ByMatilda
ByMatilda

É um facto inegável: no que diz respeito à distribuição do orçamento de um casamento, há elementos onde é necessário investir mais. Por exemplo, o vestido de noiva, a contratação do espaço, o fotógrafo e o catering fazem parte dos gastos maiores, logo seguidos do penteado de noiva e do bolo de casamento. Deste modo, para muitos casais, poupar na decoração é uma das melhores formas de conseguir equilibrar as contas. Se estão nesta posição, neste artigo vamos revelar-vos 6 truques para conseguir um ambiente requintado e bastante low cost... fiquem atentos!

Meraki Studio
Meraki Studio

1. First step: definam prioridades e sejam criativos!

Ainda que o objetivo seja conseguir um dia perfeito, tenham consciência que algumas coisas poderão não sair como imaginaram. Definam prioridades e percebam no que podem poupar, sobretudo no que diz respeito à decoração.Lembrem-se que, com todas as ideias que existem para uma decoração original e DIY, atualmente é bastante fácil conseguir criar ambientes fabulosos sem gastar muito. Pensem que a simplicidade é a chave da magia, e que não precisam de se esforçar demasiado para enfeitiçar os convidados! Pompons de papel para decorar a zona do baile, garrafas Hendrix os centros de mesa, pormenores de origami para uma decoração suspensa e flores silvestres para os arranjos florais... Com imaginação tudo é possível! 

Aura Studio
Aura Studio

2. A era do minimal e do total white

O estilo minimal está por todo o lado e é uma das tendências do momento em decoração nupcial. Convites de casamento simples, vestidos leves, decorações despojadas de grandes detalhes... Assim é o estilo do momento, que tem como ponto de partida a filosofia de "menos é mais"! Ambientes total white, ou com pequenos apontamentos em dourado e/ou verde, compõem decorações acolhedoras e cheias de charme. Assim, e para quem tem um orçamento mais limitado, a tendência não podia ser mais favorável ao triunfo. Optem por ambientes simples e requintados, apenas com um ou dois elementos chave, como uns talheres dourados e centros de mesa simples, com castiçais altos ou arranjos de paniculata. 

3. O charme de uma decoração com velas

Outro elemento que nunca passa de moda e cria um ambiente intimista e acolhedor são as velas. São ideais para qualquer cenário, independentemente do estilo da celebração ou época do ano em que se celebra. São bastante económicas e existem numa grande variedade de estilos, cores, tamanhos e formas, o que faz com que possam ser enquadradas em qualquer tipo de ambiente. Podem usá-las em candelabros, suportes para velas, a flutuar na água, ou inclusive a iluminar um corredor de verdura de umas mesas retangulares. As velas também resultam bem como uma ideia para umas lembranças de casamento baratas.

Lounge Fotografia
Lounge Fotografia

4. Detalhes personalizados e autênticos

É preferível apostar em algo que realmente fará a diferença, do que em tudo ao mesmo tempo. Um casamento elegante é aquele que tem algo que o diferencia de todos os outros, seja ele um bolo de casamento simples num Candy Bar de sonho, uma zona de baile ao ar livre em estilo arraial ou uma carrinha foodtruck no jardim da quinta. Pode parecer um gasto enorme, mas apenas gastarão num só detalhe que marcará a identidade do vosso enlace. Os centros de mesa, o photobooth ou inclusive o seating plan são coisas que vocês podem fazer com as próprias mãos.

Timeless Studio - Fotografia e Vídeo
Timeless Studio - Fotografia e Vídeo

5. Alternativas aos convites físicos e lembranças

Quem disse que os convites têm que ser físicos e entregues em mão? Hoje em dia, as melhores ideias para convites de casamento estão pensadas para o digital e para serem enviados por e-mail aos convidados. Por isso, uma forma de poupar, consiste em enviar convites físicos apenas aos padrinhos e familiares e, para os restantes, apostar na modalidade virtual ou até por partilhar o site de casamento. 

O mesmo se aplica às lembranças de casamento. Hoje em dia, as lembranças solidárias são a aposta de cada vez mais casais. Podem explicar que o dinheiro das lembranças reverterá para alguma associação, por exemplo, ou podem simplesmente optar por não incluir este detalhe no vosso dia. Em vez de uma prenda tradicional, podem optar por colocar uma máquina polaroid num recanto especial e incentivar os convidados a tirarem uma foto convosco, em jeito de lembrancinha.

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

6. Apostar no que realmente importa

Definam prioridades e foquem-se no que realmente querem. Se para vocês é mais importante ter um catering de qualidade, apostem nisso em vez de uma decoração cheia de detalhes personalizados que só acrescem no valor final. Optem por um DJ em vez de uma banda, mas façam-no com critério para que a animação seja garantida. E se querem mesmo casar ao ar livre e todos os espaços saem fora do vosso orçamento, pensem noutras alternativas, como um casamento mais pequeno, no jardim de algum familiar, por exemplo. Se é mais importante terem um bom fotógrafo do que fogo de artificio e um bolo de casamento original, optem pelo fotógrafo, e assim sucessivamente. Se tiverem as ideias claras, será mais fácil poupar e ter um casamento elegante como desejam.

The Gentleman's - Photo & Film
The Gentleman's - Photo & Film

Reveem-se em alguma destas situações? Durante os preparativos, é importante estarem atentos a todos os detalhes onde é possível poupar. No bolo de casamento, em detalhes decorativos, ou nas lembrancinhas de casamento, sim é possível poupar e ter um casamento cheio de requinte. Definam as vossas prioridades e sejam fiéis às vossas escolhas. O vosso dia será inesquecível!