com o padre da Noruega a perguntar ao certo que documentos precisa e com o Padre em Portugal, para iniciares o processo religioso. Bjs
  • Sandrina
    Destacada Abril 2020 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    Olá Rita. Apesar de não casar na igreja, percebo bem esse" ando como uma boka". Não te vou poder esclarecer quanto à cerimônia religiosa mas quanto ao civil, moramos no estrangeiro e agora tudo se faz automáticamente, ou seja, eu tenho o cartão de cidadão com a minha morada actual por isso não muda nada é o noivo tem que pedir documentos cujo carácter é internacional dessa forma respeita o pedido de tradições e certas autorizações nos registos da zona onde nasceu, daí parte com a "inscrição" para o registo português e assim quando formos dar a abertura do civil a Portugal tudo fica recolhido de pais para pais. Isto no caso civil, no caso de casamento religioso penso ser diferente e pe não que o melhor é contactarei o registo Civil português da zona onde vais casar e o consulado da Noruega em Portugal..pelo menos foi assim com o noivo( ele é francês e teve que pedir documentos na zona onde foi registado o nascimento dele e lá lhe disseram que para obter determinados documentos teria que se dirigir ao consulado frances em Portugal)

Responda a este debate

×

Artigos relacionados