Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Jazz no teu casamento: as 10 músicas de Bernardo Sasseti que não podem faltar

Mais suave ou mais lento, o jazz é um estilo que é sempre muito apreciado num casamento. Já pensaram em incluir a música de Bernardo Sassetti no vosso dia de casamento? Inspirem-se!

Cascaisphoto Produções

Um som inconfundível do piano, acompanhado pela guitarra ou em certos casos por uma voz icónica, o inconfundível som do saxofone e uma bateria para marcar o ritmo e a voz. Existem várias possibilidades musicais quando falamos de um dos estilos musicais mais adorados de sempre: o jazz! Irresistível, esse género pode ter muitas facetas, e é justamente por essa versatilidade que tornará a playlist do vosso casamento ainda mais atrativa. 

Se estão a pensar nas músicas da festa, ou ainda estão em dúvida se querem um grupo ao vivo ou um DJ para a ambientação do jantar ou do almoço, que tal começarem a preparar uma playlist à altura? Para os amantes de jazz, há um nome sonante que não poderá faltar! Bernardo Sassetti foi e sempre será um dos grandes do jazz nacional e, por isso, deve fazer parte das vossas escolhas. Inspirem-se com esta playlist e incluam a sua música em vários momentos do vosso dia.

Onde tudo começou 

Antes de mais, importa recuar no tempo e perceber de onde veio o jazz. E a verdade é que, se New Orleans não existisse, o jazz certamente também não! O estilo musical surgiu nos Estados Unidos, entre a comunidade afro, que viu este género crescer e internacionalizar-se. Começou, num primeiro momento na igreja, com os chamados spirituals, músicas religiosas que eram entoadas durante os cultos, com corais e coreografias. Este estilo mais gospel, foi alterado com o passar do tempo e hoje em dia, o jazz assume várias vertentes, tendo sido misturado com o blues, ragtime ou influências musicais ocidentais. Mais do que um estilo, marca uma mistura de culturas e tradições, cuja base incide sempre na cultura afro-americana.

Porque incluir jazz no vosso dia? 

Por ser um género musical muito abrangente, é sempre uma boa opção incluir este estilo no vosso dia de casamento. Seja na cerimónia, caso casem pelo civil, seja na receção, durante o copo-de-água ou mesmo no momento da festa. O jazz é um estilo abrangente, que inclui muitos ritmos e sub-estilos dentro do próprio estilo e, por isso mesmo, é versátil a todos os momentos da festa ou tipos de casamento. Por não ter voz, também é ideal para que os convidados possam quebrar o gelo com uma música de fundo, sem perturbar qualquer conversa. 

Júlia Fernandes - Fotografia e Audiovisuais

Inspiração de jazz nacional: o poder da música de Bernardo Sassetti 

Bernardo Sassetti foi um dos nomes mais sonantes do panorama do jazz nacional e a sua obra discográfica será para sempre uma referência para os amantes deste estilo. Nesta linha, o seu estilo - muitas vezes fundido com as vozes de reconhecidos cantores do panorama musical português - adapta-te a qualquer momento do vosso dia. Sobretudo no momento da receção e copo-de-água, mas também na cerimónia ou mesmo no momento do corte do bolo de casamento, é todo um acerto incluírem esta melodia no vosso dia.

Marco Teixeira Photography

Playlist para usar ao longo do dia 

Há momentos que são ainda mais especiais se tiverem uma música especial de fundo. Por essa mesma razão, escolhemos 10 músicas de Bernardo Sassetti que podem encaixar na perfeição em diferentes momentos do vosso dia. Desde o momento dos preparativos ou mesmo como a música que encerre a pista de dança. Inspirem-se com esta playlist:

  • Declaración de amor 
  • Time for Love
  • My Funny Valentine 
  • Gracias a la Vida 
  • Quando Volta O Encanto 
  • Promessas 
  • O Princípio 
  • Never Let Me Go 
  • Olhar
  • Cantigas de Maio 

Arpa Photography

Inspirados com esta escolha? O jazz é um estilo versátil e cheio de musicalidade, e o contributo de Bernardo Sassetti foi fundamental para tornar este estilo visível no panorama musical nacional. Incluam a sua melodia única no vosso dia e tornem-no ainda mais mágico e cheio de romantismo, tal como se pretende. Ao som desta playlist, tudo ficará ainda mais perfeito.