Primeiro, foi a cerimónia, os noivos trocaram o anel de noivado pelas alianças, todos admiraram pela primeira vez o vestido e o penteado de noiva e viram o casal subir ao altar junto de toda a família e amigos. Mas, quando chegamos ao copo de água, a palavra chave é surpreender! Este dia nunca seria o mesmo sem a companhia de todos os vossos amigos e família. São eles que vos ajudam nos momentos mais difíceis, que ouvem e partilham todas as vossas aventuras e, sem dúvida, as pessoas que querem guardar bem próximas no futuro. Que tal surpreendê-las com um miminho que não contavam ao receber os convites de casamento? Vem conhecer as melhores sugestões!

1. Mensagens em cada prato

Quem não adora os típicos bolinhos de arroz, que escondem uma mensagem inspiradora no seu interior? É esse mesmo o princípio que pretendemos replicar! Pode não ser fácil redigir uma mensagem elaborada e personalizada a cada convidado, mas podem sem dúvida fazê-lo para os vossos amigos e família mais próxima! Escolham frases que vos inspirem, algumas palavras de apreço ou algum provérbio que se adeque à pessoa e ocasião e, coloquem-no debaixo ou por detrás de cada ementa. Vão adorar descobrir uma pequena dedicatória logo no primeiro prato!

2. Uma pequena lembrança

É claro que, no final da festa, todos anseiam pelas suas prendas de casamento originais, mas nada como presentear os vossos convidados com um miminho logo no início do copo de água! Esta sugestão é especialmente útil para casamentos com um número reduzido de convidados, pois o leque de sugestões é alargado e podem inovar neste pequeno presente! Uns óculos de sol se casam no pico do verão, pequenos acessórios para o photoboot, uma gravata extra para eles e pulseiras para elas… pensem em algo prático e útil e arrisquem!

Miguel Cunha Fotografia
Miguel Cunha Fotografia

3. Chocolatinho/bolacha de boas vindas

Para os verdadeiros amantes dos sabores doces, nada como uns pequenos bombons ou bolachinhas para adoçar o apetite! Podem juntar uma mensagem simática em cada um, ou simplesmente deixá-los em cima do guardanapo. O importante é que sejam miniaturas, para que ninguém perca a vontade de comer a refeição e o bolo de casamento original!

4. Natureza à mesa

Se se casam num entorno campestre ou a ideia de um enlace eco-friendly não vos sai da cabeça, ofereçam aos vossos convidados pequenos potes com plantas durante a receção! Suculentas, pequenos cactos ou amores perfeitos são ideais para enfeitar os centros de mesa ou para colocar à frente de cada prato. No final, podem levar tudo para casa em jeito de presente de casamento. Afinal, não há nada como ver o amor crescer e florescer, não acham?

5. As melhores recordações

Se procuram lembrancinhas de casamento baratas, mas cheias de significado, a melhor opção é uma fotografia polaroid com os convidado! Um momento engraçado, uma saída de amigos ou uma foto de família... façam a vossa recolha com antecedência e, se necessário, criem situações com essas pessoas em que possam tirar fotografias, para que tenham depois toda a matéria prima reunida. No verso, podem escrever o nome dos noivos, a data do evento ou algumas palavras de agradecimento. De certeza que todos vão adorar!

Quinta de Alvre
Quinta de Alvre

As surpresas e situações inesperadas são o que vai tornar o vosso casamento mágico! Afinal, talvez não contassem com a surpresa dos padrinhos, aquele bolo de casamento tão especial ou o karaoke no final da noite, mas estas pequenas lembranças são o que ficará na memória de todos e, sem dúvida, o que vai tornar este dia inesquecível! À parte das lembrancinhas de casamento, que entregam no final da festa, estes pequenos presentes devem ser coisas simples, úteis e que todos consigam associar ao vosso dia! Qual a vossa sugestão favorita?