Meraki Studio

Depois do vestido de noiva e do bouquet, são os sapatos que te vão deixar completamente perdida. Afinal, no meio de tantas marcas, cores e modelos, como é que podes acertar no par ideal para o grande evento? Existem muitos fatores que deves considerar, tais como o corte do vestido, o teu estilo pessoal e a tua comodidade. Se até já escolheste o penteado de noiva que usarás no dia C mas não te consegues comprometer com uns sapatos, toma nota dos conselhos que te revelamos nas próximas linhas. Seja para conjugar com uma peça clássica ou um vestido de noiva preto, existem certos temas que não podes descurar!

Lisbon Wedding Photographers

1. Não experimentar os sapatos

Chegou o momento de escolher os sapatos que irão dar o toque final ao teu outfit de noiva! Ainda que o entusiasmo seja muito, não te esqueças de experimentar o par e de andar um pouco com eles pela loja. Os nossos pés não são completamente iguais e tens de ter a certeza que te assentam bem e não te causem qualquer incómodo. Afinal, no dia do enlace, vais estar imenso tempo em pé e queres que essas horas sejam recordadas pelas melhores razões do mundo. Finalmente, caso te apaixones por um modelo de uma loja online, tenta encontrar uma loja física que o venda e onde o possas experimentar. Caso não seja possível, estuda ao pormenor a politica de devolução do site em questão. 

2. Não escolher adequadamente o salto

Esta questão está diretamente relacionada com os teus hábitos diários. Se não costumas usar saltos altos, então talvez seja mais prudente optares por uns saltos médios ou rasos. A boa notícia é que, ao contrário do que acontecia antigamente, hoje em dia podes encontrar modelos absolutamente apaixonantes que te darão a elegância pretendida, sem comprometer o teu bem-estar. Não é obrigatório ficares da altura do noivo, o que é obrigatório é estares confortável e segura! 

Carlos Antunes

3. Não comprar os sapatos no momento certo

Assim como a escolha do topo de bolo de casamento deve ser feita uma vez que já tenhas o bolo definido, também a compra dos sapatos deve obedecer a uma cronologia. Por muito que te apaixones por uns Stilletos em saldos ou por umas Mary Janes coloridas, lembra-te que nunca deves comprar os sapatos sem ter primeiro o vestido. Do mesmo modo, também é importante que adquiras os sapatos um ou dois meses antes do grande evento, de forma a que se possam fazer alterações no comprimento do vestido, caso haja necessidade. Além disso se os comprares com a devida antecedência poderás, caso queiras, personalizá-los com frases na sola ou com técnicas DIY. 

4. Não considerar o estilo do vestido

Para conseguir um visual esbelto e harmonioso, é importante que todos os elementos estejam dentro do mesmo estilo, do penteado aos sapatos. Se optaste por um vestido de noiva simples e tradicional, então é recomendável que escolhas um modelo clássico, em tons de champagne, brancos ou nude. Por outro lado, se escolheste um vestido de noiva curto, com uma vibe vintage, é mais que recomendável conjugá-lo com umas Mary Janes ou com uns Peep Toes coloridos. Cada estilo de noiva pede um calçado específico, pelo que te recomendamos a "beber" inspiração nos catálogos de moda nupcial antes de adquirir este acessório. 

Carlos Antunes

5. Não adquirir um par de sapatos suplente 

Sobretudo se escolheste uns sapatos consideravelmente altos ou com salto agulha, é importantíssimo que leves um segundo par para a festa. Sabemos que queres estar bela e resplandecente na chegada à cerimónia e na sessão fotográfica que se segue à troca das alianças de casamento, mas, quando chegar o momento de dançar, pular e brincar com os convidados, a última coisa que vais querer é ter de aguentar uma horrível dor de pés em prol da beleza. Leva umas sapatilhas de noiva, umas sabrinas ou umas botas rasas e diverte-te pela noite dentro sem impedimentos! 

6. Não incluir os sapatos no budget 

Tal como o vestido, o toucado ou o bouquet, os sapatos também devem ser incluídos no budget do grande dia. Dado que podem simbolizar uma grande fatia do vosso orçamento, é sempre recomendável ter este gasto estimado - e controlado! - de forma a que este não afete outros elementos do casamento. Afinal, a última coisa que querem é verem-se obrigados a prescindir da decoração ou animação dos vossos sonhos em prol de uns meros sapatos...

Instante Fotografia

Caminha, desfila e dança até à exaustão! É o teu dia e deves tirar o maior proveito possível de todos os momentos, seja o corte do bolo de casamento ou a primeira dança, onde exibirás todo o esplendor do teu segundo vestido de cerimónia. O importante é que te divirtas e partilhes com a tua família e amigos o dia mais importante da tua vida. Se isso tudo acontecer sem desconforto ou dores nos pés, tanto melhor!