Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cátia
Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia

Dilema - quem convidar para madrinha (sos)

Cátia, a 2 de Outubro de 2019 às 15:09 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 44

Olá noivinhas!


Preciso da ajuda das meninas mais sensatas da comunidade! Smiley heart


Estou com um grande dilema que é - quem escolher para madrinha do meu casamento!!

Estava a pensar escolher uma das minhas melhores amigas que é uma pessoa com quem estou todos os dias e tem acompanhado a 100% todo este processo. É uma pessoa que se pre-disponibilizou logo para organizar a minha despedida de solteira, ofereceu-se para nos fazer os convites, ajudou-nos a preparar o "save the date" e que já me apercebi vai também organizar alguma surpresa para nós no grande dia... Isto para dizer que além de estar sempre presente e me ajudar muito em todo o processo, está também disponível para utilizar o seu tempo em prol de fazer com que a festa corra o melhor possível. Foi a única pessoa a ter esta atitude até agora. E por isso acho que merece um "destaque" em relação a todas as minhas amigas. E esse destaque só lhe poderia dar agora.


O meu dilema é se alguém vai ficar chateada com a minha decisão de convidar esta minha amiga, nomeadamente:

- a minha prima, que é como se fosse minha irmã - não tenho nenhuma - que foi comigo experimentar vestidos de noiva e que é minha confidente em tudo na vida e acompanhou sempre a N/ relação desde o início...

- a minha melhor amiga, que eu sei que está sempre presente para tudo o que precisar mas que pelas circunstâncias da vida, tem estado mais ocupada e mais afastada e por isso praticamente nem falo com ela sobre o meu casamento a não ser quando ela me pergunta se está a correr tudo bem com os preparativos, numa conversa bastante rápida como todas as que temos tido...


Enfim! Tenho muito receio principalmente pela parte da minha prima, porque acho que ela pode estar à espera de ser a convidada... Mas com ela tenho realmente uma relação indestrutível. Eu vou ser madrinha da filha dela, que vai nascer no final deste mês e ela será sem dúvida madrinha do meu filho/a quando for altura de ter. Ou seja é realmente algo que tenho a certeza ser para a vida toda... Como uma irmã!


Resumindo a minha questão é: devo convidar a minha "irmã" por tudo o que ela é e sempre será na minha vida ou a minha amiga mais esforçada e dedicada a este momento da minha vida, como sinal de reconhecimento/agradecimento?


Obrigada a todas e desculpem o pequeno testamento...


Beijinhos! Smiley kiss

44 respostas

Última atividade por Cátia, a 4 de Outubro de 2019 às 10:26
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois Aline. Estamos de facto "no mesmo barco". Um beijinho e mais uma vez obrigada pelo teu comentário!

    • Responder
  • Aline
    Noiva Constante Outubro 2022 Porto (Concelho)
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia. Em princípio a minha melhor amiga. Se criar muitos atritos... madrinha e dama😉 Penso que assim os ânimos ficarão mais leves.
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Aline! Obrigada pelo teu comentário! Pois... A tua situação é mesmo muito parecida com a minha... E se não é indiscrição, quem vais convidar para madrinha do teu casamento...?

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exacto, é mesmo isso! Eu tenho outras pessoas na família e amigos que tiveram bebés e nos primeiros tempos é mesmo muito complicado...

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois... Acho que fizeste mto bem... Nós também nunca conseguiremos agradar a TODA a gente. Essa é que é a verdade...

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também tenho sempre medo de magoar as pessoas, mas as pessoas têm que entender. Por exemplo, a minha madrinha de batismo (que amo), quando soube que a minha madrinha de casamento seria a minha prima, ligou para a minha irmã a mandar umas boquitas. A minha irmã disse para falar com ela e eu disse que não. Primeiro, ela a mim n disse nada, segundo eu acho que não tenho que dar satisfações das minhas escolhas. Nem tenho que pedir autorização nem desculpa
    • Responder
  • Aline
    Noiva Constante Outubro 2022 Porto (Concelho)
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Percebo muito bem o teu dilema... Mas há que seguir o coração. Estou também indecisa entre a minha irmã e uma amiga... A minha irmã já é madrinha da minha filha. A minha amiga está sempre a perguntar se vem segundo para ser ela a madrinhaXD Mas quando chegar a hora de tomar a decisão... Vou seguir o coraçãoSmiley winking

    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Outubro 2019 Penela
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredita, por muito que se queira é muito difícil ajudar depois de sermos mães. É todo um mundo novo e que deixa as mães cansadas.
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, sim! Elas já me têm ajudado. Principalmente a minha amiga! Smiley shame Porque a minha prima está a passar uma fase muito importante da vida dela. Vai ter agora um bebé e claro que depois não terá grande disponibilidade pois valores mais altos se impõem. Mas sei que em pensamento está sempre comigo e a torcer para que tudo dê certo!!

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sandrina!

    Muitíssimo obrigada pelo teu comentário. Acho que conseguiste "ler" o que sinto realmente. Eu acho que vou fazer como outras queridas noivinhas me sugeriram e convidar uma para madrinha e outra para dama de honor. Smiley heart Assim cada uma terá o seu lugar de destaque, tal como já têm na minha vida!!

    Beijinhos **

    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Outubro 2019 Penela
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E se solicitar ajuda para a organização do casamento elas vão sentir-se super incluídas e felizes.
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pela tua opinião, Maria!

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Hlei. Sim, também acho que tens razão. Mas infelizmente eu sou uma pessoa que me deixo facilmente influenciar por aquilo que os outros pensam e se vão ficar magoados etc... Beijinhos

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim Teresa, têm razão! Smiley shame

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Vanessa! Pois, já me deram essa dica aqui! E parece-me que é mesmo isso que vou fazer. Smiley love Obrigada!

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Catarina! Obrigada Smiley love

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley kiss Olá Mariana, obrigada por me deixares a tua opinião!!

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelo teu comentário, Cláudia! Smiley kiss

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cataria!

    Olha, muito obrigada pela tua ajuda mesmo. Criaste um desbloqueio grande na minha cabeça. Eu estava convencida que para haver damas de honor tinham de ser várias. E que assim sendo não havia madrinha porque as damas de honor eram todas madrinhas e os cavalheiros era todos padrinhos. Depois do teu comentário fui ler e realmente percebi que não tem de ser assim e que em PT por exemplo, a tradição até sempre foi ter apenas 1 dama de honor, até há uns anos para cá... E depois até me apareceu o exemplo da Kate Middleton que no seu casamento tinha a irmã como única dana de honor. E penso que até entrou atrás dela na igreja...

    Acho mesmo que a minha decisão vai passar por aí: convidar 1 para madrinha e outra para dama de honor e assim têm as 2 papéis de destaque diferentes!

    Beijinhos!!

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Virgínia, obrigada pela tua opinião! Smiley catface Os V/ comentários estão a ser preciosos!

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelas tuas dicas, Catarina!! Smiley kiss

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Susana! Obrigada pelo teu comentário. É uma possibilidade, tenho de pensar nisso. Se bem que eu gostava de ter 1 madrinha e 1 padrinho... Porque o meu casamento vai ser mesmo muito tradicional e seria também para cumprir a tradição! Beijinhos!!

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Cátia. No teu debate já te deste a resposta sem te aperceberes.... é complicado dar opiniões sobre estas coisas de forma totalmente imparcial e do lado de fora no sentido em que são sensações muito próprias de cada um. Madrinha é na minha opiniao, aquela pessoa que mais do que prestar ajuda fisica...está lá para nós quando precisamos para o bem ou para o mal( é a personificação de uma amiga ou sangue do nosso sangue). No fundo tu mesma deves pensar naquela pessoa que mais sentido fará teres em lugar de destaque no teu dia..e olhar para as fotos mais tarde e dizer: ela continua perto de mim, apoia-me, conhece -me muito bem( o mau e o bom)e vê-la nestas fotos passados( imaginar) 10 anos de casada é uma alegria e faz-me sorrir e estar contente da minha escolha de madrinha....lê o teu debate...já sabes quem é( eu escolheria quem sempre esteve ao meu lado e estará independentemente de anos passarem e certas circunstâncias acontecerem...eu escolheria a minha "irmã").....a escolha é só tua e com diálogo ninguém fica zangado ou triste...todos temos motivos e sentimentos e aquando da tua escolha penso que deves esclarecer isso, se dessa forma te permitir ficar de "consciência limpa"😊😉
    • Responder
  • Maria
    Noiva Experiente Outubro 2019 Santo Tirso
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu escolhoria a tua prima para madrinha porque está lá sempre e a tua amiga para dama
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida isso é algo mt pessoal. Não acho que devas escolher alguém só porque apoia a festa em si. Tens que ver tudo o que essa pessoa é na tua vida. Por outro lado acho que ninguém tem que ficar chateado nem devemos satisfações a ngm
    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Outubro 2019 Penela
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo. São dois papéis de destaque.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Podes escolher uma como madrinha e outra como dama de honor por exemplo, são ambas importantes 😊
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Como já muitas disseram podes escolher ter as duas como madrinhas. Bjs
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cátia, pode sempre optar por ter duas madrinhas Smiley smile

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Constante Junho 2021 Marinha Grande
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Escolhe as duas querida. É o mais sensato 😍😍
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O número de damas és tu que escolhes.
    Eu como fujo um pouco ao tradicional, as minhas damas não vão entrar a minha frente na igreja, mas como são as minhas amigas de infância e são elas que me andam a ajudar em muitas coisas, quis que elas tivessem um destaque diferente e por isso convidei-as para minhas damas.

    Vou no dia tirar umas fotos especiais com elas, elas vão ver-me a casa no dia, vão organizar a minha despedida de solteira....
    No fim dou-lhe um miminho especial a elas em forma de agradecimento por terem estado ao meu lado em todo o processo e no grande dia.
    Quando as convidei ofereci brincos iguais a todas para levarem no dia do casamento.(Em princípio iguais aos meus)
    Beijinhos
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cátia, podes sempre ter mais que uma madrinha. Eu tive o mesmo dilema, entre as minhas 3 melhores amigas não sabia qual escolhia. Acabei por ter três madrinhas ao invés de uma e duas damas de honor. Ficaram todas felizes e eu também.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração